Estamos aqui 24h

é só clicar

Psicogeriatria: Benefícios e importância
Publicado em: 16 de abril de 2020

Atualizado em: 19 de dezembro de 2023

Psicogeriatria: Benefícios e importância

A psicogeriatria é uma área médica que trabalha com a saúde mental dos idosos e com a prevenção, diagnóstico e o tratamento de doenças psiquicas.

Atualmente o número de idosos tem crescido muito, por conta do considerável aumento da expectativa de vida dessa população, fator este ocasionado pelos diversos avanços científicos. 

Este fenômeno tem contribuído muito para o desenvolvimento de novas especialidades médicas como a psicogeriatria.

A forma como as doenças se apresentam nos idosos são bem diferentes das que acometem as crianças ou os jovens, a depressão, por exemplo, pode ser expressada com sintomas leves, mais que geram prejuízos significativos e que podem comprometer diversas áreas da vida dessa população.

O que é psicogeriatria?

A psicogeriatria também chamada de gerontopsiquiatria é um ramo da psiquiatria especializado em doenças mentais na terceira idade.vSe constitui como sendo uma área da saúde mental que trata tanto dos fatores psicológicos quanto dos psicopatológicos que afetam os idosos. 

Sendo assim, é uma área que vai tratar da prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças mentais que atingem os idosos em seu processo de envelhecimento.

É importante lembrar que um profissional especializado nesse cuidado é muito importante, pois assim como as crianças, os idosos também possuem especificidades que demandam maior atenção nesse estágio avançado da vida.

Principais problemas mentais na terceira idade

O processo do envelhecimento é uma fase onde ocorre diversas mudanças, compreender esse período e saber lidar com ele é elemento muito importante, para que possa fluir de forma saudável, não prejudicando as relações sociais. 

Essa população apresenta uma maior predisposição a alguns tipos de transtornos mentais que podem ser ocasionados por alguns fatores de risco que são comuns a idade, como por exemplo o consumo de álcool, isolamento social, rebaixamento de funções cognitivas, a morte de entes queridos, problemas financeiros e a perda da autonomia são alguns deles.

Entre os principais transtornos mentais que são comuns na terceira idade estão: a depressão, o transtorno de ansiedade, transtornos por uso de álcool, quadros psicóticos e a demência também chamada de Alzheimer entre muitos outros. 

Além disso, essa população possui risco de suicídio e de sintomas psiquiátricos induzidos por medicações.

Portanto, para que isto possa ser evitado é necessário a ajuda de profissionais especializados que possam orientar sobre qualquer predisposição seja por hereditariedade, comorbidades ou aspectos psicossociais. 

Muitos desses quadros de doenças mentais em idosos podem ser revertidos ou evitados, porém uma boa avaliação médica se faz importante para a correta compreensão e tratamento.

Psicogeriatria: como ajuda na saúde mental de idosos

A psicogeriatria é uma especialidade que trabalha com uma investigação complexa do campo psíquico, que envolve os fatores emocionais, cognitivos, comportamentais e demais funcionalidades dos idosos.

Na consulta com o psicogeriatra podem ser aplicados variados testes, que avaliam a atenção, memória, pensamento e percepção entre outras funções.

Também é avaliado o histórico de vida do paciente, como por exemplo, doenças hereditárias, seu contexto familiar ou laboral e a história de todos os seus procedimentos médicos já feitos.

Desta forma, é possível prevenir doenças futuras e também fazer um diagnóstico preciso de qual ou quais tipos de tratamento prescrever para o paciente, que esteja de acordo com a sua demanda, possibilitando assim, a elaboração de seu projeto terapêutico. 

A psicogeriatria além de trabalhar com os idosos também trabalha com suas famílias orientando e ajudando eles no processo da saúde mental de seu familiar, criando estratégias que os auxiliem na sua melhora, bem-estar e qualidade de vida.

Modalidades de intervenção na psicogeriatria

A terceira idade é um período onde muitas vezes os idosos se sentem sozinhos, a maioria deles se sente cansado e encontram dificuldades de realizar determinadas tarefas, perdendo muitas vezes sua autonomia por problemas de saúde e limitações que ocorrem no próprio processo de envelhecimento e desta forma, podem tornar-se dependentes de seus familiares ou cuidadores.

