Estamos aqui 24h

é só clicar

Alcoólicos Anônimos: história, como funciona e objetivos
Publicado em: 27 de abril de 2022

Atualizado em: 26 de maio de 2023

Alcoólicos Anônimos: história, como funciona e objetivos

Os Alcoólicos Anônimos podem ajudar a salvar uma vida ou até uma família inteira!

Vou te ajudar a entender melhor como funciona esse grupo tão importante.

Segundo a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) em todo o mundo, o álcool é responsável por 5,3% de todas as mortes e 5,1% de todas as doenças e lesões, na faixa dos 20 a 39 anos o índice de relação com a morte é ainda maior 13,5%.

Dessa maneira, muitos acabam por condenar suas vidas, a uma servidão ao álcool, o caminho mais fácil para se ver livre de todo esse peso é aceitar a ajuda de outras pessoas, para isso o Alcoólicos Anônimos está aqui.

Alcoólicos Anônimos: o que é?

Os Alcoólicos Anônimos são um grupo de ajuda mútua, uma irmandade composta por homens e mulheres, fundada com o desejo de auxiliar aqueles que passam por dificuldades com relação ao uso do álcool.

Alcoólicos Anônimos o que é

Compartilhando suas experiências, vivências, forças e fraquezas; a fim de superar o problema em comum: O alcoolismo.

Sendo um programa de apoio gratuito e autossuficiente, que tem o intuito de acolher alcoolistas e ensinar a eles um novo estilo de vida longe do álcool que tinha se entranhado em todas as áreas da vida da pessoa.

A vida sem o álcool é necessária para aqueles dos Alcoólicos Anônimos, pois com o álcool, essas pessoas traziam a ruína para suas vidas.

Como funcionam os Alcoólicos Anônimos?

A irmandade dos Alcoólicos Anônimos funciona num sistema de reuniões, onde o propósito é cada um compartilhar um pouco de suas experiências com o álcool, assim como suas experiências de recuperação desse estado.

Assim acolhendo os novos visitantes e também ensinando meios de como lidar com as dificuldades da doença do alcoolismo, embora as histórias sejam diferentes, todos ali tiveram perdas significativas na vida por conta do álcool.

A irmandade se divide em unidades, que são colocadas em locais estratégicos e que servem para ajudar as pessoas dos bairros e comunidades dos arredores, esses grupos não possuem ligação direta com nenhum tipo de religião, seita, partido político, nem qualquer outro tipo de instituição.

As reuniões ocorrem num dia e data marcada, dia e horário esses que já são pré-determinados de acordo com o cronograma de cada unidade, há também os Alcoólicos Anônimos online que realizam reuniões online todos os dias das 20:00 às 22:00.

O único requisito que a irmandade de A.A pede a você é que queira parar de beber e nada mais.

Qual é o objetivo do A.A?

Desde sua criação até agora o objetivo dos Alcoólicos Anônimos continua o mesmo, que é ajudar na recuperação de outros companheiros alcoolistas, pois só alguém que passou por situações semelhantes é que consegue compreender de verdade o que o outros está a passar.

Assim o objetivo do A.A é acolher os novos alcoolistas, mostrar que não estão sozinhos, conscientizá-los que seu problema é uma doença incurável, mas que possui tratamento e um novo estilo de vida longe do álcool pode mantê-lo bem, assim como recuperar partes de si mesmo que foram perdidas.

Alcoólicos Anônimos: Conheça os 12 passos

reunião alcóolicos anônimos

Os tão famosos doze passos dos Alcoólicos Anônimos, passos esses que serviram de guia para os mais diversos grupos de ajuda mútua e inspiraram os doze passos dos mais diversos grupos como N.A (Narcóticos Anônimos), CODA (CoDependentes Anônimos) e MADA (Mulheres que Amam Demais Anônimas).

Os doze passos para a recuperação, é um guia dividido em etapas (passos) com um caminho para deixar os velhos valores e encontrar um novo caminho para a vida.

De maneira rápida e simplificada irei explicar o que cada um dos passos significa e a importância de cada um deles para a recuperação do adicto.

  • Passo 1 (Admitimos que éramos impotentes perante o álcool – que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.) 

