Conheça os 12 Passos para uma vida sem vícios

Data de publicação: 14/12/2017 Conheça os 12 Passos para uma vida sem vícios

O estudo dos 12 Passos vem se tornando um suporte para as mais variadas Comunidades Terapêuticas e tem como proposta, fazer com que a pessoa seja honesta consigo mesma, almeje se superar e busque a renovação.

Este conceito parte de uma corajosa admissão da impotência pessoal e da necessidade de uma força maior do que a própria, um Poder superior – que também pode ser chamado de “Deus” – passando por uma profunda avaliação pessoal com iniciativa de mudança de comportamento e postura perante a vida assim como de reparação dos erros cometidos, finalizando com um engajamento tal ao programa de recuperação tornando-se necessário e espontâneo multiplicar a semente.

 

Afinal, quais são os 12 passos e seus conceitos?

 

  • 1º Passo – Admissão e Rendição

Neste passo inicial, é preciso que o dependente admita claramente que perdeu o total controle sobre todas as áreas de sua vida: social, física, mental, espiritual, e principalmente o controle sobre o uso de álcool/drogas.

 

  • 2º Passo – Acreditar em um Poder Maior

Acreditar em um Poder Superior da forma que cada um compreende, mostra que esse é um programa aberto a todas as religiões, é um programa ecumênico, onde todas as ideologias, todo tipo de fé é aceita e respeitada, é um programa baseado na espiritualidade, e não em uma religião específica.

 

  • 3º Passo – Entregar Nossas Vontades e Vidas

Nesse estágio dos 12 passos, é abordada a questão da entrega e da capacidade de renunciar. A primeira coisa que se deve ter em mente é que uma vida onde a vontade própria predomina, dificilmente terá êxito. Portanto, é preciso que o dependente químico se entregue por inteiro, sem receios, só assim conseguirá passar para o próximo passo.

 

  • 4º Passo – Descobrindo Falhas e Qualidades

O quarto passo leva o residente a um esforço profundo para descobrir suas falhas: sejam elas de caráter ou comportamental, ou até mesmo os problemas vivenciados ao longo dos anos, que desencadearam dentro dele os impulsos excessivos e desenfreados.

 

  • 5º Passo – Admissão Perante Deus, Si Próprio e o Outro

Segundo o programa dos 12 passos, esse é o passo para desinflar o ego, ou seja, para quebrar o orgulho, retirar todas as máscaras. Ele é difícil, porém necessário para que o dependente químico encontre a sobriedade e a paz de espírito.

 

  • 6º Passo – Permitir que Deus Remova nossos Defeitos de Caráter

O passo seis faz-se extremamente necessário no decorrer dessa trajetória, para que haja um crescimento espiritual, ele é o ponto de partida no qual o dependente químico deixa para trás o esforço para alcançar seus objetivos limitados para se encaminhar em direção à vontade de Deus para sua vida.

 

  • 7º Passo – Com Humildade Pedimos a Ele que nos Renove

O passo sete é pautado pela humildade, pois sem ela nenhum dependente químico poderia manter-se em recuperação. Sem a humildade, para poder reconhecer, aceitar, se entregar, pedir ajuda a um poder superior para remover seus defeitos de caráter, a felicidade se tornaria difícil de alcançar.

 

  • 8º Passo – Lista de Reparações

Preparar uma lista, com todas as pessoas as quais prejudicou, faz com que o dependente químico enxergue a natureza de suas atitudes em relação aos outros.

 

  • 9º Passo – Fazer Reparações Diretas às Pessoas que Prejudicou

No passo anterior o programa sugere ao dependente químico fazer uma lista minuciosa das pessoas as quais ele prejudicou no decorrer de sua dependência química ativa, e esta lista servirá agora para futuras reparações.

 

  • 10º Passo – Devemos nos Inventar a Cada Dia

Este passo fala de que todo dependente químico deve fazer diariamente uma autoanálise da sua personalidade e das emoções, ou seja, essa auto investigação, deverá torna-se um hábito regular na vida do residente.

 

  • 11º Através da Prece e Meditação, Procuramos Melhorar Nosso Contato com o Poder Superior

Os principais meios de contato consciente com Deus são através da oração e da meditação. A relação entre a meditação e a oração. Torna-se uma base indestrutível para toda vida do dependente químico.

 

  • 12º Passo – Transmitir Mensagem dos Princípios Espirituais e Praticá-los em Todas as Áreas da Vida

O prazer de viver sem entorpecer sua mente, nem destruir suas relações sociais, afetivas, através do uso abusivo de substâncias, define o último dos 12 passos. Então levar essa mensagem a outros adictos que estão sofrendo tem que ser o pensamento do dependente químico.

Sobre o autor

Sou filho atencioso, esposo apaixonado, pai dedicado de dois filhos, graduado em marketing e pós graduando em gestão empresarial e em dependência química além de ser um psicanalista em formação e gestor do Grupo Recanto. Mas só por hoje...

Saiba mais