Estamos aqui 24h

é só clicar

Clínica de reabilitação em Petrolina: Ajuda
Publicado em: 24 de junho de 2022

Atualizado em: 28 de setembro de 2023

Clínica de reabilitação em Petrolina: Ajuda

Petrolina é um município que vem se desenvolvendo de forma rápida e acentuada, na medida em que as forças governamentais se empenham para manter esse desenvolvimento de forma sustentável e não comprometer a saúde de sua população.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) comprovam isso, porém, assim como o desenvolvimento chama atenção de pessoas bem-intencionadas, também chama atenção de aproveitadores.

E assim também é com as drogas que têm se disseminado por todo o estado de Pernambuco, e agora volta-se para Petrolina como um possível centro ou passagem, como mostra a recente reportagem do G1, foram mais de 2,8 milhões apreendidos em mercadorias.

Por isso faz-se importante um serviço especializado além da rede de saúde padrão, estou falando das clínicas de reabilitação em Petrolina, para entender melhor como elas funcionam, leia abaixo.

Saiba como funciona uma clínica de reabilitação em Petrolina

Antes de tudo, é preciso entender melhor como uma clínica de reabilitação em Petrolina funciona, ainda mais saber reconhecer e diferenciar se é uma boa clínica ou não.

Sabendo disso, listei algumas dicas e cuidados para que saibam identificar mais facilmente quais clínicas realmente são boas recomendações e outras que podem ser apenas promessas infundadas.

É importante dizer que uma clínica experiente e que dê atenção a todos os tipos de dependentes químicos é mais rara de se encontrar, mas definitivamente é uma das melhores opções.

– Tempo de recuperação

O tempo médio de recuperação em clínicas de reabilitação em Petrolina é entre 90 dias e 180 dias, que são os períodos respeitados por lei e que dão liberdade e tempo o suficiente para uma recuperação adequada.

Uma vez que o tempo mínimo para uma boa desintoxicação e início de construção de novos hábitos mais saudáveis é de 90 dias, embora que mais tempo geralmente se revela por ser mais benéfico e firmar novos padrões de comportamento.

– Tratamentos utilizados

Os tratamentos utilizados nas clínicas de reabilitação em Petrolina podem variar bastante de acordo com o modelo de tratamento geral da clínica e individual do paciente, processos como uso de medicamentos, psicoterapias, exercícios físicos, terapias comportamentais e outros.

Porém, para qualquer dependente químico é indispensável que passe pelos processos de desintoxicação, conscientização e ressocialização.

A desintoxicação é um processo acompanhado por uma equipe multiprofissional, que é feito para retirada das substâncias restantes das drogas que consumia e que ainda provocam danos ao corpo.

O processo da conscientização acontece pois o dependente químico não admite sua situação e considera que estaria bem se não estivesse ali, assim é preciso mostrar as falhas de sua vida nas mais diversas áreas e os prejuízos que o uso tem causado.

A ressocialização em uma clínica de reabilitação em Petrolina, ocorre para que o dependente possa voltar para casa estando resistente a seus antigos hábitos e como novos hábitos saudáveis que o mantenham longe do uso de drogas. 

– Preço

Não há como dizer o preço médio cobrado por cada clínica, porém o que posso lhe dizer é que uma boa parte das clínicas de reabilitação em Petrolina são particulares, todavia algumas possuem convênios com planos de saúde que cobrem de forma integral e parcial os custos do tratamento.

Aceitando as mais diversas formas de pagamentos, em espécie, cartão, boleto, cheque; sendo dessa maneira mais acessível do que se apresenta numa primeira vista.

Qual o papel que uma clínica de reabilitação desempenha?

papel da clinica de reabilitação

As clínicas de reabilitação em Petrolina são consideradas hospitais de pequeno e médio porte, por isso são reconhecidas por lei aquelas que estão devidamente legalizadas como um serviço emergencial além do sistema de saúde padrão.

Dessa maneira, as clínicas de reabilitação em Petrolina servem de serviço hospitalar especializado nas dependências de drogas e álcool, bem como suas comorbidades associadas.

Essas clínicas têm como dever a prestação de um serviço humanizado que forneça a cada paciente uma chance de adotar um novo estilo de vida e realizar uma vida longe das drogas e do álcool ao término do tratamento.

