Estamos aqui 24h

é só clicar

Como saber se a clínica de recuperação é confiável?
Publicado em: 19 de agosto de 2021

Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024

Como saber se a clínica de recuperação é confiável?

Quando alguém próximo da gente recebe um diagnóstico de dependência química ou transtorno psiquiátrico, com necessidade de internação, é normal surgir dúvidas sobre como saber se uma clínica de recuperação é confiável.

Em muitos momentos da minha vida profissional, eu vi essa situação acontecer. Inclusive, é sempre importante pesquisar e encontrar referências positivas no local onde o tratamento será realizado.

Essa dúvida é normal e, assim como quando vamos consumir algum tipo de serviço pela primeira vez, ficamos apreensivos e ansiosos, ainda mais quando envolve a saúde de alguém que você ama.

Para fazer a escolha certa é preciso avaliar bem, mas como você vai saber avaliar de forma correta?

É por isso que escrevi este artigo! 

Para lhe ensinar a entender como funcionam as clínicas e como saber se elas são confiáveis,agindo de acordo com a lei e com as determinações científicas.

Dessa forma fique atento e continue no texto para descobrir!

A importância da clínica de recuperação no tratamento de dependência química

Existem várias formas de tratamento para a dependência química, dentre elas as psicoterapias, terapias comportamentais, medicamentos, grupos de apoio, clínicas de recuperação entre vários outros.

Por que, então, você deveria justamente escolher uma clínica de recuperação para internar o paciente?

A clínica de recuperação é um espaço preparado inteiramente para lidar com os desafios do tratamento da dependência química como uma doença biopsicossocial. Dessa forma, são oferecidos tratamentos variados de acordo com a necessidade de cada paciente.

Além disso, a clínica não está só preocupada em cessar a dependência, mas também em entender o que o levou a doença e a mudar sua forma de pensamento para que recaídas não aconteçam mais.

Na clínica de reabilitação também é acompanhada a saúde geral da pessoa. E se forem notadas comorbidades, isto é, doenças que se manifestem juntamente com a dependência química e influenciam uma a outra, também será igualmente tratada.

As clínicas de reabilitação também fazem um acompanhamento e levantamento da história familiar, para entender todos os aspectos da vida daquela pessoa para ajudar no tratamento.

Dessa forma, uma clínica séria oferecerá um serviço da maior qualidade para o atendimento em dependência química, uma vez que, além de todo esse suporte, o paciente não terá ninguém de fora para o influenciar ou lembrar de locais onde fazia o uso.

Como saber se uma clínica de recuperação é confiável: veja 5 dicas de como avaliar

clínica de reabilitação grupo recanto

Saber se uma clínica de recuperação é confiável não é uma tarefa tão difícil se você saber quais pontos observar e avaliar com cuidado.

Para isso, especifiquei 5 pontos de atenção, para que você possa tomar uma escolha confiável e consciente.

Aqui estão eles:

1.Pesquise o histórico da clínica

Faça uma pesquisa e veja quais as críticas e elogios sobre a atuação da clínica. Descubra há quantos anos está tratando dependentes e procure pessoas que já passaram por lá para saber como os pacientes são assistidos.

É importante verificar também se a clínica possui o devido licenciamento legal para atuar. Para conferir, basta procurar os órgãos do governo estadual. É possível ligar e fazer essa consulta online.

2.Avalie a infraestrutura

A infraestrutura é um ponto diferenciado de cada clínica. 

Primeiro analise o que cada uma tem a oferecer. Àquelas que lhe parecerem mais preparadas ou com melhor custo-benefício peça fotos ou vídeos e planeje uma visita.

As imagens servem para você ter uma ideia mais real de como tudo é organizado. Porém, é mais recomendado ainda que tente marcar uma visita pessoalmente para verificar se tudo que foi apresentado ainda está em bom estado e condiz com o que foi mostrado.

3.Veja as especialidades dos profissionais

especialidades médicas

Essa é uma etapa que pode ser feita durante a visita à clínica mesmo. 

