Estamos aqui 24h

é só clicar

Internação Psiquiátrica: Depressão
Publicado em: 16 de abril de 2020

Atualizado em: 17 de agosto de 2023

Internação Psiquiátrica: Depressão

Atualmente, a depressão tem sido considerada como a doença do século, sendo um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. A depressão é uma doença crônica grave que afeta diversas áreas da vida do sujeito, como a mental, física e social. Os sintomas variam de leves a graves e podem incluir fadiga, perda de interesse em atividades antes prazerosas, mau humor, insônia ou em seus casos mais graves ideação suicida.

Existem algumas formas de tratamento para pessoas com depressão, entre elas a psicoterapia e as medicações, vale ressaltar que nesse momento o apoio e ajuda da família também se constituem como sendo muito importantes. Por essas razões o indivíduo que sofre com esse tipo de doença precisa de um acompanhamento adequado que atenda suas necessidades e demandas específicas.

Portanto, é de fundamental importância conhecer os sintomas e procurar as melhores opções de tratamento, a internação psiquiátrica se torna uma opção quando o indivíduo não possui mais autonomia sobre sua vida e representa uma ameaça tanto para si mesmo, quanto para sua família e sociedade. Aqui no Grupo Recanto, ao ser avaliado pela equipe multidisciplinar, o paciente receberá o PTI (projeto terapêutico individual), que será o guia de como procederá o tratamento do mesmo.

O que é a depressão?

A depressão é uma doença crônica grave e recorrente, caracterizada por alterações do humor, tristeza profunda e sentimentos de desesperança, que causam dor e sentimento de culpa. Essa doença acarreta prejuízos severos na qualidade de vida do indivíduo.

Existem diversos subtipos de depressão como por exemplo: o episódio depressivo, transtorno depressivo maior, depressão bipolar, distimia, depressão atípica, depressão sazonal, depressão pós-parto e depressão psicótica, além disso, ela pode ser classificada como leve, moderada e grave.

Em seu nível leve, ela pode ser tratada e controlada por exemplo por meio de terapia, adotando hábitos saudáveis de vida como exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

No nível moderado e grave as formas de tratamento incluem a psicoterapia associada com o uso de medicações e em casos de maior gravidade se é considerada a internação psiquiátrica.

Sintomas da depressão

Os principais sintomas que se expressam na depressão, são a tristeza profunda ou humor deprimido, perda de interesse em atividades antes prazerosas, insônia ou dormir em excesso, irritabilidade e baixa autoestima.

Seus quadros são caracterizados por uma multiplicidade de sintomas e podem variar de acordo com o tipo. Nas formas graves podem estar presentes sintomas psicóticos como delírio e alucinação, alterações psicomotoras ou biológicas. Os sintomas na depressão geralmente são recorrentes e intensos, e se não tratados podem acarretar diversos prejuízos na vida da pessoa.

Perigos da depressão

A depressão se não for tratada pode acarretar consequências físicas, mentais e de comportamento, como problemas de saúde, predisposição ao consumo de álcool e drogas, entre outros. As reações depressivas surgem com muita frequência após perdas relevantes e significativas na vida do indivíduo como falecimento de uma pessoa querida, um término de relacionamento, um episódio de desemprego ou ficar sem moradia.

Os prejuízos no sistema imunológico podem ser considerados como uma consequência grave, onde o organismo do indivíduo pode ter uma predisposição a diversas infecções, doenças vasculares e autoimunes, como por exemplo a diabetes. Na depressão existem diversos fatores de risco que podem acabar contribuindo para que o indivíduo cai em sua armadilha.

Nota-se que pessoas que vivem sozinhas, viúvos, indivíduos sem convivência familiar, aqueles que não possuem uma religião como auxílio ou participam de algum grupo social, os que não praticam atividades físicas, pessoas com um elevado nível de estresse e aqueles que possuem uma predisposição genética, têm maiores chances de desenvolver a doença.

Internação psiquiátrica contra depressão

A internação psiquiátrica contra depressão tem como objetivo proteger, dar maior segurança e tratar o paciente para que ele estabilize e se recupere da melhor forma, com a ajuda tanto dos profissionais capacitados para atendê-lo quanto do apoio de sua família.