As modalidades de intervenção na psicogeriatria incluem diversos tipos de psicoterapias como a Psicanálise a TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) ou a terapia centrada na pessoa, entre outras possibilidades. 

Os indivíduos nessa faixa etária se beneficiam muito com essas intervenções, pois a psicoterapia possibilita a ampliação de formas de lidar tanto com as situações já vividas como as do momento atual.

As intervenções podem ajudar o idoso a compreender o seu estado de saúde, a utilização de medicações e os tipos de tratamento que esteja fazendo, além de ajudar no entendimento de suas emoções proporcionando desta forma, a diminuição de seus sofrimentos, causados muitas vezes por transtornos mentais mais comuns na idade.

As sessões de intervenção para os idosos seguem o mesmo modelo das outras, com encontros semanais e o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente, dando ênfase as suas necessidades e anseios, proporcionando bem-estar.

TCC

A Terapia Cognitivo Comportamental também conhecida como TCC é uma intervenção que possui um tratamento breve, ou seja, tem um tempo determinado e é focada nos problemas atuais do indivíduo, o auxiliando em situações específicas de sua vida.

Ela parte da ideia de que não são os acontecimentos da vida que nos afetam, mas sim, a forma como nós interpretamos esses eventos.

A TCC é recomendada nessa faixa etária por ser uma intervenção diretiva, que visa o foco da resolução dos problemas atuais do paciente, estruturada, sendo possível organizar as sequencias desse processo, e educativa, pois faz o idoso compreender o processo pela qual está passando, fazendo ele participar de forma ativa.

Além disso, ela possui técnicas e treinamentos como os de habilidades sociais, que se constitui como uma ferramenta muito importante para a melhora da interação do idoso em alguns casos como por exemplo na depressão.

Desta maneira, é possível auxiliar os idosos a identificar as emoções e comportamentos disfuncionais, que o prejudica em sua vida, para que ele possa viver esse período com mais qualidade.

A psicoeducação é uma técnica importante nesse processo onde o terapeuta cognitivo comportamental auxilia o paciente na compreensão de suas fases e em seu autoconhecimento, estimulando a sua motivação e rotina ativa.

Psicanálise

A psicanálise é um tipo de intervenção psicoterapêutica que ajuda o indivíduo a compreender as suas próprias emoções e sentimentos, o auxiliando a identificar os conteúdos do seu inconsciente, ou seja, conteúdos da qual ele não tem consciência, memórias que foram esquecidas ou reprimidas.

A psicanálise leva em consideração o passado do indivíduo, procurando assim, respostas para seus sentimentos, emoções e comportamentos atuais.

Esse tipo de intervenção ajuda pessoas que tenham alguns tipos de transtornos como por exemplo a ansiedade e a depressão.

Tanto a frequência quanto a quantidade de sessões são determinadas pelo profissional, pois este depende de cada paciente.

Essa modalidade de intervenção tem como objetivo procurar a origem dos problemas de ordem psíquica, ajudando o paciente a criar estratégias para lidar da melhor forma com esses fenômenos.

O psicanalista nas sessões com o paciente o ajuda na identificação da origem do seu transtorno.

Entretanto, se faz necessário seguir as recomendações dos profissionais da saúde como o psiquiatra, pois algumas vezes se faz preciso o tratamento com medicações.

Além de ajudar na identificação das causas e sintomas dos transtornos mentais, a psicanálise pode ajudar também pessoas com baixa autoestima, uso de álcool ou drogas, dificuldades sexuais e problemas de relacionamento entre outros.

Outras terapias

Se faz importante oferecer a população da terceira idade alternativas de outros tipos de terapias, possibilitando assim mais qualidade de vida e bem-estar.

Essa fase da vida, é repleta de questionamentos em relação as consequências de escolhas que foram feitas durante toda a vida do indivíduo até a atualidade.

As terapias para idosos são muito importantes para o auxílio e melhora da qualidade de vida nesse período.

As intervenções psicológicas buscam analisar a história de vida do paciente, fazendo ele refletir sobre a fase de sua vida, percebendo assim que ela também pode ser uma fase produtiva, mesmo com as limitações naturais que ocorrem ao longo do tempo.