Esse primeiro passo é conhecido pelo conceito de aceitação de sua condição, nos grupos de A.A é chamado de “rendição”, pois é o momento em que a pessoa reconhece sua impotência diante do álcool e percebe em como ele afeta a sua vida.

  • Passo 2 (Viemos a acreditar que um Poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade.)

Os alcoolistas encontram-se em um estado de desespero, pois entendem agora a gravidade do problema, mas estão convencidos que seu problema é insolucionável, que não há saída.

A parte chave deste passo é voltar a acreditar que é sim possível a recuperação, seja através da espiritualidade, da fé ou da crença.

Para aqueles que não acreditam em figuras divinas ou simplesmente se recusam a isso, não há problema, o grupo é um poder superior a um único indivíduo, pode se apoiar nisso.

  • Passo 3 (Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados do Poder Superior, na forma em que O concebíamos.)

O terceiro passo é uma materialização do segundo, ou seja, uma organização desse poder superior encontrado anteriormente, concebido da forma que você acredita.

  • Passo 4 (Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.)

Para avançar no tratamento é preciso primeiro se autoconhecer, para isso há um inventário moral sobre a sua própria vida, assim poderá entender as séries de escolhas que o trouxeram até a dependência do álcool.

O ideal é que seja com a maior riqueza de detalhes possíveis, pois ao compreender melhor seu passado é possível definir quais serão os próximos passos a serem dados.

  • Passo 5 (Admitimos perante o Poder Superior, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.)

A partir do inventário moral feito no 4° passo, fica muito mais fácil identificar quais foram as falhas e as más escolhas feitas, mas ainda assim é preciso admiti-las perante o grupo.

Aceitar suas fraquezas é importante para que possa se fortalecer e mudar seus hábitos, ao compartilhar sentirá que um peso saiu de suas costas e ao escutar os outro relatos entenderá que não está sozinho.

  • Passo 6 (Prontificamo-nos inteiramente a deixar que o Poder Superior removesse todos esses defeitos de caráter.)

Ao identificar suas fraquezas é importante assegurar que elas não voltem a acontecer, porém você não pode removê-las sozinho, para isso deve entregá-las ao Poder Superior.

Pois, ao fazer isso o Poder Superior pode ajudá-lo a superar comportamentos e pensamentos negativos, esse é um processo construído diariamente mediante as dificuldades que vão surgindo.

  • Passo 7 (Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.)

O 7° é sobre reconhecer que é preciso humildade para aceitar que precisa de ajuda e que não consegue resolver suas próprias fraquezas e imperfeições sem o Poder Superior.

Entender que a humildade é necessária para manter o novo estilo de vida, a sobriedade, por isso é preciso que roguemos para o poder superior para nos ajudar a sermos livres novamente.

  • Passo 8 (Fizemos uma relação de todas as pessoas a quem tínhamos prejudicado e dispusemo-nos a reparar os danos a elas causados.)

É muito comum que durante a fase ativa da dependência tenhamos prejudicado muitas pessoas, dentre eles família, amigos e conhecidos.

O intuito aqui é realmente fazer uma lista com os nomes das pessoas que prejudicamos e de que forma prejudicamos.

  • Passo 9 (Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-las significasse prejudicá-las ou a outrem.)

Partindo da lista que fizemos no passo 8, procuraremos reparar os danos causados a essas pessoas caso seja possível, pois como prova que estamos diferentes e em processo de recuperação, praticando a humildade deve-se ajudar a quem antes prejudicou.

Apenas em exceção daqueles casos em que não for possível por causa de doença, morte ou quando fazer a reparação iria requerer prejudicar aquela pessoa ou outras, a época do prejuízo já passou, nesse momento as ações devem ser de renovação.

  • Passo 10 (Continuamos fazendo o inventário pessoal e quando estávamos errados, nós o admitimos prontamente.)

O décimo passo é um lembrete que o processo de recuperação é um processo diário e contínuo, assim é preciso continuar com o processo iniciado no quarto passo sobre o inventário moral.

Usando sempre o exercício da humildade e do comprometimento que sempre se deve ter se pretende continuar com uma vida de sobriedade, então se retornar ao erro, prontamente admita.

