Estamos aqui 24h

é só clicar

Pó de anjo a relação entre o vício e a morte
Publicado em: 07 de fevereiro de 2023

Atualizado em: 21 de julho de 2023

Pó de anjo a relação entre o vício e a morte

De tempos em tempos novas drogas chegam no mercado e desafiam os profissionais da saúde no enfrentamento das dificuldades trazidas pelo consumo dessas substâncias. O pó de anjo é uma dessas drogas que vem se tornando cada vez mais popular entre os grupos de jovens, e nas festas que eles frequentam, apresentando efeitos como alterações de sensopercepção e juízo de realidade. 

Além desses efeitos, o pó de anjo atua no comportamento do sujeito o deixando mais agressivo e com sentimentos de angústia que podem estar relacionados a quadros ansiosos. Essa substância também é consumida no lugar da cocaína por conta do seu preço mais baixo.

Os efeitos do pó de anjo unidos ao valor acessível acabam trazendo grandes riscos à sociedade, principalmente, às parcelas que não possuem poder aquisitivo e acabam buscando satisfazer sua vontade de consumir uma droga,  encontrando o pó de anjo como uma alternativa. 

Nesse contexto, é importante trazer para a população as informações corretas sobre os riscos trazidos pelo uso do pó de anjo e de que maneira ele pode prejudicar a saúde de uma forma fatal, caso seu consumo não seja evitado.

O que é o Pó de anjo?

O pó de anjo, também conhecido como fenciclidina ou PCP, é uma substância psicoativa que promove modificações fisiológicas e comportamentais nos sujeitos que o consomem. Usado como anestésico durante algum tempo, essa droga vem ganhando popularidade nos últimos tempos por seu efeito neurotóxico, que provoca grandes alterações no sistema nervoso central.

História

A fenciclidina foi desenvolvida no ano de 1959 pelo laboratório farmacêutico Parke & Davis, com o intuito de servir como anestésico de uso humano e veterinário, mais especificamente para cavalos. Contudo, em 1965 o uso dessa substância em humanos foi interrompido, principalmente, por conta dos efeitos colaterais sentidos pelos pacientes após a exposição ao produto. 

Foi nos anos 70 que o pó de anjo passou a ser consumido, principalmente nos países da Europa. Após ser disseminada no velho continente, a droga passou a receber outros nomes como krystal, angel dust ou peace pill.

Quais os efeitos e sintomas do pó de anjo?

Dentre os vários efeitos do uso do pó de anjo, podemos citar o aumento na frequência cardíaca, elevação da pressão arterial, vômito, depressão cardiovascular, um comportamento hiperssexual, psicose para as pessoas que possuem essa predisposição e convulsões. 

Além disso, o uso de fenciclidina pode ocasionar uma dissociação psicofísica, alucinações, sensação de flutuação, distorção das mensagens sensoriais, euforia, tendo um alto potencial de causar morte ou coma. Desta forma, a manifestação dos sintomas vai depender da quantidade de pó de anjo que foi consumida.

Quais seus riscos?

Um dos grandes riscos da fenciclidina, é sua interação medicamentosa, pois seu efeito sedativo, junto ao álcool e benzodiazepínicos, pode levar ao coma. Além disso, também pode ocorrer a overdose, nesse caso, é importante ficar atento aos sinais, como por exemplo, comportamentos violentos, pressão alta, convulsões, falta de coordenação e um estado alterado de consciência.

O consumo constante do pó de anjo também é prejudicial para a saúde do sujeito, levando a alterações de humor como a depressão, alterações cognitivas e motoras.

Qual a diferença entre o pó de anjo e o pó de macaco

A principal diferença entre as duas substâncias é a origem. Enquanto o pó de anjo foi criado em laboratório, o pó de macaco é extraído de uma planta conhecida como khat, originária da África Oriental. 
Além disso, as duas substâncias apresentam ações diferentes, uma vez que, o pó de macaco promove a liberação da dopamina, também conhecida como o hormônio da felicidade que provoca a sensação de prazer e satisfação, além de ser estimulante do sistema nervoso central.

Já o pó de anjo, age bloqueando os receptores do neurotransmissor glutamato que vem sendo estudado como uma das possíveis causas para o desenvolvimento da esquizofrenia.

Pó de anjo pode causar a morte?

As drogas alucinógenas podem aumentar o risco de morte por provocarem alterações na sensopercepção, ou seja, a pessoa pode ver e ouvir situações que na realidade não existem, por exemplo, o efeito da droga pode fazer o sujeito acreditar que tem a capacidade de voar ou sentir que insetos andam pelo seu corpo. 

Além disso, não podemos falar de drogas sem comentar o risco de overdose existente durante o consumo sem controle dessas substâncias, para isso é importante entendermos o conceito.

Overdose é um quadro caracterizado pelo consumo de substâncias em uma quantidade grande e intervalo curto de tempo, que acaba fazendo com que o corpo não suporte, podendo causar a morte.

Importância do apoio de familiares no tratamento do pó de anjo

O tratamento da dependência do pó de anjo, assim como a dependência em outras drogas, demanda o apoio familiar. É a partir do incentivo e da ajuda dos parentes e das pessoas próximas que os adictos podem manifestar uma motivação maior para aderir ao tratamento. 

A família também ajuda o paciente a ter uma base forte com todo o auxílio necessário para dar prosseguimento às intervenções realizadas durante o processo terapêutico, fornecendo um ambiente seguro e motivador.

Quais os tratamentos disponíveis?

Como em todos os casos de dependência química, é importante que o paciente possua uma rede de apoio bem estruturada para que o sujeito possa conseguir enfrentar as dificuldades do tratamento. 

Além disso, é necessária a intervenção de profissionais de saúde, principalmente psicólogos e psiquiatras. Esses profissionais podem fornecer o suporte ideal para que o paciente possa entender o estado em que se encontra. 

O uso de medicamentos pode ajudar a diminuir os sintomas ansiosos e depressivos que podem surgir em decorrência do consumo descontrolado de substâncias psicoativas como o pó de anjo. 

Em alguns casos a internação é necessária, por isso, é de extrema importância buscar uma clínica de confiança que possa fornecer o apoio e a estrutura mais apropriada para que o tratamento ocorra da maneira correta.

Conclusão

Vimos que, assim como outras drogas, o consumo do pó de anjo traz uma série de malefícios para a vida das pessoas. Nesse sentido, é muito importante evitar o uso desse tipo de substância com o intuito de prevenir a dependência química provocada por essas drogas. 

O risco de morte em decorrência do consumo do pó de anjo é um dos principais perigos. É importante que os familiares busquem informações para compreender como esse tipo de substância age no corpo, e quais são suas principais consequências que podem levar à morte.

A busca pelo tratamento adequado nos casos de dependência química é extremamente necessária para ajudar o paciente no processo de reabilitação. Nesse sentido, a rede de apoio deve estar atenta às alterações comportamentais e físicas que podem ser observadas nas pessoas que consomem esse tipo de droga.

A Clínica Recanto oferece uma infraestrutura completa para acolher pacientes que estão em tratamento da dependência química. Possuímos profissionais capacitados e com uma abordagem biopsicossocial, trabalhando todas as dimensões do sujeito durante o processo de reinserção na sociedade.

Nós ligamos para você