Estamos aqui 24h

é só clicar

Ouvindo vozes: entenda melhor essas alucinações e saiba como tratar
Publicado em: 27 de julho de 2021

Atualizado em: 27 de outubro de 2023

Ouvindo vozes: entenda melhor essas alucinações e saiba como tratar

O temido fenômeno de ouvir vozes nada mais é que alucinações auditivas. Essas alucinações podem vir em formas de barulhos e ruídos assim como vozes, sendo essas vozes familiares ou não.

Geralmente, alguma condição externa ou transtorno psíquico pode fazer com que esse fenômeno se manifeste. 

Esse tipo de alucinação frequentemente pode estar associado a um quadro de saúde mental, porém também há casos de pessoas que já ouviram vozes e não necessariamente possuem um transtorno.

Ainda, para quem vivencia o fenômeno tudo parece muito real. Por isso, se o relato for persistente pode acabar por atrapalhar a vida dessa pessoa.

É normal ficar ouvindo vozes?

Pode-se dizer que em algumas situações escutar vozes é considerado comum (apesar de não ser normal), como em situações de luto e de perda ou de grande estresse. Algumas crianças de até 12 anos afirmam ouvir vozes ou ouviram durante parte da infância, o que costuma cessar quando ficam mais velhas.

É até difícil alguém relatar que nunca teve uma experiência de ouvir alguém lhe chamando e quando foi checar não havia nada lá. No entanto, esse fenômeno, se acontecer esporadicamente ou frequentemente, pode ser proveniente de alguma doença ou patologia.

A INTERVOICE (movimento internacional de ouvidores de vozes) exibiu um estudo em 2017 que indicava que de 2% a 4% da população mundial ouve vozes.

O conteúdo dessas vozes pode se apresentar de forma crítica, reforçando a sua ideia sobre algo e de forma mais neutra. Algo que é muito comum nessas alucinações auditivas é a ideia de ordem e comando, assim como a ideia de perseguição para com a pessoa.

Normalmente, a causa é por transtornos psicológicos, mas algumas doenças biológicas e físicas também podem dar origem a esse acontecimento.

É importante diferenciar também da chamada “voz de pensamento” ou quando você lembra de uma música ou um diálogo de um filme ou série e reproduz isso em sua cabeça. Quando isso ocorre, você não está ouvindo vozes, apenas lembrando de algo.

ouvir vozes e alucinações

Qual doença psicológica pode causar alucinações?

A doença mais associada a alucinações auditivas é a esquizofrenia e transtornos associados a esse quadro, por manifestarem diversos tipos de alucinações sendo a auditiva a mais comum. 

No entanto, o problema também pode ser associado a diversos outros transtornos como os psicóticos e maníaco-depressivos.

Situações de estresse extremo e de trauma contribuem integralmente para que isso aconteça, como por exemplo abandono parental, perda de um dos pais ou parente muito próximo de forma traumática, abuso sexual, abuso físico e psicológico constante.

Além das vozes, quais são os outros sintomas da esquizofrenia?

Além das alucinações auditivas, os outros sentidos também podem apresentar alucinações sem estímulo, como alucinações visuais, táteis e olfativas, os delírios (ideias/crenças que se manifestam por serem exageradas e tidas como reais pela pessoa, porém sem evidências nenhuma disso) também são muito comuns.

Outros sintomas são alterações e perturbações do pensamento, podendo causar desagregação do pensamento, que é o pensamento se dividindo em partes ou incoerência e prolixidade, falando de jeito confuso e difícil de entender.

Comportamento diferente e/ou excêntrico, falta de cuidados pessoais, embotamento afetivo (Dificuldade em expressar e de sentir emoções e sentimentos), dificuldade de sentir prazer, isolamento social e apatia.

Os delírios de pessoas esquizofrênicas frequentemente manifestam a ideia de perseguição e paranóia, assim como delírios de grandeza.

O que causa a esquizofrenia?

Ainda não há uma conclusão definitiva sobre o que pode causar a esquizofrenia, mas estudos apontam os fatores mais prováveis, como os fatores genéticos, ambientais e problemas neurológicos.

Se a pessoa tiver parentes de primeiro grau que possuem esquizofrenia, há maior chance de desenvolver o transtorno também.

Além disso, assim como a depressão, certas substâncias químicas no cérebro, se estiverem desreguladas, podem contribuir para essa situação, como por exemplo neurotransmissores como glutamato e dopamina. Esse desajuste pode acontecer de maneira natural ou pelo uso de drogas e entorpecentes.

Como é o diagnóstico da esquizofrenia?

O psiquiatra se baseia nos sinais e sintomas descritos nos manuais como DSM-V e CID-10. A observação clínica e a análise do histórico clínico são muito importantes, nesse caso, pois há exames laboratoriais que possam auxiliar no diagnóstico da esquizofrenia. 

A doença costuma se manifestar no fim da adolescência e início da vida adulta, costuma ocorrer geralmente após os 20 anos de idade.

O diagnóstico se pauta na análise da combinação entre os sinais e sintomas demonstrados e o histórico do paciente. Se for possível coletar informações de familiares, amigos e conhecidos, esses dados podem fornecer informações úteis para o diagnóstico também.

grupos de ajuda grupo recanto

Sinais que alguém está alucinando

Segundo a revista brasileira de neurologia e psiquiatria, diz que as alucinações são distorções sensoriais, que possuem a mesma qualidade de eventos reais, porém ela não sofre estimulação de um órgão sensorial. As alucinações ocorrem quando os sentidos humanos assumem um estado de inatividade, resultando numa confusão completa para o indivíduo afetado.