A internação é mais recomendada em casos em que o indivíduo apresenta capacidade reduzida de autodeterminação e de autogestão. A internação nesses casos se torna uma boa saída para quem precisa estabilizar a crise e posteriormente se recuperar, sendo assim, nesses espaços o indivíduo recebe cuidados intensivos para desta forma, retomar a saúde mental do paciente.

Em que casos é recomendada a internação psiquiátrica para depressão?

A internação psiquiátrica para depressão é recomendada em casos onde o indivíduo apresenta um desequilíbrio em seu funcionamento psíquico representando um risco aos demais. 

Um dos problemas que mais preocupam e trazem um alerta a quem convive com alguém que apresente essa doença é a ideação suicida, em alguns casos significa que a doença já está em um nível mais avançado e quanto antes for tomada atitudes assertivas, melhor para regredir o caso.

Outras situações recomendadas para internação, incluem pessoas com sintomas psicóticos, como o delírio ou alucinação, que possuem resistência em aceitar as medicações.

Ela tem como objetivo assegurar uma boa forma de estabilização do quadro e tratamento onde o paciente será acolhido por uma equipe de profissionais em um local protegido.

Quanto tempo dura uma internação psiquiátrica para depressão?

O tempo de internação do indivíduo com depressão varia de acordo com o que vai ser necessário para estabilizar o quadro e o tempo necessário para tratar o paciente. Podendo esse tempo ser reduzido ou prolongado de acordo com o seu estado clínico.

Existem casos por exemplo onde o paciente pode ficar internado por um curto período de tempo e outro que vão necessitar de uma internação mais prolongada.

A maneira como o paciente se comporta com relação ao tratamento são determinantes nesse processo para que o psiquiatra estabeleça o período ideal da internação, os modos de tratamento e as medicações que precisam ser utilizadas pelo paciente.

Como é o tratamento em uma clínica psiquiátrica para depressão?

O tratamento em uma clínica psiquiátrica para depressão é uma oportunidade para que o paciente aprenda a lidar com seus sentimentos e emoções, alcançando assim uma melhor qualidade de vida.

Neste ambiente o paciente tem a possibilidade de se desfazer de suas cargas negativas, por meio de algumas atividades que são realizadas dentro da clínica como por exemplo: terapias de grupo e terapias individuais, sendo levados assim a construir a resolução de seus problemas.

Com os diversificados tipos de tratamento que o paciente recebe em sua internação, ele volta a desenvolver sua autoconfiança e autoestima afastando a depressão.

Portanto, o seu tratamento envolve profissionais especializados em saúde mental, que vai auxiliá-lo a se desenvolver da melhor forma e em alguns casos auxílio medicamentoso, prescrito e acompanhado pelo psiquiatra responsável.

Como é feita a avaliação com psiquiatra?

Ao receber o paciente o psiquiatra responsável irá realizar o primeiro atendimento e preencher a anamnese, documento que relata o estado clínico da pessoa e as informações da vida dela.

Se achar necessário irá fazer o seu exame mental realizado através de exames neurológicos para auxiliar em suas avaliações ele pode também solicitar outros exames, como testes psicológicos e exames de imagem, como ressonância magnética.

Este mesmo psiquiatra ao avaliar as condições mentais do paciente pode optar por uso medicamentoso em casos mais graves a fim de conter a crise ou por abordagens cognitivas com os demais profissionais a fim de recuperar o indivíduo.

Quanto tempo demora uma consulta com o psiquiatra?

Em geral, a primeira consulta com o psiquiatra tende a se estender mais pois é onde o profissional confecciona a anamnese do paciente, entendendo seu quadro clínico. 

As demais consultas são de estabilização de crise e manutenção do tratamento, acabam durando um pouco menos pois a quantidade de atendimentos passa a ser de uma periodicidade maior.

Clínica psiquiátrica pelo Plano de Saúde

De acordo com a lei 9.656/98 sobre os planos de saúde, são garantidos tratamentos, internação e consultas psiquiátricas para todos os tipos de transtornos mentais, incluindo também casos de dependência química.

