Estamos aqui 24h

é só clicar

Transtorno mental: Saiba os sintomas
Publicado em: 27 de setembro de 2022

Atualizado em: 25 de abril de 2024

Transtorno mental: Saiba os sintomas

Doenças e transtornos psicológicos ainda são considerados “tabus” por muitas pessoas.

Mesmo com inúmeros estudos mostrando as alterações químicas e fisiológicas que ocorrem no organismo dos portadores, não é raro encontrar, hoje em dia, indivíduos que consideram “frescura” doenças como depressão e ansiedade.

Problemas como os transtornos mentais têm se tornado cada vez mais comuns em todo o mundo, a ansiedade, por exemplo, atinge mais de 260 milhões de pessoas.

O Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e não para por aí, dados mostram que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental.

A maioria desses desequilíbrios que afetam a estabilidade da mente estão amplamente associados a doenças emocionais crônicas como crises depressivas, ansiedade patológica e distúrbios de personalidade.

O que são transtornos Mentais?

O que são transtornos Mentais?

Os transtornos mentais são definidos como uma alteração de tipo intelectual, emocional ou comportamental, que pode dificultar a interação da pessoa no meio em que cresce e se desenvolve.

Geralmente os transtornos mentais estão vinculados a questões de herança genética, alterações bioquímicas da produção de neurotransmissores cerebrais e problemas hormonais.

Os transtornos psiquiátricos também podem surgir por causas diversas, algumas são desencadeadas em decorrência do abuso de substâncias tóxicas ou relacionadas ao desajuste emocional influenciado pelo estilo de vida.

São inúmeras as doenças psíquicas que existem e dentro delas há muitas variações. 

O que torna o diagnóstico e prognóstico de um psicólogo imprescindível para a recuperação do indivíduo.

Como identificar os sinais de transtorno mental?

Uma pesquisa feita pela World Health Organization diz que uma a cada quatro pessoas vai apresentar sinais de transtorno mental em algum momento da vida.

Os fatores de risco dos transtornos mentais ou as causas podem ser desde a predisposição genética ou eventos traumáticos até o abuso de drogas.

São diversos transtornos mentais, cada um tem seus sintomas característicos, mas existem alguns indicativos abrangentes que podem significar um possível transtorno

  • Falta ou excesso de sono: Ficar noites sem dormir direito ou dormir horas demais pode indicar problemas como ansiedade e depressão.
  • Humor alterado: O humor desregulado seria aquele que se altera sem motivo aparente ou que muda com muita facilidade.
  • Se afastar das pessoas: Passar o dia trancado no quarto, não querer sair de casa e não querer receber visitas são alguns dos sinais. 
  • Esquecimento frequente: Alguns dos transtornos mentais atrapalham os processos cognitivos, fazendo com que a pessoa se esqueça mais facilmente.

Qual a diferença de doença mental para transtorno mental?

Qual a diferença de doença mental para transtorno mental

Muitas pessoas fazem confusão com os termos doença e transtorno, mas é preciso saber, que essas denominações não são sinônimas.

  • Transtorno Mental : O transtorno é um estado alterado da saúde e nem sempre está ligado a alguma doença.

Na maioria dos casos está associado à saúde mental, já que a maior incidência de casos envolve a área do cérebro.     

  • Doença Mental: As doenças mentais são condições de saúde que envolvem mudanças na emoção, pensamentos  ou comportamento ou uma combinação delas. 

As doenças mentais estão associadas à angústia ou problemas de funcionamento em atividades.

Quais são os transtorno mentais mais comuns: conheça

Existem diversos transtornos mentais, com apresentações diferentes, eles geralmente são caracterizados por uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamento, que também podem afetar as relações com outras pessoas.

Depressão

É uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.

Esquizofrenia

Quais são os transtorno mentais mais comuns

Esquizofrenia é uma doença mental crônica e incapacitante, cujo os sintomas fundamentais apontam a existência de uma dissociação da ação e do pensamento, expressa em uma sintomatologia variada, como delírios persecutórios, alucinações entre outros. 

Ansiedade

Ansiedade é um sentimento ligado à preocupação, nervosismo e medo intenso. Apesar de ser uma reação natural do corpo, a ansiedade pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar nosso dia a dia. 

Síndrome do Pânico 

O transtorno do pânico (TP) é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos.

