Estamos aqui 24h

é só clicar

Internação em Aracaju, Sergipe? Confira o guia
Publicado em: 10 de janeiro de 2022

Atualizado em: 28 de setembro de 2023

Internação em Aracaju, Sergipe? Confira o guia

A intenção deste texto é falar de um ponto de vista real e pessoal sobre um dos maiores problemas que temos enfrentado na atualidade. Estou aqui, para falar sobre a dependência química ou adicção. 

Na realidade, venho lhe falar sobre recuperação do dependente químico. Sobre como funciona uma clínica para reabilitação para dependentes químicos em Aracaju. 

Muitos falam sobre sintomatologia dos dependentes químicos, porém seguindo adiante vamos falar e abranger esse tema, como se tornar um dependente químico em recuperação, reabilitado, se tornando novamente um membro produtivo na sociedade, uma pessoa funcional em todas as áreas de sua vida! Totalmente abstêmio, limpo de quaisquer tipos de drogas e álcool.

Antes de seguir adiante, preciso compartilhar com você, que tudo que eu expressar daqui por diante é fundamentado na minha experiência pessoal e profissional, pois antes de me tornar um Consultor em dependência química e Gerente de Tratamento do Grupo Recanto, Clínica de reabilitação em Aracaju, eu usei drogas e álcool também. 

Afinal, onde internar meu filho em Sergipe?

O Grupo Recanto foi fundado em abril de 2008 na região metropolitana de Recife, e já tratamos mais de 3500 pacientes, fazendo com que tais pessoas recuperem as ações perdidas pela dependência, voltando a ser um membro produtivo na sociedade, tendo uma vida digna e feliz. 

Pensando em expandir a nossa contribuição à sociedade e aos dependentes químicos que ainda sofrem, decidimos abrir também uma Unidade do Grupo Recanto no estado de Sergipe, por isso estamos hoje com a Clínica de Reabilitação em Aracaju. 

Atendendo pessoas de outras localizações geográficas que até então não tinham muito acesso a tratamento de qualidade. Hoje a nossa clínica de reabilitação em Aracaju, recebe pacientes de Sergipe, Bahia e Piauí.

O Grupo Recanto é uma clínica especializada no tratamento de quase dependências?

O Grupo Recanto é uma clínica especializada no tratamento de dependentes de drogas e álcool, como também no tratamento de outras compulsões e obsessões comportamentais, ou seja, outros tipos de dependências, jogos, compulsões sexuais, dependências emocionais e transtornos mentais associados. 

Por isso e para isso somos formados por uma grande equipe interdisciplinar especializada constituída por médicos psiquiatras, médicos clínicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistente social, educadores físicos, consultores em dependência química, monitores em dependência química, nutricionista e cozinheiros. 

Entendendo a dependência química como uma doença, assim reconhecida pela OMS (organização mundial de saúde), de sintomatologia emocional e comportamental, precisamos tratar todas as áreas do paciente, pois a adicção ou dependência química é uma doença biopsicossocial e que afeta todas essas áreas. 

Quando a internação é a melhor solução?

A internação representa a melhor solução nos casos em que a pessoa já se encontra dependente de substâncias químicas, pois, é nesse momento que ela começa a ter comportamentos compulsivos e pensamentos obsessivos em razão da dependência.

Com isso, a pessoa começa a colocar a sua vida ou a de outras pessoas ao seu redor em risco, que pode causar danos, inclusive de morte.

Assim, a internação se torna a melhor opção de tratamento, pois, a dependência química é uma doença considerada biopsicossocial, por isso afeta todas as áreas da vida da pessoa, como o emocional, social, físico e psicológico.

A internação é um recurso a mais para situações em que os meios convencionais isolados não podem mais resolver, pois a pessoa não consegue mais manter suas relações interpessoais, vai mal ou já saiu do trabalho, apresenta mudanças de humor frequentes e passa a gerenciar sua vida em função do prazer obtido através do consumo de drogas.

