Estamos aqui 24h

é só clicar

Tratamento do usuário de crack: como funciona e como começar
Publicado em: 26 de abril de 2021

Atualizado em: 29 de janeiro de 2024

Tratamento do usuário de crack: como funciona e como começar

Se você está procurando ajuda para tratamento do usuário de crack, seja ele algum familiar, filho, marido, irmãos ou procurando ajuda para um conhecido, um amigo ou mesmo para si, esse texto é justamente para vocês que querem ajudar alguém, mas ainda não sabem como.

O crack apesar de ter seus efeitos danosos conhecidos, continua sendo umas das drogas mais consumidas no mundo, muito por causa de seu preço ser pequeno e ser de fácil acesso. 

Mas se você veio até aqui é porque conhece de perto o poder destrutivo que a droga possui.

Muitas vezes a busca por ajuda começa quando a própria família ou os amigos notam o comportamento do usuário mudando rapidamente, e sem motivo aparente.

Aqui entram os diversos tipos de tratamentos existentes para dependência química.

Cada tratamento vai abordar uma área diferente da pessoa, uns terão uma abordagem mais psicológica, outros mais biológica e outros social.

O importante mesmo é a associação de diversos tipos de tratamento. Pois a dependência química é uma doença que afeta as diversas áreas da vida, logo um tratamento multiprofissional e interdisciplinar é o ideal.

Continue lendo para saber mais sobre o crack e seu tratamento!

Tratamento do usuário de crack: O que leva uma pessoa a usar crack? 

Como citado anteriormente um dos principais motivos da procura pelo crack é sua facilidade de acesso e seu preço que é bem mais baixo que o das outras drogas. 

Além disso, a pessoa pode ir com a intenção de comprar outra coisa, mas quando chega lá pode acabar comprando o crack por também ser vendido no mesmo lugar e por ser barato.

Outro fator de procura é a sensação de prazer e euforia que é dada pelo crack. 

Apesar da chance de fissura ser desde o primeiro uso, existem pessoas que querem tentar experimentar pela curiosidade.

Há também aqueles que procuram aliviar as dores físicas que sentem, e outros para aliviar os sintomas psicológicos de seus transtornos mentais.

Pessoas que já usam outras drogas podem migrar para o crack em busca de um efeito mais forte, para fugir de seus problemas, sejam eles emocionais, familiares ou profissionais.

Esses são todos motivos gerais que abarcam a maioria dos motivos que a mim são relatos pelas famílias e que observo no meu dia a dia a frente do Grupo Recanto.

Mas existem os motivos particulares de cada um, além disso a influência do ciclo de amigos conta muito, principalmente se a pessoa ainda for jovem.

Lembre-se que o motivo é importante, mas mais importante é o reconhecimento que a pessoa precisa de ajuda.

Descobrir o motivo pode ou não ajudar, mas procurar ajuda especializada vai garantir uma nova vida para a pessoa.

Os primeiros indícios do uso são mudanças súbitas de comportamento associados à perda de apetite e perturbações no ciclo do sono, como insônia, irritabilidade e costumam se isolar mais e passam a perder peso.

Principais sintomas da dependência no crack 

Os sintomas da dependência química não se dissociam tanto dos sintomas iniciais.

Pois, o crack pode viciar desde seu primeiro uso e segundo a OMS com até três usos você já pode estar fisicamente e psicologicamente dependente.

Ao consumir o crack a pessoa pode sentir em até dez segundos sentimentos de euforia, tremores (geralmente pelos membros), excitação e prazer, ritmo cardíaco acelerado e dilatação das pupilas.

A dependência de qualquer droga possui dois aspectos: a tolerância e a abstinência

A tolerância é a medida com que o corpo se acostuma com os efeitos gerados de forma externa, assim necessitando cada vez de uma dosagem maior para satisfazer o corpo. 

E a abstinência se manifesta no período sem consumo, onde o corpo pede pela substância podendo causar sintomas negativos e gerar fissuras. A qual é uma obsessão descontrolada e desejo pela substância.

Com o crack também é assim, porém a tolerância e abstinência estão presentes em escala muito maior.

Pois o cérebro e o corpo sofrem uma dose extrema de neurotransmissores ligados ao prazer e ao bem-estar.

Dessa forma, o corpo vai sentir os sintomas de abstinência logo após o uso, sendo mais um reforçador da causa da dependência no crack acontecer com tamanha facilidade.

A pessoa que já está em situação de dependência dará alguns sinais disso, um dos mais comuns é a falta de cuidado com a higiene, cantos de boca e unhas especificamente ficam com resquícios da droga.

efeitos da droga no organismo do usuário de crack

O indivíduo passa a se isolar ainda mais, largando quaisquer compromissos que tenha, como trabalho, escola, curso etc.

Além de que pode ficar mais agressivo e facilmente irritável, a perda de apetite e falta de sono pode levar a transtornos mentais e alimentares.

Além disso geralmente a perda de peso se torna visível e o emagrecimento acontece de forma rápida, acompanhado de fadiga extrema.

