Estamos aqui 24h

é só clicar

Entenda os tipos de depressão, sintomas e saiba quando pedir ajuda
Publicado em: 21 de dezembro de 2022

Atualizado em: 03 de janeiro de 2023

Entenda os tipos de depressão, sintomas e saiba quando pedir ajuda

A depressão é um estado da saúde mental, em que a pessoa pode apresentar alguns sintomas como tristeza profunda, desmotivação e baixa energia para executar atividades diárias, além de conseguir forças para reagir. Com isso, é importante lembrar que existem diferentes tipos de depressão, com níveis de intensidade diferentes, como por exemplo a leve, moderada e a grave. 

Assim como esse transtorno pode estar diretamente ligado a aspectos emocionais e acontecimentos da vida, também pode ter causas biológicas, uma vez que há uma queda na produção do hormônio da felicidade e um aumento no cortisol, substância produzida no nosso corpo quando passamos por situações de estresse, deixando a pessoa com raiva ou muitas vezes em estado apático.  

Existem diferentes tipos de depressão, e ela pode ser apresentada em diferentes aspectos da vida, isso revela a importância de ser realizado desde o início dos sintomas, o seu tratamento. 

Sendo assim, algumas campanhas que acontecem anualmente como, por exemplo, o setembro amarelo tem como intuito incentivar as pessoas que estão com depressão a procurarem ajuda com um profissional. Além de alertar também sobre a importância de seu tratamento. Vale lembrar também que nesse transtorno, em casos mais graves, existe um grande risco de vida causado pela ideação suicida. 

O que é depressão?

Na CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), fala que a depressão se refere a uma doença crônica, que ocorre de forma frequente, causando modificações de humor, além de tristeza intensa, sentimentos de desesperança, culpa e de vazio, além de alterações de sono e apetite, sendo assim, ela pode se manifestar com intensidades diferentes que pode ser na forma leve, moderada ou grave.

Diante disso, depressão é um transtorno psicológico, muitas vezes causado por acontecimentos e traumas vivenciados pelo sujeito, que por sua vez não conseguem superá-los, gerando um grande estado de sofrimento. As pessoas que sofrem de depressão sentem alguns sintomas como por exemplo, tristeza profunda, uma grande desmotivação e apatia, alterando drasticamente seu convívio social e a sua autoestima. 

Podendo também ocorrer em casos de distúrbios hormonais, que podem ser gerados por conta de como o indivíduo vive, como uma vida não saudável, assim como aspectos genéticos, onde se é necessário fazer tratamentos via remédios e terapia. 

Tristeza e depressão: entenda as diferenças(H3)

A tristeza e a depressão apesar de gerarem sentimentos semelhantes, possuem suas diferenças, podemos aqui indicar as principais diferenças destes dois temas para que sejam vistos de forma correta.

Quando há tristeza, o paciente sabe o que a motivou a se sentir triste, tendo consciência daquilo que o acomete, diferente da depressão que muitas vezes pode não apresentar motivos. Esse aspecto pode fazer com que muitas pessoas passem a ficar com ansiedade por não conseguirem entender o porquê de se sentirem apáticos e desmotivados. 

A pessoa quando se encontra triste pode se apresentar com alguns sintomas característicos da depressão, mas não significa que ela esteja, ou venha a ter. Com isso, a pessoa pode se apresentar com quadros de choro ou com aperto no peito, por exemplo. Já na depressão, o cenário é diferente, pois ela pode se apresentar de forma silenciosa; as pessoas também podem confundir com preguiça, muitas vezes por não compreender o que é. 

Além disso, uma das características mais graves da depressão é o pensamento suicida. Enquanto na pessoa com sentimento de tristeza, essa ideia não o acomete. Uma pessoa com depressão possui uma tristeza profunda duradoura. Enquanto a tristeza possui um tempo de duração, que varia de pessoa para pessoa, podendo durar tanto horas, quanto alguns dias.

Tipos de depressão: conheça os principais

Tipos de depressão: conheça os principais

É importante saber quais os tipos de depressão, pois ela pode se manifestar de variadas formas. A depressão faz parte dos transtornos do humor e pode acometer o ser humano em várias situações diferentes de sua vida, e por isso pode representar um risco para o indivíduo que não tem nenhum acompanhamento psicológico. Aqui vamos listar os principais tipos desse transtorno.

Depressão maior

Neste tipo, ela também pode receber o nome de depressão unipolar, causando desta forma, alterações hormonais, afetando tanto a mente quanto o corpo da pessoa.   

Os sinais clássicos do transtorno são o humor deprimido, tristeza, desânimo, pensamentos negativos e pouco interesse em fazer atividades cotidianas, além de pensamentos suicidas, perda de peso e de apetite, dificuldade de dormir, sensação de inutilidade e sentimento de vazio.

Transtorno depressivo persistente (Distimia)

A distimia tem uma intensidade menor do que a depressão maior, mas, ela pode durar por muito mais tempo, durante ao menos dois anos. Geralmente, muitas pessoas conseguem desempenhar suas funções cotidianas, mas, normalmente, se sentem sem energia, desmotivadas e fracas. Além destes sintomas, ela também pode apresentar perda de apetite, baixa autoestima e falta de esperança.

