Estamos aqui 24h

é só clicar

Clínica de reabilitação em Igarassu: Onde?
Publicado em: 05 de julho de 2022

Atualizado em: 28 de setembro de 2023

Clínica de reabilitação em Igarassu: Onde?

A cidade histórica que serviu de marco divisório entre as antigas capitanias de Pernambuco e Itamaracá se desenvolveu a ponto de se tornar um dos municípios mais importantes do estado de Pernambuco.

Durante o último censo realizado a cidade contava com 117 mil habitantes, mas o que isso tem a ver com clínicas de reabilitação?

A cidade tem sido um lugar bastante procurado para instalação de clínicas de reabilitação, por isso clínicas de reabilitação em Igarassu tem se tornado cada vez mais comuns.

Em virtude de espaços amplos, boa localização e outras clínicas já presentes, mais e mais clínicas de reabilitação surgem em Igarassu, mas como saber reconhecer aquela que está genuinamente preocupada com a saúde do paciente?

Para ter suas dúvidas respondidas e ainda entender um pouco melhor sobre qual o papel das clínicas e como elas funcionam, acompanhe abaixo e fique atento.

Saiba como funciona uma clínica de reabilitação em Igarassu

As clínicas de reabilitação em Igarassu operam pelo sistema de abstinência completa, a maioria das clínicas no Brasil também opta por esse método, entendendo a dependência química de uma maneira biopsicossocial.

Assim consistindo em fornecer condições do dependente poder superar sua abstinência, para então quando lúcido começar a rever seus conceitos e atos para entrar em um novo estilo de vida.

Tempo de recuperação

O tempo de recuperação de cada clínica é particular, contudo, a maioria costuma adotar o tempo de 90 dias ou de 180 dias para seu tratamento, há também casos em que os dois tempos são oferecidos, como é aqui no Grupo Recanto.

O tempo a depender dos casos não é estipulado apenas pela clínica, como no caso da internação involuntária em que a lei determina que o prazo máximo de involuntariedade é de 90 dias.

Tratamentos utilizados

A dependência química, é caracterizada pelo uso abusivo de drogas, que levam a prejuízos na saúde física, psíquica, biológica e social, de forma crônica e progressiva.

Assim, o ideal é que os modelos de tratamento contemplem tratamentos diversos e que modifiquem as mais diversas áreas que foram afetadas pela dependência química; as clínicas de reabilitação de Igarassu praticam a desintoxicação com início de tratamento.

Consistindo na abstinência total para retirada no organismo dos resquícios das substâncias vindas das drogas, com objetivo de retornar o paciente a seu estado consciente sem influência das drogas, todo o processo possui o acompanhamento de uma equipe de saúde multidisciplinar.

Após esse momento é chegada a hora da conscientização, em que são mostrados os prejuízos que a dependência tem trazido para sua vida e de seus amados, assim como são iniciados os processos psicoterápicos para tratar as causas primárias para essa dependência.

Na parte final do tratamento se inicia a ressocialização, que nada mais é do que a preparação para a volta para o convívio social.

Para manter seu novo estilo de vida, precisa agora ser firme e se afastar de alguns antigos amigos, lugares e hábitos em virtude de sua saúde e recuperação.

Estrutura

Uma boa clínica de reabilitação em Igarassu deve contar com uma infraestrutura adequada para acomodar todas as possíveis necessidades do paciente e oferecer suporte para as mais diversas situações.

Uma das principais instalações que uma boa clínica de reabilitação deve possuir é a UDC (unidade de decisão clínica), para que o paciente possa estar em observação em caso de acidentes e imprevistos, assim como receber os primeiros cuidados já mesmo na clínica.

Além disso, é recomendável que a clínica conte também com espaço de lazer ou livre para que o paciente conte com atividades e exercícios que também contribuem para seu tratamento.

Qual o papel que uma clínica de reabilitação desempenha?

A clínica de reabilitação em Igarassu possui a responsabilidade de ser um serviço especializado no atendimento médico e terapêutico com relação à dependência química.

Isso significa que é um serviço de saúde complementar e que muitas das pessoas que chegam até ele, não conseguiram ser ajudados pelo sistema de saúde padrão, logo uma clínica de reabilitação em Igarassu tem o papel de acolher, revitalizar e integrar novamente o paciente em sociedade.

