Estamos aqui 24h

é só clicar

Qual a melhor clínica do Nordeste para dependentes químicos?
Publicado em: 22 de dezembro de 2021

Atualizado em: 07 de abril de 2022

Qual a melhor clínica do Nordeste para dependentes químicos?

Quando estamos atrás de algo que queremos muito ou quando estamos procurando ajudar alguém, frequentemente buscamos pelo melhor e com as clínicas de reabilitação não poderia ser diferente.

Em se tratando de serviços de saúde, todos nós sabemos a diferença que faz o cuidado desde o primeiro atendimento, quando o lugar é de fato empenhando em cumprir o seu papel e auxiliar vidas.

Muitas dúvidas cercam as famílias quando converso com elas, algumas esboçam temores com relação a maus tratos, dúvidas com relação ao funcionamento do tratamento, sobre como funciona e os tipos de profissionais envolvidos.

Todas essas dúvidas são válidas, afinal ninguém confiaria a si ou confiaria um parente em algo que não acreditasse, para isso é preciso estar atento a certos detalhes como infraestrutura, recomendações da marca e modelo de tratamento, para essas e outras informações.

Preparei um guia completo com recomendação da melhor clínica do Nordeste no texto abaixo. 

Como funciona uma clínica de reabilitação?

melhor clínica do nordeste clínica de reabilitação

A clínica de reabilitação funciona com o objetivo de resgatar vidas da dependência química, de modo a propiciar um ambiente saudável e com acompanhamento da equipe de saúde para que o dependente químico foque apenas em sua recuperação.

Contudo, os tratamentos em clínicas de reabilitação frequentemente possuem o intuito de não tratar a doença apenas, mas sim a pessoa que existe em cada paciente, pois forma suas angústias, inseguranças e incertezas que o levaram até o estado em que se encontra.

Dessa maneira, é preciso tratar principalmente das causas emocionais e psicológicas que o levaram a dependência, pois para tratar apenas dos sintomas da dependência, a pessoa tornará a fazer o uso compulsivo feito anteriormente.

Assim, a melhor clínica do Nordeste deve se preocupar em mais do que tratar, visa também acolher, ressignificar, desenvolver novas habilidades, recuperar outras esquecidas, incentivar a busca pelo autoconhecimento e ensinar um novo estilo de vida.

Para isso, cada paciente recebe um plano terapêutico diferente, de acordo com as necessidades e carências de cada um, pois cada um teve uma vivência diferente para com a droga, questões diferentes que precisam de cuidados diferentes e específicos.

O que avaliar na hora de escolher uma clínica no Nordeste?

Na hora de escolher um produto ou serviço é preciso saber como avaliá-lo para ter certeza que está fazendo a escolha coerente para sua situação e momento, para isso irei lhe ajudar com algumas dicas do que investigar e prestar atenção.

Embora o Nordeste ainda seja um campo em expansão com relação ao tratamento da dependência química e saúde mental, o número de clínicas vem aumentando anos após ano a um ponto onde pode ser difícil distinguir o serviço sério do serviço que visa apenas o dinheiro, por isso fique atento a esses 5 pontos abaixo:

Leia também: Como saber se a clínica de recuperação é confiável?

1- Referências e indicações

Quando interessado em uma clínica é importante procurar informações sobre quem já passou por ali anteriormente, dessa forma poderá saber como foi a experiência da pessoa lá, se condiz com o que foi lhe passado e se ela indicaria.

Procure mais de um ponto de vista para ter um olhar mais amplo e detalhado sobre a clínica em questão, assim poderá saber mais sobre as especialidades da clínica, sobre o modelo de tratamento e como os pacientes são tratados.

Leia também: Clínica compulsória e internação involuntária: Quais as diferenças?

2- Corpo clínico

O corpo clínico diz a respeito da equipe envolvida no tratamento do paciente, de maneira que nas clínicas de reabilitação frequentemente esse corpo clínico é composto por diversos profissionais da saúde.

Verifique se cada profissional está devidamente qualificado e apto para estar trabalhando em sua função, aconselho inclusive a consultar o número dos registros dos profissionais nos seus respectivos conselhos.

3- Estrutura física

A estrutura física diz a respeito de todo o material de suporte físico, incluindo as edificações e lugares disponíveis, assim como veículos, materiais e instrumentos de trabalho.

Dessa forma, é importante primeiro analisar como estão as condições de cada estrutura, a limpeza do espaço, se oferece boas condições de convivência, se possui lugares de lazer e de descanso.

A forma como tudo fica organizado na clínica também é importante, se já tiver recebido fotos ou vídeos da clínica, certifique-se de olhar os mesmos lugares para ver se realmente estão como lhe foi mostrado.

Para ser a melhor clínica do Nordeste, é necessário um investimento pesado em infraestrutura.

4- Especialidades da clínica

É importante entender quais são as especialidades de cada clínica, quais tipos de doenças e transtornos são atendidos lá e quais são os que mais passaram por lá, para ter uma maior segurança na hora de contratar o serviço.

Essa parte é importante não só para que não se cometa enganos, de repente colocando em uma clínica focada em tratamento de outras patologias, como também procurar as mais especializadas no problema da pessoa que está em estado de necessidade.

5- Diferenciais

melhor clínica do nordeste

Quando se existe mais de uma opção para algo é importante saber o que os diferencia e por que deveria escolher um e não o outro.