A dependência química é uma doença complexa que se manifesta de forma a degradar inteiramente a vida da pessoa, o tornando escravo de sua vontade de consumo.

O caminho de volta dessa situação só pode ser alcançado através de uma completa reestruturação social, biológica, psicológica, espiritual e cultural. As clínicas de reabilitação são as únicas que podem fornecer suporte para todos esses âmbitos em um único lugar.

Leia também: O que leva uma pessoa a usar drogas: entenda os motivos!

Como falar com meu filho sobre a internação?

O primeiro passo já foi tomado que é o de buscar informações, o próximo passo nesses casos é sempre o diálogo, procurar ter uma conversa sincera e séria sobre o futuro que o seu filho pode querer para ele se faz de grande importância.

O ideal é que a conversa aconteça em um local agradável de preferência neutro, que não carregue nenhuma memória ruim para a pessoa e também afastado de possíveis interrupções, um local que a pessoa se sinta acolhida e a vontade.

Procure também o momento que a pessoa não esteja sob efeito de nenhuma substância, para que esteja consciente e atento durante a conversa, aborde o assunto de modo tranquilo e sério, se mostre solícito para escutar o que a pessoa tem a dizer.

Diga que está preocupado (a) com a situação em que se encontra e que procura entender o que está acontecendo e escute aquilo que a pessoa disser de modo aberto, procurando não julgar, ressalte que o objetivo é ajudar.

O objetivo maior da conversa é entender como o seu filho se sente estando na situação em que está e buscar meios de convencê-lo que a situação está tornando-se insustentável para a família e também para ele próprio.

Demonstre que tudo o que procura é o melhor para ele, ressalte quando houver espaço para os pontos negativos que já estão acontecendo na vida dele, com cuidado para não ofender e sim conscientizar.

Contudo, entenda que apesar do esforço há também aqueles casos em que não é mais possível convencer as pessoas de que precisam de tratamento precisando de outro tipo de intervenção.

Leia também: O que é o Tratamento para Alcoólatras e como fazer

Leia também: Efeitos do álcool: problemas causados pelo consumo excessivo

Leia também: Abstinência Alcoólica: Por que ocorre, como lidar e prevenir

É possível internar meu filho contra a vontade dele?

Sim, a internação involuntária é uma alternativa para quando a pessoa em situação de dependência não reconhece a necessidade de se tratar, tudo de acordo com a lei 13.840 de 2019, que ressalta a possibilidade desse tipo de internação em casos em que os outros recursos já tenham cessado.

Para que a internação involuntária aconteça é preciso primeiro o laudo de um médico que ateste a necessidade de internação, assim como de um parente de primeiro grau à frente do processo para que a internação possa ocorrer de acordo com a lei.

Por que devo internar meu filho?

Na minha experiência a frente do Grupo Recanto e por um dia já ter estado em situação de dependência, eu posso lhe dizer embasado por minha vivência pessoal, no acompanhamento da vida de várias famílias e pelo meu conhecimento teórico, que quanto mais tempo a pessoa passar sem tratamento pior será sua condição e gravidade da dependência.

A internação primeiramente irá fornecer ao paciente distância física da droga, assim não podendo mais consumi-la, passará por um processo de desintoxicação e após isso, terá acesso a diversos tipos de tratamentos, dentre eles: psicoterapia, uso de medicamentos, terapia de grupo, exercícios físicos e laborterapia, entre outros.

O dependente químico precisa rever suas decisões emocionais e as crenças irracionais que motivam seus comportamentos compulsivos, isso só pode ser alcançado através de um tratamento tão complexo quanto a doença.

Breve relato pessoal

No começo de forma recreativa, esporádica sendo influenciado e atraído pelas minhas amizades, depois passei a ter um uso mais abusivo, exagerando no consumo de tais substâncias, desenvolvendo assim uma dependência. 

