Estamos aqui 24h

é só clicar

Saúde mental: Entenda o que é, importância e como cuidar!
Publicado em: 18 de fevereiro de 2024

Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024

Saúde mental: Entenda o que é, importância e como cuidar!

Muito se ouve falar de saúde mental nos noticiários, jornais, entrevistas e podcasts — mas você sabe o que significa isso de fato?

Quando se ouve esse termo, é comum que as pessoas logo associem o conceito às doenças mentais, mas cuidar da saúde da mente vai muito além disso!

Ter saúde mental é muito mais do que apenas a ausência de doenças ou transtornos mentais, é uma questão de qualidade de vida: e ter esse conhecimento mais abrangente é, também, o que tem contribuído para a busca por saúde mental ganhar mais evidência nos últimos anos. 

Apesar de estar presente desde a definição de saúde pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1947, como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças”, o termo só ganhou mais destaque após a reforma psiquiátrica.

Isso porque passou-se a entender, na prática, que saúde mental não se destinava apenas aos “loucos” e “lunáticos”, mas sim para todos.

Para desmistificar o assunto e trazer luz para esse tema tão importante, o Grupo Recanto trouxe aqui um conteúdo mais do que especial: um guia completo para você saber tudo sobre a saúde mental.

Acompanhe nosso artigo abaixo para entender o que é o conceito, a importância dele para a saúde do corpo como um todo, indicativos de problemas na saúde da mente e como cuidar dela da melhor forma.

Boa leitura!


A saúde mental é entendida como um estado mental onde a pessoa está bem consigo mesma e possui ferramentas para lidar com seus problemas, 

Além disso, com a saúde da mente em plenitude, o indivíduo consegue equilibrar suas emoções e relações emocionais com as de trabalho, experienciando momentos bons e ruins, mas entendendo que são passageiros.

Dessa forma, podemos ver que o conceito de saúde mental vai muito além do que não possuir doenças e transtornos psiquiátricos, mas sim num estado de manutenção de sua capacidade de equilibrar as emoções e desafios da vida.

A forma como lidamos com nossas frustrações, desafios e falhas depende muito de como está a qualidade da saúde mental — mas, para estar com uma boa saúde mental, é preciso ter autoconhecimento e saber reconhecer seus limites.

Atualmente, um dos maiores empecilhos para a manutenção de uma boa saúde mental é a relação que o ser humano possui com o trabalho. 

Cada vez mais, ele se torna uma fonte de estresse e tensão: prazos apertados, trocas de informações cada vez mais rápidas.

Muito tem se discutido sobre esse assunto, destacando a importância de falar da associação da saúde da mente com o trabalho: essa matéria do UOL destaca a pesquisa de especialistas que defendem a necessidade de transformar locais de trabalho em ambientes propícios ao bem-estar mental.

Qual a relação entre o luto e a saúde mental? Temos um conteúdo completo sobre esse assunto aqui no blog: confira na íntegra.

Cuidar da saúde mental envolve a adoção de práticas e comportamentos que promovam o bem-estar psicológico e emocional. 

Como citamos, a saúde mental refere-se ao estado geral de equilíbrio emocional, cognitivo e social de uma pessoa, e as práticas para manter essa área da saúde sempre plena envolvem uma série de áreas.

O autocuidado é uma delas: é fundamental reservar um tempo regularmente para atividades que proporcionem relaxamento e prazer: isso pode incluir hobbies, prática de exercícios físicos, leitura, meditação ou qualquer atividade que proporcione um momento de pausa.

Ainda, ter relações saudáveis é, também, uma forma de manutenção da saúde da mente: ao cultivar relacionamentos positivos com amigos e familiares, é possível conquistar apoio emocional e reduzir o sentimento de isolamento.

São outras formas de cuidar da saúde mental:

  • estabelecer limites;
  • prática da resiliência;
  • gerenciamento de estresse;
  • vivência de um estilo de vida mais saudável;
  • estímulo do aprendizado e do crescimento pessoal.

O bem-estar é aquele estado onde a pessoa está se sentindo confortável e segura de suas decisões, onde as exigências de seus corpo e mente foram atendidas e saciadas momentaneamente.

Sem que esteja com a saúde mental em dia, dificilmente poderá dizer que está bem, pois os problemas mal resolvidos, as frustrações, as angústias e tristezas do dia a dia continuam influenciando negativamente, para que isso não aconteça.