Também pode gerar problemas de concentração, depressão e transtornos ansiosos, os quais são comuns de se manifestarem nessa situação.

Quais são os efeitos do crack no organismo de um usuário? 

Esses efeitos vão causar também falta de apetite e falta de sono, que como vimos pode levar a insônia.

No caso de uma overdose pode gerar tremores ainda mais fortes, convulsões, alucinações, delirium, delírios paranoides e prejudicar o senso de discernimento do cérebro.

Geralmente durante esse estado manifesta-se um comportamento violento, que pode causar também hipertermia (temperatura do corpo muito elevada).

Além disso, durante uma overdose a frequência cardíaca fica descontrolada, já sendo um risco para aqueles com tendências a problemas cardiorrespiratórios.

Como a cocaína presente no crack faz com que os vasos sanguíneos se estreitem e o coração bombeie muito rápido, ela pode levar a dores no peito e arritmia.

Podendo ainda provocar problemas renais, como a insuficiência, acidente vascular cerebral e problemas pulmonares, inclusive a overdose de crack pode ser fatal.

Mesmo sem histórico de nenhuma overdose, os efeitos do crack ao longo prazo são devastadores se usuário tiver desenvolvido uma tolerância elevada à droga, necessitando de dosagens ainda maiores.

Essa ação leva a lesões no sistema respiratório como úlceras no septo, e lesões pelo pulmão podendo levar ao “pulmão de crack” onde a pessoa tosse sangue. 

O uso prolongado também compromete as funções básicas do cérebro, como memória, atenção, aprendizagem.

As altas na frequência cardíaca podem levar a problemas no coração como fibrose e insuficiência cardíaca, além disso com o tempo o uso pode levar a infecções pelo corpo.

Como ajudar um usuário de crack? 

A dependência química é uma doença, não é por falha de caráter que seu filho(a), marido, irmão(a), amigo(a) está fazendo o uso, a primeira parte da solução é aceitar esse problema e saber que ele tem solução. 

A dependência química é uma doença crônica, ou seja, não possui cura, mas não se desespere com o tratamento certo é possível se recuperar e viver uma vida normal novamente.

A família e os amigos podem tomar certas atitudes e decisões que podem ajudar a facilitar com a ajuda a pessoa que se encontra dependente dessa droga.

Primeiramente observar seu comportamento, sem cobranças, que atitude a pessoa vem tomando, ouvir suas queixas, se aproximar sem julgar.

É importante estimular o diálogo, mas sem pressão inicialmente, diga e mostre que está disponível.

Escutar os problemas já alivia parte das dores da pessoa e lhe ajuda a entender melhor o que aquela pessoa está passando.

Após isso o incentive a buscar tratamento especializado como nas clínicas de reabilitação, sessões de psicoterapia, consultas médicas, grupos de autoajuda.

O tratamento da dependência ao crack deve ser feito por profissionais especializados na área assim como seu diagnóstico que deve ser dado por um médico.

Existem várias opções viáveis e logo abaixo irei apresentar uma delas.

grupo de apoio ao usuário de crack

Tratamento do usuário de crack: quais são as opções? 

Irei lhe apresentar as opções mais confiáveis, com respaldo científico e inúmeros relatos de casos solucionados.

Assim como esses métodos de tratamentos representam aqueles que considero mais úteis e eficazes contra o problema da dependência.

Desintoxicação

Essa é normalmente é a primeira fase, onde se é retirado o efeito da droga no corpo da pessoa, através de um processo de redução gradual da administração da droga.

Isso é feito com o acompanhamento de uma equipe de médicos ou uma equipe de multiprofissionais de saúde, e tem o intuito de devolver ao paciente sua consciência de volta.

Para que ele possa pensar sem estar sobre o efeito do crack e depois estar pronto para os próximos tratamentos.

Psicoterapia

A psicoterapia é exercida por psicólogos e tem como o objetivo ajudar o paciente a refletir sobre sua condição e sua doença, bem como o que o levou a chegar até essa situação.

A dependência química é uma doença que afeta seu estado psicológico e que por isso precisa de tratamento adequado nesse campo.

Esse tipo de terapia ajudará também com que o paciente desconstrua a ideia que tem sobre a doença e sobre si, para que comece a enxergar a situação como um todo.

A terapia tem como principal função fazer com que o paciente reflita e enfrente seus atos passados e comece a estruturar uma nova forma de vida.

Medicamentos

O tratamento por medicamentos é feito como um auxílio na redução dos sintomas da abstinência, sendo remédios específicos usados para cada droga.

Topiramato e modafinil são alguns dos usados para esse fim.

Também podem ser usados para tratar de doenças e sintomas não associados à dependência.

De forma que o paciente se foque única e exclusivamente em sua recuperação.

Grupos de autoajuda:

Esses grupos são locais onde são compartilhados as dores e os problemas de quem está no mesmo tipo de situação e todos encontra força e suporte um no outro.

No grupo, aqui através de um programa criado por eles que é o programa dos dozes passos, a pessoa aprende a viver uma nova vida longe da droga e a permanecer no estado limpo.