Fui para uma sequência, uso recreativo/esporádico, abusivo, dependente. 

Desenvolvi a dependência em mim mesmo, gradativamente, devido ao aumento do consumo, aumento da tolerância orgânica, ou seja, precisava aumentar as doses da droga e do álcool para obter a mesma sensação do início do uso. 

Comecei a sentir na pele as consequências destrutivas das drogas e álcool na minha vida, comecei a perder o controle. 

Não conseguia mais trabalhar, relações conturbadas e destruídas, isolamento social, problemas físicos/clínicos, degradação, comportamentos totalmente destrutivos. 

Tudo movido pela minha necessidade de consumir a droga e o álcool, uma necessidade orgânica e mental, pois já havia me tornado um dependente químico, obsessivo e compulsivo. 

Tomado pelo desespero, até porque em meio a perda do meu senso crítico, eu ainda tinha consciência que estava caminhando por uma estrada sem volta, caminhando para a morte! 

Mas não tinha forças para parar, estava impotente, descontrolado, disfuncional, improdutivo, afetando também, com o meu uso e meus comportamentos, as pessoas próximas de mim, principalmente a minha família.

Eis que surge uma luz no fim do túnel! 

A minha mãe encontrou uma clínica de reabilitação! A clínica Grupo Recanto. Uma clínica especializada no tratamento de dependentes químicos, e a minha história de degradação e morte começou a mudar para uma história de vida e liberdade!

Iniciei meu tratamento, me internando na Clínica Recanto em 03 de outubro de 2009, passando por todas as fases, etapas, desenvolvimentos e estágios motivacionais do tratamento, tendo minha alta clínica no dia 01 de abril de 2010, justamente no aniversário de dois anos do Grupo Recanto, me reinserindo na sociedade, não só livre das drogas e do álcool, mas com a consciência e a reformulação de caráter necessária para dar continuidade a minha reabilitação/recuperação.

Aprendi que sou portador de uma doença de sintomatologia comportamental, incurável, progressiva e fatal que afeta todas as áreas de minha vida, que a droga é apenas um dos sintomas.

Mas o melhor que aprendi é que essa doença pode ser detida através de um processo e programa de recuperação, que haja o que houver eu não preciso usar drogas e álcool nunca mais. 

Encontrei a liberdade, talvez uma liberdade que muitas vezes fui buscar de forma inadequada na droga, mas que cobrava um pedágio muito alto, a minha própria vida.

Após o tratamento, fui convidado a fazer um estágio como monitor no Grupo Recanto, onde fui sendo desenvolvido profissionalmente e me especializando, me tornei um Consultor em Dependência Química e hoje exerço a função de gerente de tratamento no Grupo Recanto Clínica de reabilitação em Aracaju.

E você, que conhece alguém, ou tem algum familiar ou amigo que está passando por esse problema, estou aqui para te acolher, te ajudar a encontrar também um caminho de reabilitação, recuperação e liberdade. 

Vou te explicar a seguir como funciona a nossa metodologia, tratamento e abordagens usadas, para que qualquer dependente químico consiga se recuperar. 

Como encontrar uma clínica adequada para internação de dependência de drogas?

Parte disso você vem fazendo ao entrar ler este texto que é a pesquisa sobre as clínicas de tratamento em dependência química, de forma a entender os modelos de tratamentos de cada uma das opções e analisar qual a que se encaixa melhor naquilo que você procura.

Para isso é preciso estar atento a questões como a infraestrutura da clínica e a equipe de profissionais da clínica. Uma visita a clínica também pode ser feita, para se conhecer a clínica mais de perto.

O Grupo Recanto é uma clínica hospitalar de referência, com profissionais experientes, quer nos conhecer melhor? Ligue para nós e fale com um de nossos consultores ou entre em contato conosco por uma de nossas redes sociais.

Quais são os tratamentos disponíveis na clínica para dependência química em Sergipe?

