Grupo Recanto

Nossa história

O Grupo Recanto nasceu em 2008 na cidade de Igarassu para atender a uma lacuna existente na região, no segmento de tratamento a pessoas com a doença da dependência química. Era comum naquela época, famílias procurarem tratamento especializado em clinicas das regiões sul e sudeste do país. Isso tornava os tratamentos onerosos e restrito a um pequeno número de pessoas com nível econômico privilegiado. No ano de 2007 um projeto experimental do curso de gestão empresarial da Fundação Getúlio Vagas – FGV, através de estudo e pesquisas, constatou que a região nordeste poderia comportar uma clínica de tratamento de dependentes químicos, com estrutura diferenciada das demais instaladas na região e que tivesse um padrão de qualidade das melhores clinicas existentes no Brasil.

Inicialmente o Grupo Recanto surgiu como uma comunidade terapêutica. A medida que o tempo foi passando, os métodos e resultados do tratamento começaram a atrair um número maior de pessoas interessadas. No ano de 2010 a instituição sentiu que precisava dar passos largos na direção das melhorias, e assim deu início ao processo de adoção de um meticuloso planejamento estratégico, visando a ampliação, modernização e melhoria dos processos de qualidade. Durante esse período o Grupo Recanto contou com a supervisão e fiscalização de vários órgãos regulamentadores, o que permitiu receber o atestado de regularidade juntos a órgãos como: Ministério Público, Conselho regional de Medicina de Pernambuco - CREMEPE, Agencia de Vigilância Sanitária- Anvisa e outros.

Após um período de visitas, vistorias e fiscalizações a clínica recebeu todos os atestados de regularidade dentro do seu segmento de atividade, o que permitiu entre outras coisas, criar uma condição de capacidade para trabalhar com planos de saúde. Isso representou um salto significativo na abrangência do tratamento. De imediato houveram a adesão de várias bandeiras de operadoras de saúde. Foi um salto significativo no número atendimentos, o que culminou na abertura da unidade 02 também no município de Igarassu.

Em 2013 o Grupo Recanto inaugura a Unidade de Desintoxicação e Crise - UDC, um setor de importância vital no tratamento dos internos, que garante ao paciente acompanhamento especializado num dos momentos mais delicados do tratamento, a desintoxicação. No ano de 2014 a direção inovou ao montar um Hospital com estrutura adaptada para atender as demandas dos pacientes voluntários, involuntários e compulsórios. Junto a isso aumentou o efetivo de profissionais de saúde e tornou a unidade hospitalar com assistência medica 24 horas, todos os dias da semana. Tudo isso para oferecer segurança e qualidade no tratamento dos pacientes e conforto para os seus familiares.

O Grupo Recanto passou a receber pacientes de todos os estados no Nordeste. Em 2016 dá início ao seu processo de expansão com a inauguração da unidade 03 na cidade de Aracaju no estado Sergipe. Já em 2017 foi a vez de inaugurar o Recanto Vida, um espaço voltado para o acompanhamento terapêutico assistido dos pacientes que passaram pelo processo de internação. Um dos objetivos desse espaço é criar um elo de segurança entre essas pessoas com a filosofia do tratamento, garantido a elas e a seus familiares um acompanhamento neuropsicológico e também atuar na prevenção de recaídas através de suporte psicológico e clinico.

No ano de 2018 foi o grupo recanto teve uma importante conquista. Trouxe de Portugal um novo modelo de tratamento, usado com eficácia nas clinicas de recuperação da Eupora e EUA, o Modelo Minnessota (MM), considerado por especialistas e estudiosos do assunto como uma abordagem multidisciplinar e revolucionaria no tratamento da doença da adicção. Esse modelo foi adaptado ao tratamento já existe na clínica e reforça um conceito valioso - o aspecto biopsicossocial de cada paciente, ou seja, suas características biológicas, psicológicas, sociais, culturais e espiritual. Dessa forma o paciente é tratado com respeito nas suas individualidades e suas subjetividades.

A modernização, melhoria e evolução das instalações, e do quadro de funcionários, é e sempre será, um processo continuo. Mas a história mais verdadeira está escrita nas vidas de todas aquelas pessoas que ao longo dos anos passaram por uma das unidades do Grupo Recanto. Com a ajuda dos seus profissionais e do seu método de tratamento, essas pessoas conseguiram refazer as suas vidas, recuperar a sua dignidade diante das suas famílias e da sociedade, e partir daí começar redefinir seus valores e suas crenças, através da mudança profunda no seu estilo de viver e de ver a vida.

  • Nosso Lema
  • Objetivo
  • Justificativa

A OPORTUNIDADE PARA MUDAR. Parar de usar drogas é fácil, difícil é manter-se longe delas. Para que isso aconteça o dependente químico precisa mudar o seu estilo de vida e entender seu comportamento, sua personalidade, a natureza da dependência química e ter atitudes fortes e reais de mudança.

O Grupo Recanto é capacitado a receber e tratar de um novo residente, e oferecer ferramentas para o início de uma nova vida de recuperação. No uso abusivo de drogas, nem ele, nem sua família e muito menos a sociedade, em sua grande maioria, acreditam que exista esta possibilidade de modificar suas atitudes e comportamentos e transformar radicalmente sua qualidade de vida para um novo recomeço.