Procure saber quais profissionais constituem a equipe terapêutica, se possível verifique se os profissionais possuem os seus registros dos conselhos de sua profissão, como o CRM (conselho regional de medicina). 

Lembre-se que é seu direito solicitar esses números e inclusive verificá-los online para saber se o profissional já teve alguma ocorrência negativa na carreira. 

A clínica não está fazendo um favor a você ao passar essas informações, então não tenha vergonha de pedir.

4.Conheça as abordagens terapêuticas

Cada clínica vai ter um modelo de tratamento diferente, pois o propósito de cada abordagem terapêutica é única. 

Não há como dizer qual a melhor e qual a pior, apenas busque aquela que combine mais com sua visão de mundo e que lhe pareça funcional.

Mas é importante que você saiba como funciona uma clínica de reabilitação, pois saberá exatamente o que a pessoa que será internada ali estará enfrentando e de que forma será cuidada.

5.Confira a localização e acessibilidade

clínica de reabilitação grupo recanto

A última dica é conferir, com base na localização da clínica, como é para a família. Calcule se seria custoso financeiramente, se seria possível visitar a pessoa.

Esse tipo de pergunta ajuda você a se guiar para tomar uma escolha melhor.

Como funciona o tratamento de dependência química em uma clínica particular?

clínica de reabilitação grupo recanto

Claro que as clínicas particulares geralmente terão mais recursos e opções para oferecer, geralmente oferecendo um modelo mais atualizado de tratamento, uma infraestrutura maior e uma maior equipe de saúde.

O tratamento em si varia muito de acordo com cada clínica, porém a maioria segue uma estrutura básica, começando com o processo de desintoxicação, a seguir introduzindo algum tipo de terapia, fazem o uso de medicamentos mediante a necessidade do paciente e vão fazendo as suas intervenções específicas.

Nesse processo o dependente químico passa pelos estágios de pré-contemplação, contemplação, preparação, ação e manutenção.

Como saber se uma clínica de recuperação é confiável: Porque escolher o Grupo Recanto

por que escolher o grupo recanto

O grupo Recanto já possui mais de 13 anos de história no combate a dependência química, somos uma clínica legalizada e respaldada pelos principais órgãos de saúde, possuímos em nossa infraestrutura, dormitórios, piscina, área de lazer, academia, ambulatório e muito mais.

Em nossa equipe possuímos profissionais das mais diversas áreas, você pode conhecê-los acessando a aba de equipe em nosso site.

Entre vários outros profissionais, dispomos de:

  • Médicos
  • Psicólogos
  • Enfermeiros
  • Terapeutas ocupacionais
  • Profissionais em educação física
  • Nutricionistas
  • Consultores em dependência química
  • Técnicos de referência em dependência química

Trabalhamos com uma abordagem terapêutica baseada num tripé, sendo eles o aconselhamento biopsicossocial em dependência química, a terapia racional emotiva e o programa dos doze passos.

Estamos localizados nos estados de Sergipe, com uma Clínica do Grupo Recanto em Aracaju e Pernambuco, com duas clínicas.

Clique aqui para saber sobre as clínicas de recuperação do Grupo Recanto!

Conclusão

Escolher uma clínica de recuperação não é difícil, é apenas uma tarefa que requer certo empenho e esforço. 

Mas é muito recompensador, afinal, você não iria querer que seu amigo ou ente querido ficasse numa instituição que lhe fizesse mal.

É importante fazer esse trabalho de investigação para garantir o melhor serviço, por isso procure uma clínica que se alie a sua posição e condição no momento.

No final das contas, esse é o investimento que pode mudar a vida de uma pessoa e daquelas ao seu redor, então é importante que se pense bastante antes de se fazer a escolha.

Agradeço por sua companhia até aqui e espero sinceramente que não precise passar por esse tipo de decisão, mas se chegou a esse ponto e tiver que fazer, pense com cuidado, afinal, uma vida está em jogo.

Nós ligamos para você