  • Passo 11 (Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com o Poder Superior, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade.)

Aqui é mais uma oportunidade de continuar buscando o autoconhecimento e de realizar auto reflexão sobre si mesmo, através do uso da oração e meditação para que possa se encontrar consigo mesmo e com seu poder superior.

Esse deve ser um hábito diário e duradouro, pois é preciso estar em equilíbrio para manter sua sobriedade, agora já sem suas fraquezas ou “falhas de caráter” é preciso realizar a prevenção para que não ressurjam ou nasçam novas.

  • Passo 12 (Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes Passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólicos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.)

O décimo segundo passo não é o último e sim um recomeço, o início de um novo ciclo, esse passo se refere a prática conjunta de todos os passos anteriores e tendo passado por todo o processo usar essa experiência para ajudar a outros.

O levar a mensagem é muito mais do que apenas falar de suas experiências e dificuldades, mas sim sobre abraçar e acolher ao outro, assim como fizeram com você anteriormente.

A.A e as dinâmicas das reuniões: Como funcionam?

como funciona o alcóolicos anônimos

Muitos se perguntam: Alcoólicos Anônimos, como funcionam? O que acontece numa reunião de Alcoólicos Anônimos?

Bastaria frequentar uma das reuniões periódicas de A.A para que suas perguntas fossem respondidas, mas em caso de insegurança sobre se deveria ir ou não, irei fazer um breve detalhamento.

As reuniões de A.A funcionam através do compartilhamento de situações e vivências das experiências passadas de sua época de adicção ativa, assim como da vivência da recuperação.

As reuniões não apresentam nenhum tipo de empecilho para que alguém participe. Exceto que reconheça seu problema com o álcool.

Os novos ingressantes que passam a praticar o sistema de doze passos, são apadrinhados por aqueles que já praticam o décimo segundo passo, para que possam tirar suas dúvidas, apoio emocional em situações de crise, ensino de prática de novos hábitos.

Benefícios dos Alcoólicos Anônimos

Benefícios dos Alcoólicos Anônimos

Os grupos de apoio de Alcoólicos Anônimos só tem a contribuir para que um alcoolista consiga alcançar uma vida melhor, mas para que fique mais claro, irei listar dez benefícios dos grupos de Alcoólicos Anônimos.

  1. Ouvir e compartilhar histórias semelhantes às suas sem qualquer julgamento.
  2. Tomar consciência das próprias limitações em relação à dependência química.
  3. Desenvolver autoconhecimento e auto reflexões
  4. Desenvolver novas ferramentas e habilidades para a vida.
  5. Aceitar sua condição e continuar a persistir para se tornar uma pessoa nova e melhor.
  6. Reconhecer suas próprias falhas e melhorar seus relacionamentos interpessoais.
  7. Encontrar novas motivações e inspirações para superar os desafios e continuar a seguir em frente.
  8. Mudar o rumo de sua vida para um meio mais produtivo e menos autodestrutivo.
  9. Aprender a lidar melhor com suas expectativas e medos.
  10. Ter a oportunidade de ajudar outras pessoas com o seu conhecimento adquirido.

Alcoólicos Anônimos: Quais os fatores terapêuticos?

Até aqui acho que ficou bem claro que os grupos dos Alcoólicos Anônimos só tem a somar para a sua recuperação. Mas de que forma eles ajudam, em quesitos terapêuticos e técnicos?

É o que irei demonstrar a seguir.

– Aconselhamentos

Esse papel pode ser feito pela pessoa que está conduzindo os grupos ou por outros participantes mais antigos que estão na posição de padrinhos.

Como entendem o que o novo integrante está passando, fornecem o apoio e suporte necessário, propondo estratégias adequadas para superar aquele momento, pois já viveram situações semelhantes anteriormente.

– Esperança

A convivência com o grupo e enxergar que existem pessoas com problemas muito semelhantes e que conseguiram se recuperar, começa a instaurar a esperança na pessoa.

Sendo acolhido e ouvido a pessoa já tende a se sentir mais aliviada, bem como já pode começar a entender as coisas de uma forma mais otimista.

