Estamos aqui 24h

é só clicar

Clínica de reabilitação na Paraíba: como funciona a internação?
Publicado em: 21 de dezembro de 2021

Atualizado em: 12 de julho de 2022

Clínica de reabilitação na Paraíba: como funciona a internação?

O dependente químico muitas vezes não deseja o tratamento a ele proposto ou simplesmente não acha que é necessário se tratar. 

Para isso é necessário pensar em novas estratégias para que o tratamento seja eficaz.

As clínicas de reabilitação na Paraíba para quem mora no estado, ou qualquer outro lugar do mundo, surgem como uma alternativa cada vez mais viável.

É a opção com tratamentos que reconhecem a dependência química como uma doença multicausal e de amplos fatores.

Mas diante das opções de mercado é difícil tomar uma escolha certa, para lhe ajudar a fazer uma escolha coerente e saber quando realmente é necessária a internação, que pensei nesse texto.

Leia também: Como saber se a clínica de recuperação é confiável?

Clínica de reabilitação na Paraíba: Como funciona?

As clínicas de reabilitação funcionam tipicamente com o modelo de tratamento por internação. 

O porquê dessa medida você deve estar se perguntando, mas acontece que o dependente químico é refém de suas vontades perante a substância a qual é dependente, precisando de cuidados de especialistas em saúde em diversas áreas de sua vida.

Na dependência química a pessoa passa a operar através da obsessão pela substância e para a conseguir realizar atos de forma compulsiva, isso pois seu corpo já não mais consegue operar normalmente quando longe dela, seja fisicamente ou psicologicamente.

Assim são necessários uma série de cuidados, assim como profissionais das mais diferentes áreas da saúde, dessa forma, cada clínica de reabilitação responsável deve contar com uma ótima equipe multiprofissional.

A pessoa que está em dependência costuma passar pela etapa da abstinência quando fica muito tempo sem consumir a substância a qual faz o uso, manifestando diferentes sintomas dependendo do que fazia uso, do tempo de uso e da forma que esse uso era feito.

Quais sinais de que a internação é necessária?

clínica de reabilitação na Paraíba sinais de internação

Existem alguns sinais de que a dependência química já se instalou na vida da pessoa e precisa ser tratada, dentre eles podemos destacar:

  • Mudanças de humor;
  • Agressividade e irritabilidade;
  • Falta de cuidado com sua aparência e falta de higiene;
  • Mudanças de apetite acompanhada de ganho ou perda de peso;
  • Problemas com sono;
  • Sua rotina se transforma para a partir da droga;
  • Problemas no trabalho, nas relações familiares;
  • Abstinência e tolerância aumentadas;
  • Inclusive alguns podem inclusive ficar em situação de rua.

Dessa forma, quando a pessoa está apresentando alguns desses sintomas frequentemente já está num estado de dependência ativa, se comprometendo em diversas áreas da vida, de maneira que a vida vai lentamente se esvaindo.

Leia também: Importância da família no tratamento do dependente químico

Quais os procedimentos necessários para internação?

Os procedimentos para internação, vão depender do tipo de internação que está sendo feita, as internações permitidas por lei são: a internação voluntária, internação involuntária e internação compulsória.

Para internação voluntária, onde o paciente reconhece a necessidade de se tratar para poder ter uma vida melhor ou poder reconstruí-la, assim é preciso apenas a assinatura de um termo de voluntariedade.

Na internação involuntária, onde o paciente não reconhece a necessidade de seu tratamento, mas um parente de primeiro grau pode interná-lo de acordo com a lei 13.840 de 2019, necessitando de um laudo médico que ateste que a condição dele precisa de um tratamento especializado e não pode ficar mais em sociedade por representar um risco.

A internação compulsória é a medida a ser usada quando as outras fontes de tratamento e de internação não foram o bastante, sendo também contra a vontade do paciente, porém o processo é diferente da internação involuntária pois envolve um processo jurídico.

A partir de um laudo médico que ateste sobre os riscos que o dependente oferece a si mesmo e oferece aos outros, que será analisada por um juiz que averiguar baseando-se no laudo se há ou não a necessidade de internação, verificando a necessidade, a internação quando realizada deve ser comunicada em até 72h a ministério público, tendo seu tempo de duração já pré-estabelecido na maioria das vezes.

Leia também: Clínica compulsória e internação involuntária: Quais as diferenças?