Com as clínicas também não é diferente, é importante saber o que faz uma ser melhor do que a outra, quais os serviços oferecidos que podem ser tidos como diferenciais.

Avalie bem todos esses pontos antes de escolher a melhor clínica do Nordeste para internar seu familiar.

Leia também: Clínica de reabilitação em Pernambuco: Como escolher?

Afinal, qual a melhor clínica do Nordeste para dependentes químicos?

Diante da situação para ser considerada a melhor clínica do Nordeste no tratamento para a dependência química, a clínica tem que possuir e estar de acordo com todos os itens acima e para isso precisar já possuir um tempo no mercado, assim só lhe posso recomendar a Clínica Grupo Recanto.

A clínica Grupo Recanto já está no mercado há mais de 13 anos, ajudou a transformar mais de 3.500 vidas, não é qualquer clínica que consegue durar por tanto tempo, para isso é preciso compromisso.

Em nosso tratamento articulamos o uso de profissionais especializados em diversas áreas da saúde com técnicos e consultores em dependência química, que são pessoas que possuem o conhecimento empírico da dependência e hoje usam isso em prol do tratamento de outras pessoas.

Nossa equipe multiprofissional opera de forma interdisciplinar e funciona 24 horas, para poder dar suporte no momento em que a pessoa mais precisa, os médicos encarregados estão na clínica todos os dias e não apenas em um ou dois por semana.

Também somos legalizados por todos os órgãos fiscalizadores regionais e nacionais em termos de funcionamento e tipo de tratamento, tudo está de acordo com as recomendações das autoridades.

  Falo com sinceridade que encontrar pouquíssimas clínicas como essa por aí, algumas até podem ter um ponto ou outro melhor, mas quando se analisa o conjunto e a historicidade da empresa, para definir a melhor clínica do Nordeste não há outra escolha senão o Grupo Recanto.

Leia também: Importância da família no tratamento do dependente químico

Quais os tipos de tratamento oferecidos?

Dentre os tratamentos oferecidos, o Grupo Recanto procura oferecer os melhores entre os disponíveis nesse segmento, dessa forma procurando sempre se atualizar, buscando especializações no exterior para oferecer o melhor sempre.

Nossos tratamentos são guiados por um tripé, que consiste no aconselhamento em dependência química, o uso do programa de doze passos, por último, mas não menos importante o uso da terapia racional emotiva como psicoterapia base.

Aqui, tratamos a dependência química como a doença biopsicossocial que ela é, assim, o aconselhamento em dependência química é feito por um consultor em dependência química, que já passou por situações parecidas e conhece pessoalmente as angústias do momento, para que assim haja uma identificação e engajamento melhor no tratamento.

O Guia dos doze passos é um programa que surgiu no Grupo de alcoólicos anônimos e depois se expandiu para os outros grupos que se originaram dele, esse programa ajuda a pessoa a se conhecer melhor e ir lentamente entendendo o porquê chegou à situação de dependência, até que chegue o ponto que reconheça que suas limitações frente a doença, ensina também um novo estilo de vida, longe das drogas.

A Terapia Racional Emotiva ajuda a pessoa a lidar com suas próprias expectativas, a enfrentar e resistir às crenças irracionais que produzem essas expectativas, trabalhando também o lado emocional, de como essas emoções afetam o pensamento e comportamento da pessoa, focando sempre no presente.

Além de tudo isso, como a abordagem precisa ser biopsicossocial, ainda realizamos terapias e tratamentos complementares a depender da necessidade de cada um, como sonoterapia, laborterapia, alimentação balanceada, terapia ocupacional. 

Por que escolher o Grupo Recanto?

Diante de tudo o que foi exposto até aqui, acredito que o Grupo Recanto mereça a sua escolha dada a nossa vasta experiência na área, nosso modelo de tratamento que é atualizado, humanizado e individualizado, sendo capaz de atender todos os tipos de dependências e vícios.

Assim como também de tratarmos também das comorbidades da dependência química, pois muitos dependentes desenvolvem outras doenças em função da dependência, como diabetes, pressão alta ou baixa, anorexia ou obesidade, insônia, doenças sexualmente transmissíveis e várias outras.

Oferecemos o serviço completo no que se refere ao tratamento em dependência química, possuímos convênios com múltiplos planos de saúde, que podem custear totalmente ou parcialmente o tratamento.

Não estou nessa empresa porque busco o lucro, se ele vier será uma consequência, eu busco ajudar aos outros da mesma forma que fui ajudado quando precisei de apoio com a minha dependência ao álcool, de fato acredito na eficácia do programa.

Conclusão

Ao procurar por uma clínica confiável e responsável não achará nenhuma outra melhor clínica do Nordeste que o Grupo Recanto quando se trata de clínica de reabilitação especializada no tratamento da dependência química.

Essa é uma patologia a muito ser discutida, pois muitos já estão em estado de dependência, porém não aceitam e postergam dizendo que ficaram bem ou dando desculpas, transferindo a responsabilidade para outros.

Olhe por mais que seja duro dizer isso a chance de ficar tudo bem, sem tratamento é pequena, pois a doença só progrediu, então seja você um familiar, um amigo de alguém nesse tipo de situação ou a própria pessoa em dependência, não deixe para depois, procure ajuda agora!

Esse tipo de problema não machuca apenas ao dependente, mas a todos aqueles próximos a ele, pessoas com quem se importa, mas tudo isso pode ser destruído se a dependência química não for tratada de forma integral.

Nós ligamos para você