Neste momento você pode estar pensando, “Como eu faço pra ajudar uma pessoa, como faço para internar uma pessoa no Grupo Recanto?”.

Existem algumas formas de internação:

  • A voluntária: quando o dependente químico, em meio ao seu processo de uso de drogas ou álcool abusivo, reconhece a necessidade de tratamento e vai de livre e espontânea vontade interna-se num centro de reabilitação ou clínica especializada.
  • A internação involuntária acontece quando o dependente químico, devido a perda de seu senso crítico, não dá o braço a torcer, não reconhece a necessidade de tratamento, mesmo colocando a sua vida e de terceiros em risco através do seu uso abusivo de drogas ou álcool. Quando isso acontece, de acordo com a lei 10216, um parente de 1º grau, pai, mãe, irmão, esposa ou marido, poderá fazer essa intervenção junto a um médico psiquiatra que solicitará a internação involuntária dele, para salvar a sua própria vida.
  • A compulsória: é quando a situação está bem parecida com a do caso da involuntária e a família ao invés de procurar um médico, reconhecendo a necessidade de intervir com urgência para salvar seu parente dependente químico, através de um advogado e juiz consegue a internação compulsória, salvando assim a vida dele se encontra compulsivo e obsessivo pelo uso abusivo de drogas ou álcool
  • Internação Psiquiátrica: Como hoje a Clínica Recanto é reconhecida não só como um centro de reabilitação em Aracaju, mas como uma clínica hospitalar psiquiátrica, com toda estrutura e equipe preparada e especializada, também recebemos pacientes com alguns transtornos mentais decorrentes do uso de drogas ou não. E para proceder com esse tipo de internação psiquiátrica, o procedimento inicial é entrar em contato conosco do Grupo Recanto, marcando uma consulta com um de nossos médicos, com a família e se puder, se não houver resistência com o próprio paciente. Porém, geralmente o paciente em crise demonstra às vezes uma certa resistência a ser consultado e o procedimento acontece da mesma forma da internação involuntária.

Além dos tratamentos, quais outros métodos o Grupo Recanto utiliza?

Usamos como metodologia de tratamentos as seguintes abordagens:

12 Passos das irmandades anônimas (narcóticos anônimos e alcoólicos anônimos): 

A metodologia dos 12 passos é reconhecida mundialmente como uma das mais eficazes no tratamento dos dependentes químicos, pois ela trata a causa do uso. 

Faz com que o paciente entre num processo de autoconhecimento, reconhecendo a sua impotência perante a dependência, o descontrole em sua vida.

Dando sequência profundamente a esse conhecimento profundo e pessoal, praticando princípios que fará perder o desejo compulsivo e obsessivo pelo uso de drogas destrutivas. 

Aconselhamento em dependência química:   

Um conceito inovador, que trata a dependência química como uma doença biopsicossocial, frente à antiga visão moralista que via o uso de álcool e drogas como uma falha de caráter. 

Esse velho dilema moral foi desconstruído após anos de pesquisas e reconhecido por médicos e psicólogos como uma doença que leva à perda de controle, nomeado assim como Síndrome de Dependência.   

Valorizando os aspectos mais diversos dos pacientes, muito além do puramente biológico. Um conjunto de pequenas sutilezas que, somadas, fazem uma grande diferença. 

Reabilitação é um processo muito complexo, em que tudo deve ser levado em conta.

Terapia Racional Emotiva – TRE: 

Nesta abordagem buscamos fazer com que o nosso paciente, passe a lidar com as suas expectativas oriundas das suas crenças irracionais, tornando-se menos vulnerável às suas emoções de forma a desenvolver uma consciência realista dos seus sentimentos e comportamentos. 

Nesse sentido o foco do nosso trabalho é fazer com que o paciente se concentre em mudar algumas interpretações e reconhecer as condutas que precisam ser alteradas. 

Para eficácia do tratamento buscamos construir uma relação de confiança com o nosso paciente, de modo que o nosso estilo terapêutico consiga ser bem absorvido durante o período de internação e pós-tratamento.