A saúde, como um todo, e o bem-estar não podem estar desassociados do corpo e mente. 

É preciso que ambos estejam em boas condições para que se sintam bem de verdade. 

Assim, é importante se atentar a práticas mais saudáveis: é preciso se dedicar com a nutrição de sua alimentação, qualidade de sua espiritualidade, realização de exercícios físicos e esportes, interação com a natureza, ocupação mental intercalada com descansos.

Mulher triste

Lembra-se que a saúde mental é muito mais que a ausência de doenças e transtornos mentais?

Pois bem: aqui, vamos ilustrar os problemas mais comuns que acometem as pessoas e as impedem de ter uma saúde mental saudável e adequada.

A maioria deles se relaciona a fatores do cotidiano de cada pessoa; confira abaixo:

A ansiedade é um recurso que todo o ser humano precisa, pois sem ela não seria possível ficar surpreso, desejar algo antes de acontecer, ela é uma sensação que faz parte do cotidiano de cada pessoa.

Porém, quando isso passa de ser uma sensação normal e começa a causar prejuízos, já se tornou patológica, assim gerando transtornos mentais ansiosos, os mais comuns são:

Nesse momento o Brasil lidera no mundo em casos de ansiedade, segundo a OMS e a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) são mais de 19 milhões de brasileiros com algum transtorno ansioso.

Depressão, o transtorno mental que por muitos poderia ser considerado o mal do século, a OMS estima que até 2030 ela seja a doença mais comum no planeta, atualmente já afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo.

Durante a pandemia, essa situação se intensificou ainda mais por conta dos momentos de lockdown, que fragilizaram ainda mais a saúde mental das pessoas, aumentando a prevalência de doenças como a depressão. 

Isso fez do Brasil o 5° país mais depressivo do mundo.

A depressão é um problema altamente incapacitante devido aos seus sintomas: tristeza, cansaço, falta de concentração, alterações de sono e apetite, baixa autoestima, culpa e angústia.

💡Saiba mais: Ansiedade e depressão: entenda os sintomas e as diferenças

O estresse é um dos principais fatores para a diminuição da saúde mental, principalmente porque ele chega devagar, mas cresce de maneira exponencial.

Como relatamos anteriormente, o trabalho é uma das principais causas de perda de saúde mental, e a principal razão disso é a presença do estresse; quanto mais atividades estressoras uma pessoa estiver vivenciando, pior sua saúde mental ficará.

O estresse causa inclusive sinais físicos, além dos mentais, como musculatura dura e tensa. Os sinais mentais incluem, ainda, dificuldade para dormir, perda da vontade de realizar atividades do cotidiano e de ter prazer.

Problemas emocionais e mudanças de rotina ou de lugar/residência, costumam também gerar bastante estresse, que também é a porta de entrada para a ansiedade e depressão, além da fadiga mental e física.

A dependência química acontece quando uma pessoa se torna dependente de uma substância química (droga), e não entenda isso como apenas os “noiados” e “drogados” como dizem por aí. 

Há muitos que já estão dependentes, porém continuam funcionando socialmente.

A dependência química é definida como um problema biopsicossocial, ou seja, afeta tanto a saúde física quanto a mental e social: isso prejudica as relações familiares, amizades e relacionamentos amorosos.

É uma doença progressiva, então dará conta também do trabalho e alterações de comportamento, até que a pessoa esteja isolada e sozinha. Para isso, é preciso um tratamento adequado.

Os transtornos mentais diferem um pouco das doenças mentais — de fato, o termo “doença mental” é mais usado cotidianamente do que por aqueles que trabalham com questões de saúde mental.

O termo transtorno significa um diagnóstico mais ampliado, que leva em conta não só os sinais e sintomas, mas também as particularidades e a subjetividade da pessoa em questão, sabendo que pode variar em cada caso.

Aqui estão englobados alguns dos problemas anteriormente citados, como ansiedade e depressão, além de outros, como síndrome do pânico, transtorno de estresse pós-traumático, transtornos de humor, transtornos de personalidade e outros.

Esses transtornos podem ocasionar mudanças significativas no comportamento, personalidade, emoções e sentimentos daquele que está sendo afetado. 