Transtorno bipolar

O transtorno bipolar é um distúrbio psiquiátrico complexo, sua característica mais marcante é a alternância, às vezes súbita, de episódios de depressão com os de euforia (mania e hipomania) e de períodos assintomáticos entre eles.

Transtorno obsessivo compulsivo

O transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é caracterizado pela presença de obsessões e compulsões.

Distúrbio alimentares

Comportamentos disfuncionais relacionados à alimentação, que prejudicam a saúde física e o funcionamento psicossocial.

Transtorno mental: conheça os tratamentos mais utilizados

Transtorno mental: conheça os tratamentos mais utilizados

Existem tratamentos eficazes para os transtornos mentais e maneiras de aliviar o sofrimento causado por eles.

A maioria dos métodos para tratar os transtornos de saúde mental pode ser classificado como, somático e psicoterapêutico.   

Os tratamentos somáticos incluem medicamentos, eletroconvulsoterapia e outros tipos de terapia que estimulam o cérebro. 

Os tratamentos psicoterapêuticos incluem psicoterapia, técnicas de terapia comportamental e hipnoterapia.

Terapia

Criando um ambiente de empatia e aceitação, o terapeuta é capaz de ajudar o paciente na identificação da origem do seu problema e a considerar as alternativas para enfrentá-lo. 

Terapia comportamental

A terapia comportamental implica um determinado número de intervenções que têm como objetivo ajudar o paciente a desaprender comportamentos inadequados, aprendendo ao mesmo tempo comportamentos adequados.

Terapia cognitiva

A terapia cognitiva ajuda a pessoa a identificar as distorções do seu pensamento e a compreender de que maneira essas distorções causam problemas na sua vida. 

Terapia interpessoal

Tem como objetivo melhorar a qualidade dos relacionamentos da pessoa com depressão, o terapeuta ensina a pessoa a melhorar os seus comportamentos nas relações interpessoais.

Psicanálise

A maior parte do tratamento se concentra em ajudar a pessoa a entender de que maneira os padrões de relacionamentos pessoais do passado se repetem no presente.

Psicoterapia psicodinâmica

Coloca a ênfase na identificação de padrões inconscientes nos pensamentos, sentimentos e comportamentos. 

Psicoterapia de apoio

A psicoterapia de manutenção, que é mais comumente usada, se baseia no relacionamento empático e de manutenção entre a pessoa e o terapeuta.  

Medicação

Muitos medicamentos psicoativos são altamente eficazes e amplamente usados por psiquiatras e outros médicos. A classificação desses medicamentos costuma ser feita de acordo com o principal transtorno para o qual eles são receitados.

Eletroconvulsoterapia

Na eletroconvulsoterapia, são colocados eletrodos na cabeça com o paciente sob anestesia, é aplicada uma série de descargas elétricas no cérebro para induzir uma breve convulsão, essa terapia demonstrou consistentemente ser a mais eficaz para tratar a depressão grave.

A Importância do Apoio Social no Tratamento dos Transtornos Mentais

O apoio social desempenha um papel significativo no tratamento e na recuperação dos transtornos mentais. Explorar como a rede de apoio composta por amigos, familiares e profissionais de saúde pode influenciar positivamente o processo de tratamento. Discutir estratégias para fortalecer e ampliar o suporte social para aqueles que lidam com transtornos mentais, destacando a importância do cuidado empático e da compreensão no processo de recuperação.

O Grupo Recanto possui intervenções voltadas para a dependência química e saúde mental, com uma equipe multidisciplinar especializada e com uma estrutura adequada para atender pacientes com diferentes quadros psiquiátricos. Nós desenvolvemos uma abordagem humanizada e individualizada, que busca compreender cada paciente em suas especificidades, sem julgamentos ou preconceitos.

Conclusão

Os transtornos mentais atingem quase todas as pessoas de alguma forma, sendo paciente ou sofrendo por algum parente ou amigo portador de um desses distúrbios. 

Elas são a causa de muitos problemas graves como por exemplo abandono do trabalho ou dos estudos, suicídio, dependência química.

O tratamento de uma doença mental requer total colaboração e empenho do paciente, o que, muitas vezes, mostra-se uma exigência muito mais difícil do que aparenta. 

Embora todas as situações sejam únicas, existem opções de tratamento e recuperação disponíveis para ajudar um indivíduo a obter força e apoio.

Nós ligamos para você