Nós acreditamos que existe vida após a dependência do álcool e de outras drogas e nossa experiência tem demonstrado que, se o dependente adere ao projeto terapêutico proposto e segue as orientações práticas oferecidas, ele recomeça uma vida em recuperação, para assim tornar-se um membro produtivo e participante da sociedade.

Cuidar e tratar da melhor maneira e eficaz a pessoa que você ama. Com nosso método de tratamento Minessota, 12 passos e aconselhamento em dependência química, o paciente passa pelo processo de ressignificação de suas crenças pessoais e reestruturação dos seus valores morais, fazendo com que ao final do tratamento ele tenha todo o entendimento de que não precisa mais daquela droga, ou do álcool.

Realizamos o trabalho de atenção às pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas a partir de uma estrutura física adequada, bem como de metodologia terapêutica devidamente acompanhada por equipe técnico/profissional capacitada.

A presença do médico psiquiatra responsável pela administração de medicamentos, em especial nos casos de síndrome de abstinência, ou na presença de comorbidades, garante a possibilidade segura do trabalho de desintoxicação e manutenção da abstinência de substâncias psicotrópicas e a orientação para o trabalho terapêutico.

As atividades individuais e grupais organizadas e facilitadas pela equipe multidisciplinar garantem o estabelecimento de um ambiente estimulador da mudança através da interação entre pares, com pessoas que também são dependentes químicos em recuperação.

Toda a abordagem terapêutica parte da visão da dependência química como uma doença que afeta todas as áreas da vida do indivíduo. Portanto, são atendidas as necessidades físicas, emocionais e de qualidade de relacionamento interpessoal e com a vida cotidiana.

Educação Física, exercícios escritos de conscientização, palestras, acompanhamento médico e atendimentos individuais são práticas que realizamos visando oferecer o preenchimento das necessidades de cada indivíduo.

A orientação para a ressocialização leva em conta as características familiares e sociais de cada dependente químico que é envolvido e responsabilizado por um planejamento, com orientação da equipe, de seu próprio processo de ressocialização. É dado ênfase ao exame intenso de seus comportamentos, pensamentos e sentimentos confrontados quando da saída para casa, bem como a frequência intensiva aos grupos de mútuo ajuda.

Visão Visão

Nossa VISÃO: Ser reconhecida como referência na estrutura e no tratamento de dependência química e saúde mental no Brasil. Por este motivo trabalhamos para entregar um serviço de qualidade por que ser referência significa ser o melhor, fazer o melhor.

Missão Missão

Nossa MISSÃO: Prover tratamento especializado em dependência química, fundamentado no modelo biopsicossocial, para que o dependente de álcool e drogas identifique os motivadores do uso e construa estratégias a fim de manter a abstinência total e um novo estilo de vida.

Valores Valores

Nossas atitudes e tomadas de decisão tem como fundamento os VALORES da ORGANIZAÇÃO: Honestidade, Ética (Conceito = O que é bom para o individuo é bom para o outro), Imparcialidade (todos são tratados da mesma forma, independente de raça, crença, condição financeira, religião, etc.), Respeito com o paciente, profissionalismo, Confiança e Credibilidade.

Unidade de Desintoxicação e Crise (U.D.C.)

Introdução

Em nossa Clínica de Recuperação para Dependentes Químicos possuímos uma Unidade de Desintoxicação e Crise (U.D.C.) que foi criada a partir da percepção da necessidade de um centro especializado no tratamento dos dependentes químicos em crise ter um primeiro atendimento de uma equipe médica especializada no assunto para que, após o período de crise, este indivíduo possa ser encaminhado para dar continuidade nos centros de tratamento psicossocial do Grupo Recanto.

A equipe é composta por médico psiquiatra e clínico, equipe de enfermagem, psicólogos, conselheiros especializados em dependências e monitores. Tanto os monitores, como a equipe de enfermagem, acompanham os residentes 24 horas/dia. Esta equipe é supervisionada pelo médico psiquiatra – responsável técnico que estará em sobreaviso de 24 horas.

Há plantões médicos 24 horas presencialmente na unidade de desintoxicação e crise todos os dias da semana.

O grupo de recursos humanos e estrutura física do centro de recuperação de dependentes químicos possibilitam o atendimento de até 06 internos em crise na UDC e 60 residentes (Assistência psicossocial) adultos do sexo masculino (em dois estágios de atenção descritos abaixo) dependentes de álcool e/ou de outras drogas e suporte para tratamento de comorbidades pela equipe médica.


Objetivo

Proporcionar um ambiente favorável à desintoxicação alcoólica e de outras drogas, assim como o tratamento de comorbidades psiquiátricas leves ou moderadas, que tenham necessidade de internação, atendendo o nível de atenção médica conforme sua evolução no quadro de abstinência e clínico. Também amparar o indivíduo com abordagem psicológica para facilitar sua evolução cognitivo-comportamental. A equipe multidisciplinar e o grupo de residentes formam uma rede de apoio que estimula e desenvolve valores, comportamentos e atitudes sadias.

Planos de saúde

Tratamento para dependentes químicos usando seu plano de saúde.

Anterior
Próximo
Nós ligamos para você