De acordo com a OMS, 85% da população do planeta tem ou desenvolverá algum tipo de transtorno no futuro.

Esse é um dos primeiros sintomas de uma saúde mental frágil e debilitada, pois a pessoa sente que não possui energia para conversar e interagir com os outros; sua pouca energia é usada apenas para si mesma.

O isolamento social é uma característica presente em muitos transtornos mentais. Contudo, pode se apresentar antes mesmo deles se manifestarem, como um sintoma isolado da queda de saúde mental, que geralmente dura pouco tempo.

O problema está quando a tendência de isolamento perdura. A pessoa sozinha fica mais fácil de ceder a seus pensamentos e desenvolver algum outro problema, como doenças e transtornos.

Mulher correndo feliz

Diante de tantos fatos alarmantes e cuidados a serem tomados, é importante frisar como se prevenir na manutenção de uma boa qualidade de saúde mental para todos.

O Grupo Recanto preparou algumas boas dicas que você pode seguir! Confira abaixo:

  • Pratique exercícios físicos e/ou esportes de forma regular;
  • Procure ocupar sua mente e exercitá-la da mesma forma que o corpo;
  • Se está com problemas, não tente resolvê-los todos sozinho, peça ajuda;
  • Uma alimentação saudável é essencial para que corpo e mente estejam sãos;
  • A prática de Mindfulness pode ajudar a preencher a mente e se concentrar no que realmente importa;
  • Estabeleça uma rotina funcional e, se não tiver, procure dosar as atividades estressantes com atividades prazerosas — o equilíbrio é a chave!;
  • A psicoterapia não é apenas para quem já está com transtornos e doenças, é para qualquer um que precise de ajuda emocional e psicológica e lhe ajuda a desenvolver autoconhecimento;
  • Cuide bem das amizades: não invista nas amizades que só lhe trazem dor e tristeza, ou que te colocam para baixo, procure fortalecer as amizades que sejam positivas e de preferência não se isole.

Para que o trabalho com a saúde mental seja bem feito, é preciso da ajuda dos profissionais certos. 

Vários profissionais especializados em áreas relacionadas estão capacitados para oferecer suporte e tratamento para questões relacionadas à saúde da mente.

Ainda, a escolha do profissional pode depender da natureza específica do problema, bem como das preferências individuais do paciente e da gravidade da situação.

Dentre esses especialistas, encontram-se a maioria dos profissionais de saúde, como médicos, que vão nos ajudar a cuidar da parte física; profissionais da educação física, que ajudam na prática correta de exercícios; e psicólogos, que, com suas técnicas, podem ajudar numa nova perspectiva mental.

Também são outros profissionais que podem ajudar, a depender de cada caso:

  • psiquiatras;
  • assistentes sociais;
  • terapeutas ocupacionais;
  • terapeutas familiares ou conjugais.
mulher caída ao lado de bebida

Vimos as atitudes benéficas que se deve fazer para cuidar da saúde mental, mas como se livrar dos maus hábitos que já possui para de fato conseguir se cuidar?

Um dos hábitos mais prejudiciais é o consumo de drogas, além de drogas mais pesadas que atingem diretamente o processamento cerebral e as funções executivas, podendo assim comprometer significativamente a sua mente.

Há também as drogas mais silenciosas, como o álcool, que leva anos para serem vistos os seus efeitos — porém, só porque não é visto não quer dizer que não esteja prejudicando. 

A OMS defende que não há limite mínimo para o consumo de álcool; de uma forma ou de outra, a pessoa causará prejuízos a si mesma.

Outro hábito que se deve evitar é o de dormir pouco e trabalhar demais: não só sua mente fica mais cansada pela falta de sono, quanto seu nível de estresse vai aumentando progressivamente. Isso aumenta as chances de desenvolverem outros problemas.

Existem vários tratamentos indicados para problemas de saúde mental. Alguns dos mais comuns incluem:

  • terapia psicoterapêutica, que pode ajudar a explorar e resolver problemas emocionais e comportamentais; 
  • medicação psiquiátrica, prescrita por um psiquiatra para tratar transtornos mentais como depressão, ansiedade ou transtorno bipolar; 
  • programas de autoajuda e apoio disponíveis para pessoas com problemas de saúde mental, grupos podem oferecer suporte emocional, compartilhamento de experiências e estratégias de enfrentamento.

