Estamos aqui 24h

é só clicar

Relacionamento Tóxico: Principais Sinais e como sair dele
Publicado em: 16 de setembro de 2022

Atualizado em: 04 de dezembro de 2023

Relacionamento Tóxico: Principais Sinais e como sair dele

Nenhum relacionamento é perfeito, todos passam por altos e baixos, no entanto, um relacionamento tóxico é consistentemente desagradável e desgastante, a ponto dos momentos negativos superarem os positivos.

Um relacionamento abusivo não começa com tapa na cara ou ameaça de morte, a violência inclusive pode não se manifestar de forma  física, o que não significa que a dor e a destruição sejam menos reais. 

Além disso, um relacionamento tóxico é prejudicial para a saúde mental, emocional e muitas vezes até física de uma ou ambas as pessoas envolvidas.

Relacionamentos tóxicos e abusivos são bem diferentes dos saudáveis, um dos grandes problemas é que, embora seja relativamente fácil perceber os sinais nos relacionamentos das outras pessoas, nem sempre é tão simples assim quando somos nós nesse tipo de relacionamento.

Seja porque tem medo de ficar sozinho, ou está muito apaixonado ou simplesmente porque acredita que o parceiro vai mudar, sair de um relacionamento tóxico pode ser muito difícil.

O que é relacionamento tóxico?

Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, de violência emocional e até física, que é caracterizado por uma relação em que há excesso de poder de uma pessoa sobre a outra, ou seja, onde não há equilíbrio.

A partir dessa diferença entre os poderes começam a surgir uma série de comportamentos que provocam sofrimento, mal-estar, tristeza e humilhação.

Geralmente, são pessoas que têm como características a agressividade, ciúmes, possessividade, manipulação e desequilíbrio emocional, que tendem a influenciar negativamente as pessoas ao seu redor.

Um relacionamento tóxico pode acontecer com qualquer um ou qualquer uma, pessoas divertidas, de bem com a vida, instruídas, saudáveis, homens e mulheres fortes e bem resolvidos. 

É importante lembrar que os relacionamentos tóxicos não precisam ser somente românticos, relacionamentos entre amigos, família e trabalho também podem ser tóxicos, mesmo que estejam numa posição hierarquicamente superior ou não, também podem apresentar uma dinâmica abusiva.

Implicações do relacionamento tóxico

O convívio prolongado com situações de desrespeito, críticas incessantes e humilhações vai além de simplesmente abalar o equilíbrio emocional. É como uma tempestade que destrói o progredir da mente, deixando marcas profundas e duradouras. O dano infligido à saúde mental durante um relacionamento tóxico é escrupuloso e muitas vezes, deixam marcas eternas.

Quando nos deparamos com desrespeito constante, a autoestima se torna extremamente frágil. O “simples” ato de ser constantemente menosprezado tem como resultado uma autoimagem dilacerada, marcada por cicatrizes emocionais que demandam tempo e esforço para serem reparadas. É comum vermos muitas vítimas desenvolvendo ansiedade e depressão frente a essa situação.

As implicações de um relacionamento tóxico não se limitam à esfera emocional. Existe um outro vilão neste contexto: o crescimento pessoal. Relacionamentos tóxicos atuam como um freio na jornada de autodescoberta e evolução. É como se ficássemos presos em um loop temporal, vendo o mundo ao nosso redor progredir enquanto ficamos parados, sucumbidos na toxicidade que sufoca qualquer possibilidade de desenvolvimento pessoal.

Logo, as implicações de um relacionamento tóxico vão além do emocional, elas se estendem para o âmbito do desenvolvimento pessoal, transformando a busca por autenticidade e realização em uma jornada marcada pela estagnação. É preciso reconhecer essas consequências tóxicas para, por fim, ter o poder de mudar o curso da situação, abandonando o ciclo nocivo que limita o crescimento.

