Estamos aqui 24h

é só clicar

Afinal, como acontece o tratamento da dependência química?
Publicado em: 22 de março de 2019

Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024

Afinal, como acontece o tratamento da dependência química?

O tratamento da dependência química de boa qualidade é efetivo para reduzir ou interromper o consumo de substâncias psicoativas, melhorar a saúde clínica dos usuários, prevenir danos, tais como infecções e overdoses, bem como aumentar seu funcionamento social.

Sendo assim, é extremamente necessário para o dependente químico um acompanhamento especializado e cuidados especiais para que ele consiga se livrar do vício, a organização de um serviço é uma tarefa complexa, portanto envolta por inúmeras variáveis.

Assim, um serviço de atendimento contemporâneo deve ser preferencialmente interdisciplinar, construído com base nas necessidades do paciente, considerando parceiros locais e envolvendo os familiares nos cuidados oferecidos.

Nesse texto, você encontrará informações importantes sobre funcionamento do tratamento.

Aspectos importantes no tratamento da dependência química

O tipo de tratamento de cada paciente depende da sua demanda, quantidade, frequência e tempo de uso das substâncias causadoras da dependência, como também dos problemas de saúde ou transtornos pré-existentes ou daqueles decorrentes do consumo de drogas.

Um bom tratamento e avaliação deve ser feita por uma equipe multidisciplinar, pois a dependência química é uma doença complexa e multifatorial que acaba prejudicando todas as áreas da vida da pessoa.

O tratamento também varia de acordo com a gravidade da doença e a fase da qual o paciente está em sua vida, pois para o seu sucesso é preciso que o adicto em processo de recuperação aceite que possui uma doença e que ela deve ser tratada, para que com a sua conscientização ele se desenvolva de forma satisfatória no tratamento.

Estrutura de tratamento da Dependência Química

Ambientes de tratamento

Para o tratamento da doença da adicção é preciso que haja um ambiente que ofereça uma boa estrutura e que proporcione diversos recursos que são indispensáveis no processo de recuperação da dependência química.

Deve apresentar uma estrutura acolhedora para que tanto o dependente quanto a sua família se sintam seguros de que essa foi a sua melhor opção.

A escolha de um ambiente ideal para o tratamento do dependente químico é muito importante, pois ele também influencia nos resultados positivos que são esperados na sua recuperação.

Papel dos profissionais

É preciso que haja uma equipe de profissionais especializados no tratamento da dependência química, pois é preciso tratar todas as áreas da saúde que foram prejudicadas pela doença.

Durante o processo de recuperação os profissionais das mais variadas áreas, interagem uns com os outros, pois avaliam o paciente de modo geral, procurando auxiliá-lo de acordo com a sua demanda.

Os profissionais do Grupo Recanto buscam um olhar humanizado tanto para com o paciente quanto a sua família, pois compreendemos que ela também faz parte do cuidado e são muitas vezes um apoio essencial que ajudam ainda mais nesse processo.

Tipo de tratamento

No Grupo Recanto o paciente é trabalhado de acordo com uma abordagem Biopsicossocial, pois se compreende que a dependência química é uma doença que gera prejuízos em todas as áreas da vida.

Diante disso, com os mais variados tipos de tratamento é possível sim fazer com que o paciente tenha consciência de seu estado, compreendendo que ele possui um problema e que pode sim viver sem o álcool ou outras drogas, construindo para si um novo modo de viver.

Os tratamentos incluem a desintoxicação, conscientização de que o adicto possui uma doença, programa de doze passos do N.A e A.A, terapia, Terapia Racional Emotiva (TER) entre muitos outros que são essenciais e que ajudam bastante o dependente a alterar os seus comportamentos considerados problema.

Conheça nosso modelo de tratamento contra a Dependência Química

Os ambientes de tratamento da Dependência Química

Acima de tudo, cada ambiente de tratamento possui vantagens e desvantagens; não existe um melhor, mas pacientes mais indicados para cada um.

São eles

  • Rede primária de atendimento à saúde: casos de menor complexidade.
  • Unidades comunitárias de álcool e drogas: alternativa ao tratamento hospitalar e às clínicas de reabilitação especializadas ao passo que são mais acessíveis e flexíveis.
  • Unidade ambulatorial especializada: centro de tratamento multidisciplinar; aborda diversos tratamentos.
  • Hospital geral: funciona como método de desintoxicação, bem como atende pacientes com síndrome de abstinência.
  • Moradia assistida e albergue comum: proporciona um ambiente estável e protegido para dependentes em recuperação.
  • Hospital psiquiátrico: trata da dependência e da comorbidade.
  • Hospital-dia: pode haver tratamento intensivo, intermediário ou “quase ambulatorial”.
  • Comunidades terapêuticas: envolvem abordagens educativas, encenações dramáticas, assim como discussões.
  • Grupos de autoajuda: A.A. e N.A. são os mais conhecidos, nestes grupos, os dependentes têm a possibilidade de conversar com pessoas que estejam passando pela mesma situação a fim de obter conselhos de profissionais.
  • Sistema judiciário: o tratamento nas prisões geralmente fica a cargo do A.A., N.A. ou grupos religiosos.
  • Empresas: o local de trabalho também pode fornecer serviço de prevenção.