Todos os planos de saúde devem cobrir este tipo de tratamento de forma ilimitada, para que sejam feitos os procedimentos necessários, conforme solicitado tanto pelo psiquiatra, quanto pela equipe de profissionais que irá cuidar do paciente enquanto estiver em tratamento.

Clínica psiquiátrica particular

Neste ambiente é ofertado um tratamento completo com profissionais especialistas em diversos tipos de transtornos mentais.

Os pacientes recebem tratamento de acordo com seu caso, sendo a clínica um ambiente estruturado, diferenciado e apropriado para acolher a demanda do paciente.

Neste local é feito o diagnóstico do tipo de transtorno ao qual o paciente sofre e a indicação do tratamento correto para cada caso, de acordo com a gravidade e os riscos que o cercam.

A clínica psiquiátrica particular do Grupo Recanto conta com uma equipe de profissionais composta por, médicos psiquiátricos, médicos clínicos gerais, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, entre muitos outros, prontos para auxiliá-los da melhor forma.

Conclusão

Atualmente, a depressão tem sido considerada como um caso grave de saúde pública, ela é uma doença crônica que acarreta prejuízos na vida do indivíduo. Os sintomas podem variar entre leves, moderados e graves, e podem incluir tristeza profunda, fadiga, insônia e mau humor. Existem variadas formas de tratamento para pessoas acometidas pela depressão como a uso de medicamentos e psicoterapia e em casos mais graves se faz necessário muitas vezes a internação psiquiátrica.

O apoio da família também é de fundamental importância nesse processo.A depressão possui ainda diversos subtipos, são eles a depressão maior, depressão bipolar, distimia, depressão atípica e a depressão psicótica, além de outras. Nesse tipo de doença existem uma variedade de sintomas que podem variar de acordo com o seu subtipo. Na forma grave da depressão, o indivíduo pode apresentar sintomas psicóticos, como a alucinação e o delírio.

Geralmente, os sintomas na depressão são recorrentes, intensos e se não forem tratados rapidamente da forma apropriada podem gerar diversos prejuízos na vida do sujeito. Existem diversos fatores de risco, que contribuem para que a pessoa caia na sua armadilha. As reações depressivas podem acontecer muitas vezes devido a percas significativas na vida da pessoa.

A internação se torna uma possibilidade nesses casos, pois desta forma, o paciente poderá receber cuidados específicos de acordo com sua demanda, possibilitando assim que ele se recupere rapidamente. Os casos que requerem a internação psiquiátrica são muitas vezes aqueles onde a pessoa está em desequilíbrio mental, representando risco para si, a família e a sociedade, como também casos onde existe ideação suicida, ou sintomas psicóticos delírios e alucinações.

O psiquiatra é quem irá avaliar e estabelecer o tempo de internação, para que o quadro do paciente seja controlado e estabilizado. A forma como o paciente reage também são determinantes nesse processo. A avaliação feita pelo psiquiatra tem como objetivo, realizar o diagnóstico e fazer o planejamento do projeto terapêutico. Na consulta com o psiquiatra o tempo da primeira consulta pode ser mais extenso de devida a feitura da anamnese ou menor de acordo com as consultas periódicas.

A lei assegura internação psiquiátrica pelo SUS, com o atendimento a todas as pessoas acometidas por algum tipo de transtorno mental, como por exemplo a depressão. Nos planos de saúde esse tipo de internação, é garantido por lei de maneira ilimitada. Já as clínicas particulares possibilitam um tratamento especializado com uma equipe multiprofissional, que irão adequar o paciente no tratamento conforme a sua demanda.

Desta forma, se faz necessário procurar ajuda de profissionais especializados em saúde mental, para assim reconhecer os sintomas da depressão e procurar a melhor forma de tratamento. A internação psiquiátrica se torna uma opção quando o indivíduo se encontra em desequilíbrio e representa assim, um risco tanto para si mesmo, quanto para sua família e sociedade.

Nós ligamos para você