Uma forma de identificar tais ocorrências passa por observar variações nos sentidos da pessoa, o que pode ser uma indicação de um evento atípico. Essas variações podem ocorrer de várias formas e dentre ela temos a auditiva onde se é escutado algo sem aquilo fazer parte da realidade.

Existe ainda um indicador bastante distintivo que é o comportamento invulgar da pessoa. Se um indivíduo que era usualmente calmo passa a proclamar-se a ser uma figura messiânica, poderá estar a ocorrer uma alteração significativa. Adicionalmente, e com igual significância, a existência de problemas de comunicação deve ser tomada em conta.

Se uma simples conversa casual com uma pessoa parece agora um diálogo desorganizado e sem sentido, é aconselhável que preste redobrada atenção, pois poderá tratar-se de uma manifestação de alucinações.Assim, estes sinais inusitados podem sugerir a ocorrência de alucinações. É importante que mantenha a vigilância e seja consciente que o conhecimento é uma parte essencial para compreensão e intervenção adequada nestas situações.

Quais são os tratamentos para quem está ouvindo vozes?

Quem está ouvindo vozes pode achar que somente ele tem esse problema, mas é importante saber que existem outros indivíduos na mesma situação e buscar conversar com essas pessoas para trocar experiências e entender melhor a situação.

Primeiro é indicado que se vá ao médico para que seja averiguado e feito o diagnóstico. E se for confirmado que realmente é esquizofrenia, há opções de tratamento, inclusive com medicamentos.

A psicoterapia pode também ser usada para auxiliar e controlar os sintomas da doença, ajudando a pessoa a continuar convivendo com a doença em meio a sociedade e fortalecendo a resiliência.

Também é possível que se recorra a reabilitação, através das clínicas de reabilitação, que trabalham a partir do treinamento de habilidades psicossociais, trabalhando a autonomia do paciente, oferecendo suporte médico necessário para quando precisar e trabalhando com um tratamento multifacetado para cobrir as áreas afetadas pela doença.

Qual é o papel da clínica de recuperação no tratamento da esquizofrenia?

A clínica de reabilitação para diminuir e controlar os sintomas do tratamento, mas também tratar o lado social e fazer o trabalho de ressocialização, supervisionando e promovendo a autonomia e independência na medida do possível para o paciente.

Os cuidados prestados são psicológicos, sociais e físicos. Por isso, é comum a presença de uma equipe multiprofissional, ou seja, composta por diversos profissionais de áreas diferentes atuando em conjunto.

As clínicas de reabilitação são indicadas e procuradas em casos mais graves e severos da doença, pois precisam de um acompanhamento maior e diário. 

Funcionam como um hospital de pequeno ou médio porte, fornecendo os cuidados médicos necessários aliado a cuidados sociais e psicológicos também providos num mesmo espaço.

A clínica faz o controle da crise, ameniza os sinais e sintomas, procura entender as causas, estabiliza o paciente e após isso o insere nos modelos de tratamento.

tratamento grupo recanto

Como os familiares podem ajudar no tratamento?

Os familiares têm papel fundamental e podem ajudar desde quando ainda se suspeita que a pessoa esteja ouvindo vozes.

Diferente de décadas atrás, hoje a esquizofrenia é um problema que pode ser controlado e a pessoa conviver tranquilamente enquanto faz suas tarefas do dia a dia.

Então tente não agir com estranheza ou repúdio. Procure se informar e contribua para o processo, incentivando a busca por tratamento, inclusive acompanhando quando for possível.

Demonstrar apoio emocional e não julgar a pessoa nessa condição é o melhor que você pode fazer, então procure conversar com o(a) psiquiatra e com o psicólogo (a) para entender como está a situação e de que maneira você pode seguir ajudando.

Ouvindo vozes: Onde encontrar uma clínica de tratamento?

O Grupo Recanto possui um amplo tratamento para questões de saúde mental, inclusive a esquizofrenia e que está de acordo com as determinações federais.

Possuímos suporte médico 24h, ambulatório com veículos disponíveis para o transporte em caso de emergência, uma equipe muito preparada composta por: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, profissionais em educação física, terapeutas ocupacionais e muito mais.

Nossa clínica especializada no cuidado da saúde mental está localizada em Igarassu, Pernambuco.

Veja também: Conheça os principais sintomas de esquizofrenia e seu tratamento

Conclusão

O ato de escutar vozes em si não significa que a pessoa é portadora de um transtorno, mas como indiquei é um sinal de alerta caso o problema persista.

Dentre as várias possibilidades, a esquizofrenia costuma ser a principal causa, já que é um transtorno mental que tem por características delírios e alucinações, dentre elas a mais comum seria justamente ouvir vozes.

Essa é uma doença ainda muito estigmatizada, isto é, marcada pela sociedade de forma negativa. Muito por conta do mito que o esquizofrênico não tem sanidade, o que não poderia estar mais errado. 

Ouvir vozes não é o problema em si, esse aspecto sozinho não configura nenhuma patologia, porém a associação dele com outros sintomas pode gerar muitos resultados e para isso é importante a consulta médica.

Agradeço por nos acompanhar até aqui e continue lendo nosso blog, até a próxima.

Nós ligamos para você