Estamos aqui 24h

é só clicar

Doenças psíquicas: Quais são os tipos, sintomas e tratamentos
Publicado em: 19 de agosto de 2022

Atualizado em: 07 de dezembro de 2022

Doenças psíquicas: Quais são os tipos, sintomas e tratamentos

Muitas pessoas têm apresentado problemas associados à saúde mental, como transtornos psiquiátricos, doenças psíquicas, somatizações e distúrbios neurocognitivos.

A gama de doenças que atingem a mente, seja de modo psíquico, psicológico ou cognitivo é grande, porém é possível distingui-las por certos aspectos em que se diferenciam.

Segundo a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) houve aumento na promoção de saúde mental pelo mundo, porém de maneira ineficaz, não atendendo as métricas e metas postas pela OMS (Organização mundial de saúde).

Para que possa entender melhor o que são doenças psíquicas, assim como quais são seus tipos e encontrar as maneiras mais eficazes de tratamentos para cada um. 

Continue logo abaixo!

O que são doenças psíquicas?

Doenças psíquicas é um termo usado como sinônimo para doenças psicológicas, que engloba problemas e fenômenos psicológicos que afetam a mente e/ou o funcionamento psicológico.

Alterando também os sentimentos, a percepção social e de realidade, interações e relações sociais, podendo levar inclusive a efeitos e sintomas físicos, possuindo ou não causas específicas, por muitas vezes a causa não é detectada.

Dentro das doenças psíquicas encontram-se transtornos mentais, distúrbios cognitivos, distúrbios neurocognitivos, somatizações (Transformação de causas psicológicas em efeitos e sintomas físicos).

Você pode se interessar em saber “O que é saúde mental? Saiba a importância para o bem-estar”

Como as doenças psíquicas são classificadas: Entenda

Como as doenças psíquicas são classificadas

Para que fosse mais fácil de entender cada uma das doenças psíquicas, organizei uma lista onde destaco as doenças psiquiátricas mais comuns, assim como as doenças psiquiátricas mais graves.

Na medida em que for entendendo cada tipo, vai chegar a conclusão que é necessário vários fatores para levar ao desenvolvimento de uma doença psíquica, desde causas externas como causas internas.

Transtornos neurocognitivos

Transtornos neurocognitivos são alterações e condições neurológicas causadas por trauma físico, desorganização hormonal e fatores psicológicos que levam a deterioração ou redução das atividades cognitivas como: Memória; Concentração; Atenção; Linguagem e orientação tempo espacial.

Podendo ser dividido em transtorno neurocognitivo maior e leve a depender do impacto que tem para independência, autonomia e adaptação na vida da pessoa, o grupo de doenças mais conhecidas dos transtornos neurocognitivos são as demências.

Também fazem parte desse grupo, fenômenos como a amnésia e delirium, porém nem toda alteração das funções cognitivas que geram déficit são associados aos transtornos neurocognitivos. 

Podendo também serem originados de um transtorno do neurodesenvolvimento ou transtorno mental.

Transtornos do neurodesenvolvimento

Também chamados de distúrbio do neurodesenvolvimento, são considerados alterações neurológicas que interferem na aplicação, aquisição e retenção de funções cognitivas ou parte delas, associadas principalmente a alterações durante o desenvolvimento neurológico.

Assim como nos transtornos neurocognitivos põem ser considerados mais leves ou de maior gravidade, a depender do tamanho do prejuízo que as alterações do neurodesenvolvimento irão causar.

Exemplos de transtornos do neurodesenvolvimento são: Dislexia; Discalculia, Transtorno do Espectro autista, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Transtornos psicóticos

São transtornos mentais onde o estado principal da pessoa que os possui entra em estado psicótico, isto é, a perda de conexão com a realidade, manifestando sintomas como delírios, alucinações, alterações de comportamento e personalidade.

O transtorno mental mais conhecido desse tipo é a esquizofrenia, que afeta mais de 1% da população mundial, a maioria desses transtornos são frequentemente associados ao sintoma de fuga de realidade, alterações de personalidade e sentimentos relacionados a perda de juízo crítico.

Transtornos ansiosos

Também conhecidos como transtorno de ansiedade, definidos pela presença da ansiedade patológica, que gera angústia e possui disfunções relacionadas às atividades que geram ansiedade e medo.

É comum que durantes as crises de ansiedade ocorra também sintomas físicos além dos sintomas psicológicos, a ansiedade é considerada um problema quando passa a ocorrer com frequência, aparece em momentos não apropriados para a ansiedade e manifesta intensidade alta e permanece por muito tempo.

O Brasil, segundo a OMS, é o país mais ansioso do mundo desde 2019, já o Jornal Brasileiro de psiquiatria publicou uma pesquisa que considera que 27,4% da população possui algum tipo de transtornos ansioso, sendo a prevalência em mulheres maior do que em homens.

Transtornos depressivos

São conhecidos por apresentarem a tristeza de forma intensa e persistente de modo a se caracterizar como o humor base daquela pessoa, de forma a perder o interesse mesmo nas coisas mais básicas do seu dia a dia.

Inúmeros fatores estão envolvidos para as causas dos transtornos depressivos, como fatores genéticos hereditários, fatores ambientais, fatores psicológicos e fatores sociais.

Novamente, segundo a OMS, o Brasil ocupa a quinta colocação no ranking dos países mais depressivos mundialmente, doença essa que já afeta mais de 300 milhões de pessoas.

Transtornos de personalidade

São um grupo de doenças psíquicas que apresentam um posicionamento de comportamentos e pensamentos contínuos e persistentes de maneira fixa, que geralmente causa estranheza diante da manifestação de comportamentos que fogem do esperado.