Implicações Legais

Como se sabe, alguns relacionamentos tóxicos são agressivos e às vezes até fatais, por isso, também possuem implicações legais. No Brasil, essas implicações irão variar de acordo com a jurisdição e o abuso sofrido. Mas a lei está do lado da vítima e oferece várias formas de proteção, por exemplo:

  • Medidas Protetivas: a partir da Lei Maria da Penha (11.340/2006), as medidas protetivas para mulheres incluem a proibição do agressor se aproximar, tanto da vítima como de seus familiares e também a guarda provisória dos filhos.
  • Acesso à Justiça: as vítimas têm direito a busca por justiça através do sistema judicial brasileiro, como a denúncia do agressor.
  • Ação de Divórcio e guarda: em casos que envolvem casamento e filhos, a vítima tem direito a solicitar a ação de divórcio e a guarda dos filhos.
  • Delegacias Especializadas: como o próprio nome já diz, em vários lugares do Brasil tem delegacias específicas para o atendimento de mulheres vítimas de violência, elas oferecem suporte qualificado e orientações de como proceder legalmente.
  • Rede de Apoio: abrigos, centros de apoio psicossocial e grupos de acolhimento. 
  • Casas de Abrigo: o Brasil conta com essas casas para aquelas mulheres que precisam de proteção imediata.
  • Lei do Feminicídio: essa lei (13.104/2015), classifica o assassinato de mulheres com penas mais severas.

Ciclo do relacionamento abusivo

Um relacionamento abusivo se revela através de diversas formas de violência, desde intimidações e humilhações até agressões físicas graves, como empurrões, socos e estrangulamentos. Além disso, inclui ameaças com armas e até mesmo casos extremos de assassinato. Um ciclo característico desse tipo de relação, conforme descrito em uma cartilha de 2005, passa por três fases distintas.

A primeira fase é a construção da tensão, onde ocorrem agressões verbais como gritos, xingamentos, ameaças. Essa tensão culmina na segunda fase, chamada de explosão da violência, marcada por agressões físicas intensas, como espancamentos. Surpreendentemente, essa fase é de curta duração, já que o agressor, na terceira fase, chamada de “lua de mel”, demonstra arrependimento. Nesse período, o agressor se arrepende do mal causado, sente remorso (ou não) e busca reconciliação, e a vítima muitas vezes perdoa.

Esse ciclo se repete, deixando a vítima psicologicamente fragilizada e desacreditada de si mesmo, tornando assim, raro uma mulher conseguir se desvincular de um parceiro violento sem auxílio externo. Por isso, é crucial o apoio de terceiros para ajudar a romper esse ciclo de abuso, esse suporte pode vir de parentes, amigas, vizinhos, leis, centros de apoio, entre outros, como citados no tópico acima.

Todas as passagens de acontecimentos nesse ciclo abusivo, se organizam de forma hierárquica, são elas:

  • Manipulação: nesta fase, uma pessoa influencia a outra a fazer algo, seja por meio de pressão emocional, controle ou imposição, por exemplo: um parceiro diz à sua companheira que ela não pode sair com amigos, manipulando-a a não querer fazer isso.
  • Competência: após a manipulação, entra em cena a capacidade da pessoa em cumprir o que foi sugerido ou exigido na fase anterior.
  • Performance: aqui ocorre a efetivação da ação planejada na manipulação, representando a transformação do estado na relação, por exemplo: a pessoa segue a exigência do parceiro de não sair com amigos.
  • Sanção: validação de que a ação foi realizada conforme o que foi manipulado, por exemplo: o parceiro expressa aprovação ou oferece carinho quando a pessoa segue a manipulação dele.

11 Sinais de um relacionamento  tóxico: saiba como identificar

Sinais de um relacionamento  tóxico

Um relacionamento tóxico envolve a tentativa de uma pessoa manipular, controlar e isolar a outra. 

É uma relação em que não existe vínculo de respeito, mas em que uma pessoa manda e a outra é subjugada.

Em um relacionamento abusivo existe uma frequência de comportamentos, tornando-se um ciclo de abusos. 

Não é necessário haver agressão física para que uma relação seja classificada dessa forma. Palavras e atitudes também podem ferir e tornar a relação prejudicial.

1- Controle excessivo

Ditar como o outro deve se vestir, como gastar o seu dinheiro, até mesmo como realizar o seu próprio trabalho, quer saber onde a pessoa vai, os lugares que frequenta e quem vai junto.

2- Agressões verbais

Consiste no uso de palavras ou até mesmo do silêncio, diferente do abuso físico, a agressão verbal não deixa ossos quebrados e machucados, porém fazem tão mal quanto, constantemente, leva à ansiedade, medo, desesperança ou depressão.

3- Ameaças 

Consiste no ato de ameaçar alguém, por palavras, gestos ou outros meios, de lhe causar mal injusto, o agressor faz a vítima acreditar que não tem habilidade para fazer nada e nem se defender. 

4- Silêncio e afastamento como punição

O silêncio vira uma forma de punir o enfrentamento ou o questionamento, obrigando a vítima a mudar seu comportamento.