Depressão pós-parto (ou Perinatal)

A depressão pós parto é bem conhecida e recorrente na vida de muitas mulheres. Ela pode ocorrer durante a gravidez ou até 12 meses após o nascimento da criança. Neste tipo de depressão são apresentados episódios depressivos maiores e menores, sendo assim, a depressão perinatal – como também pode ser chamada – pode representar efeitos graves, tanto na mulher, quanto no bebê e na própria família.

Alguns de seus sintomas acabam sendo comuns, assim como nos outros tipos de depressão. Com isso, ela pode se apresentar por exemplo na preocupação excessiva, sentimento de culpa, falta de interesse em atividades antes prazerosas, períodos de intensa irritação e cansaço. 

Transtorno disfórico pré-menstrual

Transtorno disfórico pré-menstrual

Outra variação especifica para o sexo feminino é o transtorno disfórico pré-menstrual, que pode ser entendido como uma TPM mais grave. Sendo assim, os sintomas que são presentes na tensão pré-menstrual, são mais intensos nas mulheres que têm o transtorno. 

Sendo assim, seus sintomas tendem a aparecer alguns dias antes da menstruação, gerando intensas alterações de humor, além de ansiedade e fadiga. Estes sintomas podem levar a pessoa a prejudicar variadas áreas de sua vida, sendo necessário desta forma, um tratamento adequado, para a diminuição dos sintomas e melhora da qualidade de vida da mulher.

Não se sabe ao certo a correta causa deste transtorno, pois em muito se encontra ligada aos hormônios femininos que estão presentes no período menstrual da mulher. 

Depressão psicótic

É considerado uma das formas mais graves de depressão, pois, este tipo de depressão como diz o nome é acompanhado de episódios psicóticos. Sendo assim, a pessoa que sofre desse transtorno pode apresentar alucinações e delírios, com diferentes conteúdos como o de culpa e de perseguição, assim como falsas crenças e ilusões. 

A pessoa que é diagnosticada com ele, pode começar a ouvir vozes e ver coisas que não fazem parte do mundo real, além de terem pensamentos suicidas, entre outros, característicos do quadro depressivo. 

Transtorno bipolar

O transtorno bipolar é sim diferente da depressão, mas, ele entra nesta lista porque o indivíduo acometido por ele, acaba sofrendo com episódios de tristeza profunda, onde se encontram deprimidos sendo um dos sintomas da depressão clássica. Porém, existem também dentro do transtorno bipolar episódios opostos: nos quais a pessoa fica mais agitada, extremamente eufórica. 

Desta forma, ela se caracteriza por oscilações de humor. Nas quais a pessoa, por um lado, fica em um estado mais depressivo. E, por outro, mais agitada e com mais energia para realizar as tarefas do seu cotidiano. 

Depressão sazonal

A depressão sazonal é particularmente curiosa, uma vez que ela surge à medida que os dias vão ficando mais curtos em estações como inverno e outono, fazendo com que haja menos exposição à luz vinda do sol. 

Sendo assim, a mudança do humor, influenciada pela falta da luz solar, afeta o ritmo diário do organismo, da sensibilidade à luz, assim como também do funcionamento dos neurotransmissores, como da serotonina e dos homônimos da melatonina. Com isso, uma pessoa que se sente mais triste e desmotivada em estações do ano como inverno e outono pode estar sofrendo deste transtorno.

Transtorno Disruptivo de Desregulação do Humor

Este transtorno pode ser identificado através de uma “birra” por exemplo, muito exagerada, que pode acometer inclusive a criança ou o adolescente, se caracterizando assim, pelas explosões de humor e temperamento severos e recorrentes. Desta forma, ela pode ocorrer entre duas ou três vezes em uma semana durante um ano ou até mais. 

Tipos de depressão: quando é o momento de pedir ajuda?

Tipos de depressão: quando é o momento de pedir ajuda?

A depressão acontece de forma gradual e vai se estabelecendo aos poucos, mudando o comportamento, o modo de pensar e muitas vezes fazendo com que o indivíduo não sinta mais a energia que tinha antes para fazer seus afazeres, acabando por alterar sua rotina, fazendo-o sentir uma tristeza profunda e prejudicando todas as áreas de sua vida. 

Por conta disso, é de extrema importância fazer o acompanhamento psicológico, pois como existem diferentes tipos de depressão, esse transtorno precisa ser avaliado o mais rápido possível, antes que chegue a um nível de ideação suicida, que é uma das formas mais graves. 

Alterações de sono

Um dos primeiros sintomas da depressão vem com a alteração do sono, ela é decorrente dos grandes níveis de cortisol produzido pelo estresse no corpo, diante de uma situação depressiva.

Muitas vezes o indivíduo com depressão tem uma tristeza tão profunda, sua energia é tão baixa, que faz com que sua angústia vire estresse que acaba produzindo cortisol, alterando o sono. Desta forma, dormir mal, também pode ser um fator de risco para a depressão.

