Estamos aqui 24h

é só clicar

O que é setembro amarelo? Entenda tudo sobre esta campanha
Publicado em: 21 de setembro de 2022

Atualizado em: 07 de dezembro de 2022

O que é setembro amarelo? Entenda tudo sobre esta campanha

O Setembro Amarelo é uma campanha criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão. 

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu.

É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos.

Incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema, essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe. 

O que é setembro amarelo? 

Setembro Amarelo é a campanha de prevenção ao suicídio da ABP, junto ao Conselho Federal de Medicina. 

É uma forma de conscientizar as pessoas de que o suicídio pode ser prevenido com o cuidado da saúde mental.

História

A campanha do Setembro Amarelo foi inspirada na história de Mike Emme, que cometeu suicídio, aos 17 anos em setembro de 1994, nos Estados Unidos

Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte. 

Ele tinha um carro no qual ele mesmo fez a restauração e pintou de amarelo, no dia do seu velório, os pais e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas e frases motivacionais para pessoas que pudessem estar enfrentando transtornos mentais e emocionais.

As fitas amarelas se tornaram o símbolo da campanha, que foi adotada em 2015 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 

Quando começou o Setembro Amarelo? 

Quando começou o Setembro Amarelo

A campanha teve início no Brasil em 2015. Escolheu-se setembro, pois no dia 10 desse mês é dia mundial de prevenção do suicídio.

Por que amarelo?

A origem do amarelo como a cor da campanha surgiu após a morte de Mike Emme, que eu citei logo acima, conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica.

Tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo, Mike cometeu suicídio dirigindo o veículo. 

No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas, dentro deles tinha a mensagem “Se você precisar, peça ajuda”.

A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicidio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.

Em consequência dessa  triste história, foi escolhido como símbolo de luta contra o suicidio, o laço amarelo.   

Entenda a importância do setembro amarelo e a prevenção ao suicidio

Falar sobre saúde mental é admitir que os problemas existem sim, mas que podem ser tratados, pois a sua omissão somente colabora para que os sofrimentos mentais e suas consequências sejam negligenciados, como é o caso da ideação suicida

Quando a sociedade entende que o suicidio é uma realidade, e que pode acontecer com muitas pessoas à sua volta, fica evidente a necessidade de se falar a respeito.

Quebrar esse tabu é fazer com que a sociedade entenda que isso é um problema de saúde pública, não um ato isolado. 

Contudo, o Setembro Amarelo veio exclusivamente para conscientizar sobre a prevenção do suicídio e reduzir o estigma do sofrimento mental. 

Por isso, a campanha é importante, afinal divulga informações úteis para salvar vidas e desmistifica a necessidade de atenção e cuidado com os sentimentos.

Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo e em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”

Como colaborar com o setembro amarelo: confira as dicas

Pode ser que, em algum momento de nossas vidas, desconfiemos de que alguém próximo está pensando em suicidar-se em decorrência de um grande sofrimento.

Diante dessa situação o sentimento de impotência pode se fazer presente, fazendo acreditar que não há como intervir, uma vez que a pessoa parece já ter decidido encerrar a própria vida. 

Ao contrário do que o senso comum tende a reproduzir, existem diversas maneiras de auxiliar essa pessoa. 

Sinais de alerta

Frases como “a vida não vale a pena”, “estou tão sozinho que queria morrer” ou “você vai sentir a minha falta”, estão diretamente ligadas a pensamentos sobre a morte. 

Fique de olho também em atos extremos como a automutilação.

Acolher sem julgamentos

Quando sentimos que encontramos um lugar confortável para expor as dores, damos passagem para a cura, uma escuta ativa consiste em realmente ouvir e compreender o que o outro diz. 

Indicação profissional 

As características que envolvem a escolha de um profissional para o atendimento psicólogo vão além de suas especialidades, o paciente também precisa se identificar com o psicólogo para conseguir desenvolver um bom relacionamento.

Por que devemos falar abertamente sobre saúde mental e suícidio? 

De acordo com a OMS, mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente no mundo, sendo a quarta maior causa de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos de idade.

No Brasil são, em média, 14 mil suicídios por ano, cerca de 38 pessoas tiram a própria vida, por dia, no país.

Dados do Ministério da Saúde mostram que entre 2010 e 2019, 112.230 pessoas morreram por suicídio.

Houve um aumento de 43% no número anual de mortes, passando de 9.454 em 2010, para 13.523 em 2019.

Os estados que apresentaram maior número, repetindo o ano anterior, foram São Paulo, Minas Gerais e Porto Alegre, nessa ordem, a tendência no país é de alta: em 2012, foram 6.905 casos.

Sintomas da depressão que podem levar ao suicídio: saiba reconhecer

Sintomas da depressão que podem levar ao suicídio

O ideal é buscar um profissional para o tratamento da pessoa que apresenta esses problemas, mas como a resistência pela procura de auxílio é comum, a ajuda de quem convive com eles pode fazer a diferença. 

E como você pode ser muito importante na vida de alguém que está passando por essa situação, saber identificar sinais  é crucial na prevenção de um suicidio. 

  • Apresentar Irritabilidade, pessimismo ou apatia.
  • Sofrer mudanças nos hábitos alimentares ou de sono.
  • Odia-se, apresentar sentimento de culpa, se sentir sem valor ou vergonha. 
  • Ter um desejo de concluir afazeres pessoais.
  • Apresenta sentimentos de solidão, impotência e desesperança.  
  • Escrever cartas de despedida.
  • Falar repentinamente sobre morte e suicidio. 
  • Apresentar personalidade de impulsiva, agressiva ou humor instável 
  • Apresentar comportamento retraído, dificuldades para se relacionar com família e amigos.
  • Ter doenças físicas crônicas, limitantes e dolorosas, doenças orgânicas incapacitantes como dores, lesões, epilepsia, câncer ou AIDS.

Tratamentos para a depressão e tendência ao suicidio: confira

Quando se tem suspeita de que alguém próximo pode estar apresentando pensamentos suicidas, o mais importante é demonstrar compreensão e empatia por essa pessoa, tentando compreender a situação e os sentimentos associados. 

Por isso, é importante perguntar ao indivíduo sobre o seu estado de ânimo, saber se a pessoa está triste, deprimida  e se está pensando em suicidio.

Em seguida, deve-se buscar ajuda de um profissional qualificado, como um psicólogo ou psiquiatra, que têm  como objetivo tentar mostrar ao indivíduo que existem outras soluções.

O tratamento para depressão é feito combinando psiquiatra e psicoterapia, por meio de psicólogos. 

Existem também medicamentos antidepressivos, que ajudam a regular a química cerebral e são aplicados conforme cada caso, de acordo com cada paciente.

Conclusão

Informar-se para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave.

É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia.

É muito importante o auxílio da família, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.

Nesse sentido, a importância do Setembro Amarelo está em trazer à tona a necessidade de se quebrar o estigma que é falar sobre o suicídio não somente neste mês, mas durante todo o ano.

Nós ligamos para você