Como é a infraestrutura da clínica Grupo Recanto

Mais do que descrever nossa estrutura gostaríamos de convidar você conhecer nosso ambiente terapêutico, agende uma visita e venha conhecer pessoalmente nossas instalações aqui em Aracaju/SE, com alojamentos refrigerados, com TV a cabo, nossas áreas de convivência e atividades lúdicas, nosso centro poliesportivo e lazer com piscina, campo de futebol, voleibol, academia, refeitórios, tudo para proporcionar um ambiente agradável e saudável.

Oferecemos um tratamento de clínica hospitalar, porém num ambiente totalmente agradável, arborizado para melhor absorção do nosso processo terapêutico.

Como é a equipe de especialistas do Grupo Recanto?

O time técnico das clínicas do Grupo Recanto é formado por mais de 100 profissionais, especialistas em saúde mental que atendem a um dos pré-requisitos principais do nosso modelo terapêutico – a abordagem multidisciplinar. 

Durante o tratamento, o nosso paciente é acompanhado e supervisionado por profissionais de diferentes áreas, que interagem entre si, com o objetivo de proporcionar a ele um tratamento baseado em suas peculiaridades e no seu grau de comprometimento com a doença.

Os profissionais do Grupo Recanto são incentivados a apresentar visão humanizada para com o residente e sua família, de modo a conceber que ambos fazem parte de uma mesma unidade de cuidado. 

Para nós é essencial ter uma junção entre o nosso conhecimento técnico, e a excelência do relacionamento que será estabelecido durante o período de internação e pós-tratamento.

Prezamos que o ambiente terapêutico das Clínicas do Grupo Recanto e a convivência dos profissionais com os nossos pacientes, propicie a eles: acolhimento, cuidado e a segurança de que estão acompanhados por uma equipe formada por pessoas experientes e comprometidas com a sua recuperação.

Nosso modelo de tratamento baseado no paciente é facilmente entendido por nossa mandala terapêutica que representa todos os nossos profissionais. 

Onde internar meu filho em Sergipe: Por que escolher o Grupo Recanto?

Ao decorrer deste texto mostrei alguns pontos importantes para a escolha do Grupo Recanto, como sua clínica de reabilitação em Aracaju. 

Sei bem que não é uma decisão fácil e que envolve muitas dúvidas e questionamentos, diante disso, a busca por informações torna-se essencial nesse momento. 

Além de nossa clínica de reabilitação em Aracajú contar com uma ótima estrutura para atender os pacientes, uma equipe de profissionais especializados, também possuímos uma central de atendimento que funciona 24 horas, sabemos que ter alguém para pedir ajuda é essencial. 

O Grupo Recanto está sempre preparado para atender da melhor forma os pacientes, assim como a sua família, pois sabemos que ela tem um papel muito importante durante o processo de recuperação do dependente.

Conclusão

A internação é sempre um assunto delicado na família, muito embora, seja um tratamento como qualquer outro, porém, ainda é cercado por mitos, mas nesses casos ele é o tratamento mais eficiente.

No decorrer do texto você pôde entender a necessidade que existe em internar um dependente químico, pois, a pessoa acabará por se prejudicar e prejudicar aqueles em sua volta, não conseguindo pensar em nada além da necessidade compulsiva e obsessiva de se consumir drogas. 

Dentre as opções apresentadas, o Grupo Recanto é a melhor opção a seguir em onde internar seu filho em Sergipe.

A pessoa em situação de dependência química, precisa do melhor suporte disponível, um tratamento que ofereça solução para os problemas sociais, emocionais, psicológicos, biológicos e espirituais, uma vez se um desses âmbitos for ignorado ou não tratado a chance de a pessoa retornar ao seu estado de dependência é grande.

Leia também: Clínica de Recuperação Feminina: Entenda como funciona!

Nós ligamos para você