– Universalidade do problema

Entender que seu problema não é único e também não acontece apenas com você é libertador, pois ajuda a não se sentir sozinho, assim como pode passar a ter a sensação de pertencimento por ter sido acolhido por aquele grupo.

Os compartilhamentos de histórias e experiências servem justamente para isso, para que a pessoa entenda que não é o único nem está sozinho em seu problema.

– Aceitação

  A partir dessa universalidade do problema, torna-se mais fácil de ser aceito, pois antes se pensava que era um problema individual, agora terá a visão que não só aquela pessoa, mas muitas outras também passam por aquele mesmo problema.

Os humanos costumam temer o que não conhecem, outro fator que contribui para a aceitação do problema do alcoolismo é a familiaridade que gera sobre o tema quando passa a participar dos grupos.

– Catarse

A catarse aqui é encarada como o sentimento de realização, alívio e conquista, tudo ao mesmo tempo, pois é o que acontece quando se consegue finalmente ser ouvido sobre o alcoolismo sobre pessoas que não estão ali para lhe julgar.

Através desse fenômeno e do acolhimento seguido de lições e reflexões, possibilita mudanças emocionais profundas em cada pessoa que se permite ir à jornada.

– Autoconhecimento

O autoconhecimento é imprescindível na vida daquela pessoa que pretende ser alguém melhor, a partir das reflexões e do guia de passos o autoconhecimento é estimulado.

– Socialização

Muitos dos alcoolistas já se encontram em níveis de socialização precários, apenas saem com quem os pode proporcionar bebida e comportamentos de risco ou já estão reclusos em casa.

Ao serem acolhidos e instruídos sobre a mudança de vida, fazem novas amizades, constroem laços e vínculos, ajudando a resgatar habilidades antes perdidas e ajudando na busca por um novo sentido.

– Altruísmo

Vivendo nas comunidades de A.A se aprende que é preciso “trabalhar com os outros”, pois o adicto ativo tem o pensamento muito egocêntrico, é preciso entender que há outros que importam além de você.

Assim, para se manter sóbrio é preciso prestar também serviço aos outros, ajudá-los quando possível, pois isso é bom para si mesmo também, você acaba sentindo-se bem por fazer o bem.

Apoio familiar

Dentro do programa de recuperação de alcoólicos anônimos, existe um fator de extrema importância, muitas vezes um catalisador dessa recuperação, que é o apoio familiar. 

Esse apoio é o mais importante que qualquer pessoa poderia ter, pois é a família o primeiro grupo afetivo, que tem missão de ajudar o indivíduo, fazer com que ele acredite que possa continuar se recuperando. Também é nela que vai existir o perdão, é ela que deve tratar o dependente sem preconceito, ou seja, o ambiente acolhedor de uma família e seu apoio se mostram cruciais nesse processo de recuperação. 

Como encontrar o grupo AA

Existem várias formas de entrar em contato com o grupo de alcoólicos anônimos. Pode-se usar o instrumento da internet para que se possa encontrar o grupo mais perto possível da localidade onde o paciente reside, entrar em contato através do site criado pelo grupo, além de perguntar às outras pessoas que o frequentam, como encontrar e como participar do mesmo. 

Conclusão

O grupo de Alcoólicos Anônimos foi fundado em 1935 e desde então não parou de se reformular para se adequar às possíveis necessidades dos alcoolistas, assim como tem sido efetivo na vida de milhões nos 180 países em que está instalado.

É uma comunidade com um programa que funciona, pois se aperfeiçoa a cada membro novo, a cada possível erro, possui um importante efeito psicológico e social na vida das pessoas que por ali passam como foi visto no decorrer do texto.

Digo também que não seria possível eu estar aqui nesse momento se não fosse pelos ensinamentos e acolhimento que essa comunidade me forneceu, fornece e continuará a fornecer.

As lições e missões do seu guia de doze passos foi o molde para todos os outros dos grupos de ajuda mútua, assim como é usado de maneira terapêutica pelo Grupo Recanto em seus tratamentos, assim como em diversas outras clínicas de excelência.

Não há como negar a influência que esse grupo e comunidade tem para o combate ao alcoolismo, às drogas e para uma saúde mental melhor para todos, sejam adictos ou familiares.

Nós ligamos para você