Ainda, terapias complementares, como ioga, meditação, acupuntura ou arteterapia, podem trazer benefícios para algumas pessoas como parte do tratamento para a saúde mental. 

Além disso, mudanças no estilo de vida, como adotar uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos regulares, garantir sono adequado e gerenciar o estresse, podem ajudar a melhorar a saúde mental.

Ajudar uma pessoa com problemas de saúde mental requer, acima de tudo, muita empatia, compreensão e apoio.

Estar disponível para ouvir sem julgamentos é o primeiro passo! Permita que a pessoa compartilhe seus sentimentos e experiências: às vezes, o simples ato de ser ouvido pode ser muito reconfortante.

Evite fazer julgamentos ou estigmatizar a pessoa com base em sua condição de saúde mental. Reconheça que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física.

Oferecer ajuda prática, como auxílio nas tarefas diárias ou acompanhamento para compromissos médicos, também é uma medida de suporte nesses casos; igualmente, incentivar atividades que promovam o bem-estar, como exercícios físicos, hobbies, ou qualquer coisa que possa trazer momentos de prazer é de grande importância.

Ainda, busque educar-se sobre problemas de saúde mental para ter uma compreensão melhor e ajudar a combater estigmas associados, se você estiver em constante contato com alguém que está em uma situação como essa.

É importante respeitar os limites da pessoa: lembre-se que nem todos estão prontos para discutir seus problemas ou aceitar ajuda imediatamente. Seja paciente e respeite o tempo dela.

Por fim, encoraje a pessoa a procurar ajuda de profissionais de saúde mental, como psicólogos, psiquiatras e terapeutas. Ofereça apoio no processo de busca por tratamento.

Também esteja atento a sinais de crise, como pensamentos suicidas, comportamentos de automutilação ou mudanças súbitas e extremas de comportamento. Em situações de emergência, procure ajuda imediatamente.

Mulher setada no chão

Durante a pandemia de COVID-19, várias situações presentes na realidade das pessoas nesse período acabaram contribuindo para um forte impacto na saúde mental: isolamento social, perda de emprego e instabilidade financeira, luto pelos entes vítimas da doença, e muito mais.

Ainda, houve aumento de casos de transtornos mentais, bem como agravamento de pessoas que já sofriam de distúrbios pré-existentes, nessa que foi uma fase tão difícil.

Até hoje é possível sentir os impactos negativos da pandemia: essa matéria do G1 destaca um balanço feito pela OMS de que casos de depressão e ansiedade aumentaram em 25% no primeiro ano após o início dos casos de coronavírus.

Também, uma pesquisa feita pela ONG Think Olga aqui no Brasil no ano passado, analisou os efeitos pós-pandemia, e constatou que 45% das mulheres mostram algum tipo de transtorno mental depois dos anos que sofremos com a COVID.

A Clínica Hospitalar Recanto oferece tratamento especializado para saúde mental e dependência química, e já ajudou dezenas de pacientes a recuperarem um estilo de vida mais saudável e qualidade de vida.

Com princípios éticos baseados no respeito ao indivíduo e na valorização do ser humano, além de uma estrutura completa e uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados, o Grupo Recanto oferece tratamento sério e eficaz para diversos quadros clínicos.

Tratar a saúde mental é um passo importante na retomada de uma vida plena: e podemos te ajudar nesse processo. Conheça nossos tratamentos.

Hoje, vimos que a problemática da saúde mental é grande: a cada ano que passa, as autoridades de saúde tentam resolver um novo problema, e a saúde mental na pandemia foi um problema seríssimo, uma vez que não só aumentou a incidência quanto sua prevalência em diversas regiões.

Mesmo no pós-pandemia, as pessoas ainda não se acostumaram e muitos ainda sofrem com a mudança; outros não chegaram a se adaptar novamente, principalmente os mais velhos.

Todo esse momento de angústia e incerteza, infelizmente, é o ideal para que a saúde mental de muitos fique fragilizada.

Portanto, é preciso cuidar da sua saúde mental agora.

Se você está se sentindo perdido, desolado, ou mesmo se já está passando por algum dos problemas descritos acima, procure ajuda imediata, não desista de si mesmo.

💡Para mais conteúdos como este, acesse aqui o blog completo do Grupo Recanto.

Nós ligamos para você