Assim, as clínicas se configuram como um local de reeducação e de esperança, uma vez que não se devolve uma pessoa qualquer, mas sim um (a) filho(a) amado(a), irmão, irmã, pai, mãe.

Conheça os tipos de internação que uma clínica de reabilitação pode oferecer

Como todas as clínicas que operam no formato de internação, é importante conhecer os tipos de internação e quais suas diferenças notáveis entre si.

Por isso organizei de forma prática os três diferentes tipos e suas diferenças.

Internação Voluntária

A internação voluntária consiste no ato do próprio dependente se admitir insuficiente perante sua adicção e procurar uma clínica que o ajude, assim de modo voluntário buscando e realizando seu tratamento.

Embora seja a internação mais recomendada é a que menos acontece, uma vez que os dependentes químicos possuem dificuldades em estabelecer e respeitar limites, assim como acreditam ainda estar no controle da situação, a maioria se convence que está bem e não precisa de ajuda.

Internação involuntária

Já na internação involuntária o dependente químico não deseja ser internado e se reconhece como uma pessoa de bem, não fazendo nada de errado, porém é incapaz de enxergar suas falhas e ou prejuízos que tem causado para seu organismo e para sua família e amigos.

Para a realização da internação voluntária é necessário a obtenção de um laudo médico que comprove a condição de dependência química, que pode ser realizada por tutores, guardiões legais e parentes de primeiro grau.

Internação compulsória

A internação compulsória não precisa necessariamente envolver os familiares, pois parte de uma decisão judicial, que pode ser solicitada por médicos, órgãos judiciais e autoridades, assim como pela própria família.

A internação compulsória por ser uma decisão judicial precisa de comprovações, portanto também é necessário laudo médico.

Pois ele é uma das bases da decisão do juiz, a internação compulsória não pode ser desobedecida ou descumprida, salvo quando há outra decisão judicial que revogue a primeira, não possui mínimo nem máximo de internação, ficando a cargo do juiz o tempo.

Como escolher uma boa clínica de reabilitação em Igarassu?

Diferente de outros lugares, Igarassu possui uma boa quantidade de clínicas de reabilitação à disposição, contudo, nem todas são iguais, umas apresentam qualidades que outras não possuem.

Mas como saber qual é a melhor para sua situação? E quais critérios são essenciais na hora da escolha?

Equipe multidisciplinar

Sendo a dependência química uma doença biopsicossocial, é necessário que as clínicas, com uma equipe selecionada e preparada, estejam preparadas para as diversas dificuldades que podem surgir durante o tratamento.
A equipe multidisciplinar deve incluir as múltiplas áreas que podem ser afetadas pela dependência química e os profissionais normalmente incluídos nessa equipe:

  • Médicos
  • Enfermeiros e técnicos de enfermagem
  • Psicólogos
  • Terapeutas ocupacionais
  • Profissionais de educação física
  • Técnicos de referência em dependência química
  • Nutricionistas
  • Profissionais de serviço social

– Estrutura e organização

Além da qualidade do tratamento, a condição física de cada clínica é um dos aspectos mais importantes, não me refiro apenas à estética, embora sejam importantes.
Mas é importante ter os materiais e instalações necessários para o tratamento adequado, além do bom atendimento se houver, saber se há profissionais capacitados para utilizá-los.
Recomenda-se, portanto, sempre que possível, fazer uma visita à clínica para tirar as suas próprias conclusões.

Conclusão

Sei que não é uma tarefa fácil olhar para alguém que você conhece e pensar em interná-lo, até por que eu sei o que essa palavra “internação” faz as pessoas pensarem, mas lhe garanto que o serviço que oferecemos não é assim.

Para começar a internação é um serviço regulamentado por lei é totalmente válido em casos em que o sistema padrão não foi capaz de solucionar, e se configura por ser um tratamento humanizado e individualizado, ou seja para cada problema uma solução diferente, um tratamento focado nos problemas individuais de cada dependente.

Portanto, lembre-se dos cuidados que ressaltei durante o texto e se puder dar esse voto de confiança com o Grupo Recanto e entrar em contato conosco, agradeço, nossa clínica em Igarassu já possui 14 anos de experiência e vivências, com mais de 3.500 vidas salvas durante esse tempo.

Nós ligamos para você