Quais são os profissionais e suas respectivas funções?

Conforme o avanço da medicina, foi constatado que unir profissionais de diferentes áreas para reabilitar o dependente químico é fundamental para o sucesso na recuperação.

Sendo assim, listamos alguns profissionais que podem atuar durante o tratamento do dependente.

  • Médico: desempenha inúmeros papéis; desse modo, sua função é determinada pela sua especialização.
  • Psicólogo: ajuda no diagnóstico e atua dentro dos grupos.
  • Enfermeiro: realiza triagem e trabalhos de aconselhamento e motivação.
  • Assistente social: encaminhamento do dependente e envolvimento com a infância e a família.
  • Terapeuta ocupacional: ajuda o dependente a aprender ou reaprender comportamentos.
  • Acompanhante terapêutico: ajuda o dependente nas situações agudas, ajuda a resolver problemas familiares e dificuldades sociais.
  • Agentes comunitários de saúde: exercem liderança na comunidade em que residem, atuando como palestrantes, cuidadores ou promovendo ações de saúde e serviço social.
  • Redutor de danos: não atua na dependência, mas nas ações que a circundam.
  • Conselheiros ex-usuários: transmitem suas experiências e trabalham a motivação do dependente, reforçando a filosofia dos 12 passos.

Aspectos fundamentais do tratamento da Dependência Química

Todo tratamento deve levar em consideração quatro aspectos fundamentais para caracterizar um tipo de tratamento.

Caráter da intervenção

Determina qual o tipo de intervenção mais prevalente dentro de um serviço de atendimento, salvo que pode se restringir ao dependente ou incorporar também seus grupos de convívio. 

Existem as intervenções biofísica, farmacológica, psicológica, social e combinada.

Estratégia terapêutica

É a combinação do tratamento profissional especializado, com estruturas de apoio não profissional e atividades não oficiais de ajuda mútua ou autoajuda (12 passos).

Metas terapêuticas

Referem-se ao propósito maior que o tratamento pretende alcançar, afastando o residente da droga, criando a percepção dos prejuízos causados pela mesma e buscando estratégias para se manter em recuperação após o tratamento.

Filosofia do tratamento

Refere-se aos aspectos ideológicos e teóricos que estruturam o programa de tratamento, existem as orientações morais, espirituais, biológicas, psicológicas e socioculturais.

Você precisa de ajuda ou conhece alguém que precisa? (H2)

Tudo o que um dependente químico necessita nesse momento de dificuldade, é de compreensão, paciência e de muito apoio.

Grupo Recanto é uma clínica de referência no tratamento da dependência química, que já ajudou mais de 3000 famílias e se livrarem dos problemas com álcool e drogas.

Temos mais de 100 profissionais qualificados, que irão oferecer a você ferramentas fundamentais para o início de uma nova vida.

Conheça nosso modelo de tratamento contra a Dependência Química

Conclusão

Se compreende que é de extrema importância um tratamento de qualidade para a dependência química, para que assim, o indivíduo apresente bons resultados e possa ser reinserido na sociedade de uma forma que seja benéfica para ele e sua família.

O tratamento nas clínicas do Grupo Recanto é feito de forma individualizada, pois, se entende que cada pessoa possui uma demanda e necessidade específica e para isso segue o Projeto terapêutico individual que é o material desenvolvido pela equipe multiprofissional que vai guiar o tratamento do residente.

Como a dependência química é uma doença bastante complexa o tratamento deve ser realizado com uma equipe multidisciplinar que faz o acompanhamento do paciente desde o início dando o suporte e auxílio necessários nesse momento difícil.

Por meio de variados métodos e técnicas de tratamento é possível que o adicto se conscientize da sua condição, pois muitas vezes ele chega com a ideia de que não possui problema algum.

É através da aceitação que ele pode dar início a um tratamento que vai mudar a sua vida em todos os aspectos, pois depende muito dele estar aberto e disposto a alterar seus hábitos e viver livre das drogas.

oDurante todo o tratamento a família também é cuidada e representa um apoio e auxílio essencial para o dependente em recuperação.

Nós ligamos para você