Nesse período é comum os idosos ou a família procurarem profissionais que o auxiliem a interagir mais e manter bons relacionamentos interpessoais. Portanto, a terapia familiar é uma boa alternativa nessa fase da vida, pois esta tem o objetivo de aconselhar e educar a família no cuidado e tratamento ao idoso.

psicogeriatria e o bem estar dos idosos

Avaliação neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica é um processo que tem como objetivo fazer a avaliação das funções cognitivas, como a memória, pensamento, atenção e percepção, além também de aspectos emocionais e da personalidade do paciente.

Ela se constitui como uma ferramenta importante no auxílio do diagnóstico de algumas doenças.

Na avaliação com a população da terceira idade, é possível verificar se as habilidades cognitivas estão de acordo com o esperado para a sua faixa etária, ou se apresentam algum tipo de comprometimento.

Algumas funções e habilidades cognitivas podem apresentar alterações nesse processo. No processo do envelhecimento é comum um declínio em algumas habilidades cognitivas.

Gerontopsiquiatria: importante no contexto familiar

A gerontopsiquiatria possui uma importância considerável no contexto familiar, pois ela ajuda na compreensão das doenças mentais, comportamentos e necessidades da pessoa idosa, possibilitando assim, uma melhora nas relações interpessoais e qualidade de vida.

Os familiares ou cuidadores representam para os idosos um aspecto de grande influência para sua saúde.

Se faz importante, o contato da família com esse tipo de profissional, pois é preciso o acompanhamento e assistência integral ao idoso em seu processo de doença, onde os familiares ficam mais seguros e preparados para o cuidado.

Conclusão

A psicogeriatria ou gerontopsiquiatria é uma área da psiquiatria responsável pela prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de pessoas da terceira idade que possuem algum tipo de transtorno mental ou aspectos emocionais e alterações cognitivas relacionados ao processo de envelhecimento.

É essencial à procura de profissionais especializados nesse público, pois possuem especificidades que necessitam de maior atenção. 

Durante o processo de envelhecimento acontecem diversas alterações no indivíduo, portanto, entender esse processo e saber lidar da melhor forma com ele se faz importante para se ter uma melhor qualidade de vida.

Com a chegada dessa fase da vida, os idosos ficam mais vulneráveis a alguns tipos de transtornos mentais que podem ser desencadeados por diversos fatores de risco associados a idade, como o consumo excessivo de álcool, perda da autonomia, problemas financeiros e lentificação de funções cognitivas como a atenção, memória, percepção e pensamento, entre outros.

Os transtornos mentais que possuem maior prevalência em idosos são a depressão, transtorno de ansiedade e transtornos decorrentes por consumo excesso de álcool, entre muitos outros.

Para ajudar essa população se faz necessário à procura de profissionais especializados, para que forneçam informações sobre a predisposição de alguma dessas doenças.

Nas consultas com o psicogeriatra é avaliado o histórico de vida do paciente, como também podem ser aplicados testes que avaliem as suas funções cognitivas, fazendo assim a prevenção e diagnóstico de doenças mentais, para assim elaborar o seu projeto terapêutico que irá auxiliá-lo em seu processo de tratamento.

Durante o processo de tratamento com o psicogeriatra podem ser prescritos modalidades de intervenções, como sendo mais uma ferramenta de tratamento As modalidades de intervenção na psicogeriatria que incluem a psicanálise a TCC (terapia cognitivo comportamental) e outros tipos como a terapia familiar.

A avaliação neuropsicológica também pode ser solicitada pelo psicogeriatra, pois ela se constitui como mais um auxílio na coleta de informações sobre o funcionamento cognitivo do indivíduo. 

A psicogeriatria além de trabalhar com os idosos também trabalha com suas famílias orientando e ajudando no processo da saúde mental, criando estratégias que os auxiliem na sua melhora e qualidade de vida.

As psicoterapias com os idosos também trazem benefícios tanto para suas famílias quanto para seus cuidadores, possibilitando viver de uma forma mais equilibrada e saudável.

Ainda que a população idosa seja vulnerável a alguns tipos de doenças mentais se faz importante praticar algumas atividades que podem reverter certos quadros.

Portanto, este tipo de profissional é um bom auxílio no tratamento da saúde mental da população idosa, contribuindo também de forma significativa dentro do contexto familiar.

Nós ligamos para você