Estamos aqui 24h

é só clicar

Clínica de reabilitação em João Pessoa: Como escolher a mais adequada?
Publicado em: 12 de julho de 2022

Atualizado em: 12 de julho de 2022

Clínica de reabilitação em João Pessoa: Como escolher a mais adequada?

A cidade de João Pessoa que é considerada a terceira cidade mais antiga do Brasil, tendo sido iniciada já como cidade e não vila, carrega um legado cultural relacionado tanto à colonização portuguesa quanto holandesa.

Porém, o tráfico de drogas na região de João Pessoa tem se intensificado cada vez mais, basta acompanhar os noticiários, assim como a troca de “mercadorias” entre João Pessoa e Fortaleza já tem se tornado uma rota conhecida.

Exemplos foram as apreensões de drogas sintéticas, com mais de 4 mil e 600 comprimidos, 25 kg de maconha, mais de 300 kg de maconha e cocaína, e muitos outros eventos alarmantes num curto espaço de  1 ano.

Sendo esse um grande problema de saúde pública para a cidade, montei este artigo para ajudar você a encontrar uma clínica de reabilitação de João Pessoa para indicar a seu parente ou conhecido.

Saiba como funciona uma clínica de reabilitação em João Pessoa

Uma boa clínica de reabilitação em João Pessoa, ou em qualquer lugar do Brasil, deve ter um compromisso sério com a recuperação dos pacientes.

Para que isso seja realizado, são pensadas formas de tratamentos, tempo de duração desses tratamentos, de que forma as técnicas e ferramentas podem ser utilizadas em prol do paciente.

Assim ensinando um novo estilo de vida para cada pessoa e buscando um atendimento humanizado e individualizado.

Tempo de recuperação

O tempo para recuperação de um dependente químico varia de acordo com o modelo de tratamento, os modelos de tratamentos consistem em 90 dias e 180 convencionalmente.

Como será demonstrado mais à frente, o tipo de internação infere diretamente no tempo mínimo e máximo de uma pessoa dentro de uma clínica de reabilitação em João Pessoa.

Tratamentos utilizados

Os tratamentos apresentados precisam ser multifacetados e conversarem entre si, para que consigam fazer frente às causas biopsicossociais da dependência química, fazendo uso de medicamentos, psicoterapias, exercícios, lazer, terapias complementares e boa alimentação.

A importância desses tratamentos se divide em três momentos: desintoxicação, conscientização e ressocialização.

A desintoxicação acontece logo que o paciente chega na clínica, é um processo acompanhado por uma equipe multidisciplinar, que consiste em acompanhar o paciente e manter sua saúde estável até que em seu corpo não estejam mais traços da droga a qual consumia.

Após sua desintoxicação, se iniciarão uma série de tratamentos que tem como objetivo guiar o paciente para que ele entenda os prejuízos causados em sua vida e de outras pessoas por conta de seu uso de drogas, promovendo assim autoconhecimento e autonomia.

Mais perto do fim do tratamento ocorre a ressocialização, que é uma série de medidas e tratamentos focados em ensinar novas modalidades e habilidades para lidar com a vida nova que irá levar longe das drogas.

Espaço

O espaço de uma clínica de reabilitação é importante para aplicação das psicoterapias, assim como de outras intervenções, um espaço bem distribuído auxilia na aplicação correta desses tratamentos.

É importante de se analisar em como o espaço da clínica é dividido e o que ele fornece para os pacientes que lá estão e se cumpre com o que foi demonstrado e falado;

Qual o papel que uma clínica de reabilitação desempenha?

qual papel da clínica de recuperação

A clínica de reabilitação que você encontrar em João Pessoa precisa ter compromisso com a recuperação da vida daquele paciente que lá se encontra, pois muitas vezes a internação já é a sua única alternativa.

A proposta é que as clínicas de recuperação, reabilitem o paciente para uma vida em sociedade novamente, para que esteja apto a voltar a ter um emprego, cuidar de sua família, amigos e de si mesmo.

Para isso é preciso realizar uma desconstrução dos comportamentos e pensamentos que levaram o paciente a ser um dependente químico, para depois conscientizar de todo o mal que ela fez e que não possui cura, apenas tratamento, para depois poder ensinar como levar uma vida em sociedade.

Portanto a clínica de reabilitação serve como um auxílio especial para aqueles que já se encontram sem opções e já perderam a esperança de encontrar um novo caminho.

Conheça os tipos de internação que uma clínica de reabilitação pode oferecer

Existem diversas maneiras de se internar alguém, porém de acordo com a lei, são permitidos três modelos nos casos de dependência química e saúde mental, a internação voluntária, internação involuntária e internação compulsória.

Enteada mais sobre elas a seguir:

Internação voluntária

A internação voluntária é a mais recomendada é a que todos os lados procuram, pois é quando a própria pessoa reconhece a necessidade de sua internação, vendo os prejuízos que suas ações causam para si e para quem ama.

Nesse caso basta a pessoa expressar que quer se internar e entrar em contato com uma clínica de reabilitação em João Pessoa diretamente ou através de outra pessoa.