Clínicas de recuperação

A maioria das clínicas funcionam no modelo de internação, seja ela parcial ou integral, onde o paciente fica a maior parte de seu tempo ou todo ele dentro da clínica sendo tratado por diversos profissionais.

Nas clínicas é muito comum o tratamento multidisciplinar, ou seja, de várias áreas e envolvendo diferentes tratamentos englobados para a recuperação do paciente.

Como psicoterapia, desintoxicação, o uso de outros tipos de terapia, programas de auxílio na recuperação do dependente, como o programa dos dozes passos e tudo aquilo que vir a ser útil para a recuperação desde que respeite a lei e esteja dentro do modelo da clínica.

Por exemplo, aqui na clínica Grupo Recanto temos também aconselhamento em dependência química, laborterapia, terapia ocupacional, exercícios físicos e lazer aliados com uma alimentação balanceada, tudo isso para ajudar o paciente a se recuperar.

Afinal, qual é o melhor tratamento para um usuário de crack?

Eu defendo que o tratamento por internação é o mais aconselhável se feito por uma clínica de recuperação responsável e comprometida. 

Além da internação já colocar uma limitação física entre a pessoa e a droga, o tratamento oferecido é de maneira multidisciplinar. E abrange as áreas afetadas pelo uso do crack.

Na internação será oferecido ao paciente tudo que ele precisa para se recuperar, tempo, ajuda especializada e oportunidade.

Além de tudo isso estará constante sendo auxiliado por profissionais das mais diversas áreas.

Dentre eles: médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, profissionais de educação física e muitos outros que estarão lá para ajudar.

Tratamento do usuário de crack: como prevenir recaídas 

Conseguir ficar limpo é um desafio, mas o desafio ainda maior é manter-se limpo para o resto da vida.

Para evitar recaídas o ideal é evitar tudo aquilo que para você era relacionado com a droga.

Isso pode ser mais fácil se adotar um novo estilo de vida com hábitos mais saudáveis, que irão suprir sua necessidade de se sentir bem.

Um bom conselho é continuar com a psicoterapia mesmo após o término do tratamento. Você precisará confiar em alguém e necessitará de apoio caso venha a pensar em consumir novamente.

Por isso também é importante que você se mantenha nos grupos de autoajuda. Pois o programa dos dozes passos continua e vocês terá em quem confiar seus anseios e medos mais profundos.

Em nossa clínica possuímos o projeto do PPR (projeto de prevenção a recaída) que já vai preparando aqueles que estão perto de voltarem a sociedade para o que podem e vão enfrentar.

Para que todo o esforço dê bons frutos!

amigos e familiares durante um tratamento do usuário de crack

Qual o papel dos familiares e amigos durante o tratamento do usuário de crack? 

Os familiares e amigos devem agir como suporte, sempre incentivando a recuperação, incentivar o diálogo, mas sem pressionar muito, saber respeitar o espaço da pessoa.

É importante manter contato com aqueles que cuidam dos tratamentos dele, para saber como está o andamento.

Se mantendo em comunicação com os médicos e terapeutas é possível saber o que se deve ou não abordar em uma conversa.

A maior ajuda que você podia dar era coloca-lo em tratamento, agora é observar a evolução e se fazer presente quando a pessoa precisar.

Onde encontrar uma clínica de recuperação para usuário de crack? 

Nós do Grupo Recanto possuímos clínicas dispostas entre Pernambuco e Sergipe, sendo 3 delas no total.

Possuindo uma unidade hospitalar para emergências e para auxílio no tratamento daqueles com transtornos mentais, também possuímos uma clínica inteiramente dedicada ao público feminino.

Caso para você a distância lhe atrapalhe de alguma forma faça uma busca rápida em qualquer site de pesquisa.

Colocando por clínica de recuperação e sua cidade ou estado que encontrará aquelas mais perto de você.

Para saber mais sobre o trabalho do Grupo Recanto, clique aqui!

Conclusão 

Procurei trazer à tona o passo a passo de como acontece o tratamento de um dependente químico do crack.

Sendo esse tratamento permeado por desafios para a pessoa e para a equipe que cuidará dele.

O crack como mostrado na parte de efeitos no organismo é devastador.

Mais ainda se considerarmos seu efeito social de isolar a pessoa de seus parentes e amigos.

Muitas vezes levando a pessoa a morar na rua e destruindo lares e famílias ficando desfalcadas e despedaçadas.

Contudo, com as informações que lhe forneci você agora pode se comportar melhor. Se, por um acaso estiver com um familiar ou amigo dependente dessa droga.

Bem como saber como procurar ajuda e que tipo de suporte pode e deve fornecer.

Não é fácil estar nessa posição e desejo realmente que você não chegue a precisar de nossos serviços.

Porém se precisar, espero que saiba que estamos prontos para dar o maior suporte possível para o paciente. E tratar as áreas de sua vida que foram comprometidas ou destruídas pela droga.

Agradeço sua companhia até esse momento e até nossa próxima conversa!

Nós ligamos para você