5- Críticas excessivas

Nada do que a vítima faz, não  está bom mesmo quando certa, as críticas não são construtivas e sim um ataque direto.

6- Perda de relacionamentos

Em casos de muito ciúmes e controle, a vítima para de passar tempo com sua família e amigos, para evitar conflitos com seu parceiro ou porque prefere evitar o cansaço de ter que se explicar.

7- Ignorar necessidades e vontades

Aceitar tudo que o parceiro sugere, mesmo quando vai contra a vontade ou nível de conforto.  

8- Excesso de ciúme

O ciúme excessivo se torna bastante problemático, porque o indivíduo passa a querer controlar os passos do outro.

9- Falta de honestidade

É comum que o agressor aja de forma incoerente com o que se exige da outra pessoa,assim essa falta de honestidade gera insegurança, angústia e muito sofrimento. 

10- Abuso financeiro

Em muitos relacionamentos tóxicos, os abusos costumam envolver as finanças, o que pode ocorrer de diversas maneiras, como solicitar empréstimos e não devolver, controlar a conta bancária do outro e assim por diante.

11- Falta de apoio

Quando seu parceiro não te estimula, e ao invés disso te diminui, e tenta te fazer desistir.

Como sair de um relacionamento tóxico  

Nesse tipo de situação, se afastar para se preservar seria o ideal, por mais que sinta carinho e consideração pela pessoa ter feito parte da sua vida.

Porém sair desta relação não é algo simples, muitas vezes as vítimas de relacionamentos tóxicos, nem percebem que estão em um relacionamento abusivo, fazendo com que sair dela seja ainda mais difícil.

Infelizmente esse tipo de relacionamento é muito mais comum do que se pensa e é bastante prejudicial.

Muitas vezes a vítima não se posiciona a fim de encerrar essa relação tóxica. 

  • Conscientização

A partir do momento em que a vítima percebe que está em um relacionamento tóxico, já está dando  o primeiro passo, para uma vida nova.

  • Busca de ajuda especializada 

Através da psicoterapia, é possível aprender a gerenciar a situação e entender os padrões e gatilhos.

  • Hipnoterapia

A hipnoterapia consegue atingir diretamente o seu subconsciente, ajudando a se livrar dos sentimentos de posse e dependência emocional, sem contar que a hipnose ajuda a superar todos os sentimentos ruins que a relação deixou.

Relacionamento tóxico e seus danos: saiba como acontece a recuperação

Relacionamento tóxico e seus danos

Entre os danos causados por uma relação tóxica estão a perda da confiança, insegurança, ansiedade, quadros depressivos e queda na autoestima.

Sintomas que afetam a vida do indivíduo como um todo, podendo prejudicar suas relações familiares, situação financeira e até mesmo sua rotina profissional.

No processo de superação de um relacionamento tóxico, é muito importante trabalhar a autoestima, que envolve voltar a ter amor-próprio e a se sentir auto suficiente.

Terapia

Fazer terapia ajuda a lidar com as consequências deixadas pelo relacionamento tóxico, e a seguir em frente.  

Medicamentos

Indicados por conta dos sintomas que o relacionamento tóxico pode acarretar, situações delicadas que costumam afetar em muitos aspectos da vida do indivíduo, e sintomas de ansiedade e depressão são comuns neste processo. 

Redescubra a si mesmo

Todos mudam, ninguém é igual ao que era a um ano atrás, ou até mesmo a meses atrás, tenha tempo suficiente para se redescobrir.

Construa um sistema de apoio 

É fundamental que você tenha um sistema de apoio, como família ou amigos, que te deem todo suporte necessário para sair da relação.

Conclusão

Um relacionamento saudável é aquele que dá luz a sua personalidade, já o relacionamento tóxico tirar a sua luz, o primeiro passo para sair desse ciclo e procurar ajuda.

Pessoas que não acreditam em si mesmas e que não conseguem ter amor-próprio podem manter uma relação tóxica por pensar que não merecem nada melhor.

Estar em um relacionamento tóxico é sempre uma situação muito difícil, muitas vezes eles incluem uma dependência emocional, já que sente amor pelo agressor, mesmo que ele lhe faça mal.

O apoio de um profissional faz toda a diferença para quem  precisa resgatar sua autoestima e amor próprio para seguir em frente.

Um pedido de ajuda não significa ser fraco, é sim um ato de coragem!

Nós ligamos para você