Internação involuntária

Na internação involuntária a pessoa segue negando a sua própria situação, dizendo que está bem, porém a família e todos aqueles que o rodeiam entendem que essa não é a realidade, a sua vida gira em torno de sua dependência.

Desse modo, a família tem o direito de internar contra a vontade da pessoa, pois se considera como um caso de emergência e para a proteção da própria pessoa, precisando apenas de um laudo médico que comprove a situação de dependência.

Internação compulsória

Na internação compulsória se engloba de uma forma semelhante a internação involuntária, de maneira que também contra a vontade do paciente, porém quem realiza essa decisão é um juiz.

Recomendada em casos mais extremos ou em casos que envolvem algum tipo de crime em decorrência do uso de drogas, de modo que é necessário novamente um laudo médico para a entrada no procedimento.

A família pode ou não estar envolvida no meio desse processo judicial, pois não é ela que dá a entrada, e sim um funcionário do serviço público, um médico ou algum tipo de autoridade administrativa.

Como escolher uma boa clínica de reabilitação em João Pessoa?

como escolher uma boa clinica de recuperação

Diante disso tudo que foi lhe dito, se foi convencido que realmente a internação é uma opção para a situação que enfrenta, como escolher da forma certa?

Para que não cometa erros é importante se atentar a pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora de encontrar uma clínica de reabilitação em João Pessoa de qualidade.

Equipe multidisciplinar

Como a dependência química e outros transtornos mentais afetam o paciente de maneira biopsicossocial para que seja possível tratar é necessário uma equipe tão abrangente quanto.

Por isso, são usadas equipes multidisciplinares, para que a abordagem de uma equipe de saúde de diversas áreas do conhecimento possam analisar a pessoa como um todo e chega num consenso sobre o modelo de tratamento para ela.

A presença de múltiplos profissionais garante com que fiquem com a visão ampla do paciente, nessas equipes comportam: Médicos Clínicos, Psiquiatras, Enfermeiros, Psicólogos, Educadores físicos, Nutricionistas, Terapeutas ocupacionais e muitos mais.

Estrutura

A estrutura do local fala muito sobre como ele foi pensando no que oferecer e como ele está sendo cuidado, você confiaria que seu amigo/familiar ficasse num local que se encontra sujo e mal arrumado?

Apesar da aparência ser importante, ela não é a única coisa que importa para analisar nesse aspecto, mas também verificar o que há para auxiliar na recuperação do paciente que lá está.

Como se há ou não a presença de UDC (unidade de decisão clínica) que serve como uma pequena emergência em caso de necessidades médicas e também verifica diariamente a saúde do paciente.

Se há locais adequados para banho, sono e alimentação, onde ficam e como estão os espaços de lazer, além da parte estética, tudo isso pode ser um indício de como a clínica leva a sério o tratamento ou não.

Quanto tempo o paciente fica internado numa clínica de reabilitação?

O tempo que o paciente passa internado depende principalmente de dois fatores: o tipo de internação realizada e a evolução do paciente durante a internação.

Primeiramente, a depender da internação o tempo mínimo e máximo são diferentes, na internação involuntária a estadia é permitida apenas por 90 dias, na internação compulsória quem determina o tempo é o juiz, tendo o tempo estabelecido ser cumprido.

Em casos mais simples de internação voluntária, leva-se mais em conta a evolução que o paciente está tendo em relação a como chegou, o tempo mínimo irá variar de clínica a clínica de acordo com o modelo de tratamento.

Como funciona a visita em uma clínica de reabilitação?

A visita é sempre um momento bem aguardado, a política sobre as visitas pode variar de clínica para clínica, posso falar apenas de como funciona o Grupo Recanto.

Para marcar uma visita basta entrar em contato com um dos terapeutas responsáveis pelo cuidado do paciente em questão, seja durante o momento da ligação por vídeo ou em outro momento.

Durante as visitas é permitido levar utensílios e qualquer outra coisa que o paciente tenha pedido ou que a própria família queira entregar, possuindo um prazo mínimo de internação antes da visita para que o paciente esteja estável.

Não encontrou uma boa clínica de reabilitação em João Pessoa?

Em caso de não encontrar clínicas de reabilitação adequadas em João Pessoa, sugiro que procure por uma de nossas clínicas do Grupo Recanto, localizadas em Pernambuco e Sergipe, com unidades especializadas no cuidado masculino e também feminino.

Conclusão 

Cada vez mais é preciso que se fale do papel que as clínicas de reabilitação em João Pessoa tem, pois, infelizmente, está cada vez maior o número de usuários e dependentes de drogas no Nordeste.

Em caso de não encontrar clínicas de reabilitação adequadas em João Pessoa, sugiro que procure por uma de nossas clínicas do Grupo Recanto, localizadas em Pernambuco e Sergipe, com unidades especializadas no cuidado masculino e também feminino.

Portanto, se conhece alguém que esteja passando por uma dificuldade que as clínicas de reabilitação podem ajudar não deixe para depois, procure ajuda o mais rápido possível pois são doenças progressivas e crônicas.

Nós ligamos para você