Conheça os tipos de internação que uma clínica de reabilitação pode oferecer

Embora o termo internação se refira a apenas uma coisa, existem diferentes formas de fazê-lo, elas se adaptam ao estilo de cada paciente, como também os desejos familiares e de terceiros envolvidos.

Veja abaixo:

– Internação voluntária

A internação voluntária é a de melhor e fácil execução, consiste apenas da pessoa interessada voluntariamente comunicar a uma das clínicas de reabilitação em Petrolina que seja realizar seu tratamento.

– Internação involuntária

Esse é o tipo de internação para aqueles futuros pacientes que não desejam se internar, mas já tem causado danos o suficiente em si e naqueles ao seu redor para que familiares e amigos tomem essa decisão por ele (a).

Podendo tomar a frente a decisão dessa internação de modo legal, tutores, guardiões, pais, mães, filhas (os), irmãos e irmãs.

– Internação compulsória

A internação compulsória ocorre por meio da decisão de um juiz, pois através de um laudo médico que ateste aquela pessoa como dependente em necessidade de tratamento e outros dados pessoais da pessoa, ele baseia sua decisão.

Precisando primeiro o pedido ser encaminhado aos ministérios públicos responsáveis pela situação, podendo o médico realizador do laudo, servidores públicos de saúde e representantes legais darem início a este processo judicial.

Como escolher uma boa clínica de reabilitação em Petrolina – Pernambuco?

como escolher uma boa clinica de reabilitação

Dentre tantas clínicas disponíveis por Petrolina, como escolher a melhor opção?

É precisamente sobre estes pontos que irei relatar agora. Sobre a qualificação e regularidade da equipe multidisciplinar, infraestrutura da clínica, localização, avaliação e opinião de antigos clientes, estar regularizada e devidamente legalizada.

Assim como na falta de clínicas eficientes em Petrolina para atender as necessidades de seu caso, saiba que o Grupo Recanto estará pronto para lhe atender, com clínicas em Igarassu e São Cristóvão, assim como unidades masculina e feminina.

– Equipe multidisciplinar

Pelo fato da dependência química ser uma doença Biopsicossocial, faz-se necessário que as clínicas estejam preparadas, contando com uma equipe selecionada e preparada para as inúmeras dificuldades que podem aparecer durante o tratamento.

A equipe multidisciplinar deve englobar as múltiplas áreas que podem ser afetadas pela doença da dependência química, profissionais que geralmente estão inclusos nessa equipe:

  • Médicos
  • Enfermeiros e técnicos de enfermagem
  • Psicólogos
  • Terapeutas ocupacionais
  • Profissionais de educação física
  • Técnicos de referência em dependência química
  • Nutricionistas
  • Profissionais de serviço social

– Especialidades

É importante procurar saber com a sua clínica de interesse se eles possuem experiência com o tipo de dependência química em que a pessoa necessita, pois a experiência de casos anteriores faz com já entendem melhor quais medidas devem ser tomadas.

Estrutura e organização

As condições físicas de cada clínica é um dos aspectos mais importantes, junto a qualidade do tratamento, não estou falando apenas de estética, embora ela seja importante.

Mas sim de possuir os materiais e instalações necessárias para o devido tratamento, além de estarem bem cuidados se houver, é importante saber se há profissionais capacitados para usá-los.

Por isso recomendado que sempre que possível se faça uma visita a clínica, para tirar suas próprias conclusões pessoalmente.

Conclusão

Como demonstrado não é uma tarefa tão simples escolher a clínica de reabilitação ideal em Petrolina, pois é preciso estar atento aos detalhes, já que a clínica ficará encarregada de pais, mães, filhos e filhas, irmãos e irmãs.

Mas seguindo atentamente tudo o que foi deixado aqui no texto, com certeza encontrará aquela que se adequa a exigência de cada um.

Entendo que não é fácil pensar que é preciso internar alguém por conta de um problema com drogas, mas não se deve levar essa questão de forma leviana, afinal cigarro e álcool são as drogas que mais matam e geram doenças no mundo e ainda assim são legalizadas.

Não deixe para amanhã, procure hoje por ajuda!

Nós ligamos para você