Os transtornos de personalidade podem ser regidos pela suspeita, pela impulsividade e emoções, ansiedade.

Exemplos mais comuns desses tipos de transtorno são o transtorno de personalidade narcisista, transtorno de personalidade antissocial e transtorno de personalidade Borderline.

Transtornos relacionados ao uso de psicoativos

O uso de drogas psicoativas prejudica em níveis psicológicos, cognitivos e físicos, por conta do intenso efeito das drogas no organismo, no cérebro especificamente algumas drogas vai diminuindo o número de conexões dos neurônios, outras desregulam os níveis hormonais.

As doenças psíquicas mais associadas ao uso de psicoativos, são os transtornos depressivos, transtornos ansiosos e transtorno bipolar.

Há também as interações específicas, como a cocaína que tem mais chances de desencadear a depressão, a maconha que pode levar a esquizofrenia e outros transtornos psicóticos.

Transtornos do sono

Como o nome indica, os transtornos ou distúrbios do sono se constituem por alterações no funcionamento do sono de maneira adequada, seja impedindo que aconteça, ou que aconteça por mais tempo do que o usual.

Alguns transtornos do sono são a narcolepsia, insônia, hipersonia, sonambulismo, apneia do sono e vários outros.

Principais sinais e sintomas de doenças psíquicas

É difícil precisar quando uma doença psíquica está começando, a maioria das vezes só é descoberta depois que seus sintomas já estão prejudicando gravemente a vida da pessoa.

Ainda que os sintomas e sinais variem de acordo com a doença psíquica em questão, há sim alguns sinais gerais que podem servir de aviso para uma possível doença psíquica.

Por exemplo:

– Mudanças de humor com facilidade

– Alterações no sono

– Alterações no apetite

– Problemas de memória

– Comportamentos diferentes do usual

– Presença predominante de estados ansiosos e depressivos

– Isolamento social

Possíveis causas de doenças psíquicas: origem

Há diversas tentativas de encontrar causas majoritárias para os mais diferentes tipos de doenças psíquicas, porém a hipótese mais aceita é a de que diversas causas e fatores juntos contribuem para a aparição da doença psíquica.

Os fatores mais comumente associados são os genéticos, ambientais e sociais, os genéticos por conta da observação estatística de que filhos de pessoas com transtornos mentais possuem uma chance maior de desenvolvê-los ou outros do mesmo tipo.

Os fatores ambientais podem se dar por variações epigenéticas durante a gestação, ações e consumo de alimentos principalmente, assim como o uso de drogas, sem excluir é claro o ambiente infantil e adulto no qual a pessoa foi submetida durante sua vida.

Já nos casos dos fatores sociais, incluem principalmente as experiências individuais e grupais de cada pessoa durante sua vida, assim como vivências traumáticas, perda e luto e uso ativo de drogas.

Doenças psíquicas: Tratamentos mais eficazes

Diante de tantos tipos de doenças psíquicas, pode se perguntar sobre as maneiras mais eficazes e adequadas de se tratar essas doenças psíquicas, por isso separei os tipos de tratamento mais confiáveis.

Terapias

As terapias, em especial, as psicoterapias são muito benéficas em termos gerais para o controle e tratamento das doenças psíquicas, pois não só ajudam a pessoa a encontrar as razões as quais levaram ela até esse estado, mas também como agir diferente e superar as limitações impostas.

A prática das psicoterapias ajudam bastante no processo de resgate da autonomia da pessoa, assim como ensinam novos comportamentos e técnicas para que possa diminuir os sintomas das doenças psíquicas.

Medicamentos

Os medicamentos servem geralmente para um tratamento complementar e não como tratamento exclusivo, em muitas situações são necessários, pois reduzem os sinais e sintomas, através da regulação hormonal e atenuação dos sintomas.

Principalmente em casos mais graves, para que possa ser encaminhado para a psicoterapia e outros tratamentos, é preciso primeiro estar medicado, pois de outra forma estaria tão fora de si que não poderia estar apto para os outros tipos de tratamentos.

Internação

A internação também pode ser uma opção útil de tratamento, pois combina o uso de psicoterapia, medicamentos e práticas complementares e alternativas, em um só lugar, além de que cada atendimento é individualizado, ou seja, específico para o problema de cada pessoa.

Os casos em que a internação é mais indicada são os casos de transtornos mentais graves, principalmente em condição de surto e crise, para que possa ser novamente estabilizado e devolvido ao convívio.

Mudanças no estilo de vida

Aliado a todos os tratamentos listados acima, é preciso também mudar a maneira em como se vive, desde as formas de alimentação, em como lugares em que se pode frequentar.

Lugares com boa interação social, principalmente na companhia de amigos pode ajudar numa melhor recuperação.

Conclusão

A doença psíquica é algo que pode afetar qualquer um, se tornado cada vez mais comum, de acordo com a OMS, até o final da vida, cerca de ¼ (25%) das pessoas terá manifestado um transtorno mental.

Na presença de algum tipo de sintoma ou desconfiança, corra e procure por ajuda para seu familiar, amigo (a) ou si próprio, quanto mais rápido a ajuda especializada agir, melhores são as chances de recuperação sem sequelas ou sofrimento. Portanto, se identificou alguma semelhança entre as coisas listadas aqui nesse texto e alguém que você conheça, busque por ajuda o mais rápido possível, considere também um contato conosco do Grupo Recanto, somos especializados em tratamentos em saúde mental e dependência química.

Nós ligamos para você