Qual o papel de uma clínica de dependentes químicos na Paraíba?

Parte do objetivo de uma clínica de reabilitação de dependentes químicos é justamente ser capaz de não só tratar da doença, mas sim da pessoa que se encontra em sofrimento naquele momento.

O tratamento não ocorre apenas para alívio de sintomas e sim para o resgate da autonomia e integridade daquelas pessoas, para que possam aprender novas habilidades e se encontrarem dentro de si mesmos, uma vez que a dependência química degradou aquilo que tinham de melhor.

Dessa forma, uma clínica de reabilitação na Paraíba, ou em outro lugar onde você morar, deve não só aliviar e tratar dos sinais e sintomas da doença, mas tratar da pessoa, para que seu quadro não torne a voltar, ensinando a ele habilidades e um novo estilo de vida para esteja pronto para o convívio em sociedade novamente.

Existe clínica de reabilitação na Paraíba?

Sim, existem clínicas de reabilitação na Paraíba, embora eu não conheça nenhuma a fundo a ponto de lhe recomendar, pois, não posso dar minha palavra em algo que pode não ser confiável.

Mas em caso de não ficar satisfeito com as opções que encontrar na Paraíba, o Grupo Recanto possui clínicas a sua disposição nos estados de Pernambuco e Sergipe, estamos a mais de 13 anos transformando vidas para melhor e sendo uma das referências no ramo de tratamento no Norte-Nordeste.

Nossas clínicas possuem um tratamento diferenciado e pioneiro no modelo de tratamento, ligue para nós ou nos contate através de uma de nossas redes sociais.

Como o Grupo Recanto pode ajudar na recuperação de dependentes químicos na Paraíba?

Se você for da Paraíba e estiver interessado em interação com o Grupo Recanto, é uma realidade que não possuímos clínicas em seu estado, mas nossas unidades do Grupo Recanto em Aracaju (SE) e Igarassu (PE) estão preparadas para receber pessoas de todo o Brasil.

Se para você a distância for um problema, aconselho que pelo menos entre em contato conosco para observarmos caso a caso, de repente podemos chegar a uma solução.

Quais os diferenciais do Grupo Recanto?

clínica de reabilitação na Paraíba Grupo Recanto

Dentre tantas opções clínicas no Nordeste, o que teríamos de diferente para lhe convencer? Se você me emprestar mais um pouco do seu precioso tempo, logo irei lhe dizer.

Como já citei anteriormente, estamos a mais de 13 anos no mercado, nenhuma clínica de reabilitação permanece por tanto tempo sem prezar genuinamente por seu tratamento e não procurar estar sempre se atualizando, pois esse mercado é um mercado muito volúvel e instável.

Durante todos esses anos de histórias passaram por nós mais de 3500 vidas, dentre essas, algumas trabalham conosco usando seus conhecimentos hoje para ajudar o tratamento de outras pessoas, todas devidamente capacitadas, fazemos o uso de pessoas especializadas nas diversas áreas de saúde, como também de pessoas que detém o conhecimento empírico, fomos pioneiros neste aspecto.

Em nossas clínicas possuímos uma equipe técnica e multiprofissional disponível 24 horas por dia, com médicos presentes todos os dias para possíveis eventualidades, além disso somos uma das poucas clínicas credenciadas corretamente por todos os órgãos fiscalizadores dos estados e federais.

Conclusão

As clínicas são um recurso necessário, principalmente quando o sistema de saúde não dá conta de atender essa demanda, o que é um caso recorrente, por isso podem ser considerados também um suporte à saúde pública.

Assim, é importante que esse recurso seja procurado quando se está em estado de dependência, seja para você ou para um amigo(a), um Pai, uma Mãe, um(a) irmão(ã), pois oferece o melhor suporte para dependentes químicos.

Mesmo que a proposta de internação ainda pareça muito drástica para você, entenda que o dependente químico sem estar focado em seu tratamento, ele começara a desenvolver outras doenças em função do uso de drogas, como transtornos mentais, DSTs, problemas cardiopulmonares, doenças neurológicas e insuficiência renal e hepática.

Ainda que procure por clínicas mais próximas a você, eu voltarei a destacar que o Grupo Recanto está a sua disposição, considere ter uma leve conversa conosco, saber como funciona nosso modelo de tratamento, como tratamos as vidas de quem confia em nós.

Leia também: Clínica de reabilitação em Pernambuco: Como escolher?

Nós ligamos para você