Cansaço extremo

Cansaço extremo

O cansaço extremo acontece devido à influência da depressão que é grande causadora de estresse, que ocasiona uma bola de neve em que o indivíduo não se vê motivado a nada. A pessoa depressiva se sente cansada, desmotivada e sem forças para realizar as tarefas do seu dia a dia. Sendo assim, o cansaço extremo é muitas vezes acompanhado pela alteração do sono. 

Dificuldade de concentração

A dificuldade de concentração é decorrente da depressão, uma vez que a mesma é capaz de gerar déficits cognitivos, podendo prejudicar a memória, atenção e percepção. 

Um dos grandes agentes dessa falta, são as motivações, onde o indivíduo que não se vê muito motivado a algo não dará a devida atenção para a sua tarefa. Com isso, a falta de concentração, também é um sintoma característico da depressão, pois ela tem como uma de suas causas, fatores bioquímicos. 

Impactos em relacionamentos

Tanta angústia gera um sofrimento que, muitas vezes, o sujeito acredita que jamais será amparado por alguém próximo a ele.

Sua tristeza é tão profunda que ele não sente vontade de fazer nada, não se sente animado com nada e isso muitas vezes pode ser entendido como uma falta de interesse por parte das pessoas com quem ele se relaciona, o que acaba gerando um afastamento e a pessoa pode acabar se isolando. Desta forma, por conta de seu humor irritadiço, o próprio depressivo pode acabar tratando mal pessoas que tentam ajudá-lo, pois acredita que não vai mudar nada, ou simplesmente não quer ajuda. 

Alteração no apetite

Assim como outras mudanças biológicas como a do sono, a alteração de apetite também é um sintoma presente nos tipos de depressão. Nela o paciente mais uma vez apresenta uma falta de amor próprio levando-o a não se cuidar ou simplesmente está tão angustiado que não consegue sentir apetite.

As alterações no apetite são perigosas, pois podem acarretar em doenças, muitas vezes uma obsessão por alimentos ou uma desnutrição, sendo extremamente necessário se buscar ajuda.

Pensamentos suicidas

Está no pensamento suicida a consequência mais perigosa dentro do transtorno da depressão. 

Quando o sujeito chega a essa fase da vida, isso se traduz na ideia que sua dor e sofrimento estão tão grandes, que nada o ajudaria, que nada vai mudar e que ninguém poderia ajudá-lo. 

Uma total falta de esperança toma conta do mesmo, juntamente com uma tristeza que não passa. Assim, infelizmente, o indivíduo só enxerga um modo de acabar com a sua dor. Pretendendo, através de ideações suicidas, dar um fim a sua vida de uma vez por todas.

Quando o indivíduo chega neste estado, deve procurar ajuda o mais rápido possível pois é grande o sofrimento que o mesmo está sentindo.

Pensamentos suicidas

Um tratamento pode ajudá-lo a ver sua vida de outro modo, fazendo a pessoa repensar seu pensamento suicida. Mostrando que: o quanto mais rápido procurar ajuda para que se consiga externar toda sua dor, melhor será a sua vivência no mundo.   

Conclusão

A depressão é avassaladora, seus sintomas podem se manifestar de forma inesperada, ou surgir em decorrência de experiências desagradáveis vivenciadas pelo sujeito, que muitas vezes não consegue entender o motivo que ocasiona tanta tristeza, ansiedade e desmotivação, porque ele não consegue se alimentar bem ou dormir normalmente.

Os tipos de depressão possuem sintomas semelhantes, pois a pessoa pode acabar gerando grandes angústias, em que o sofrimento acaba sendo contínuo e, muitas vezes, o indivíduo não consegue encontrar forças para realizar uma mudança de hábito.

Ela pode acontecer por meio de mudanças orgânicas e eventos traumáticos. Há diferentes tipos de depressão, que afetam até mesmo mulheres em períodos menstruais, por exemplo. Esse transtorno é perigoso, podendo causar danos graves ao organismo e a saúde mental do sujeito, fazendo com que ele acabe se afastando das pessoas que querem ajudá-lo, pois, a pessoa depressiva acredita que não tem valor algum.

Um dos tipos de depressão e de seus sintomas mais graves é a que apresenta ideação suicida, pois pode estar relacionada a falta de prazer por atividades antes prazerosas do paciente, fazendo ele acreditar que seu sofrimento é tão grande que não aguenta mais viver. Ele está tão tomado das suas angústias que não consegue repensar sobre sua vida para que possa agir de modo diferente.

Por isso é de extrema importância a conscientização do que é a depressão e de como ela se desenvolve, sendo assim, existem as campanhas de setembro amarelo incentivando as pessoas a se comunicarem e a falarem sobre seus sofrimentos e suas dores, para que o outro compreenda o que está havendo.

Portanto, caso você esteja vivenciando ou conheça alguém com sintomas de alguns dos tipos de depressão, o ajude e apoie a procurar ajuda profissional. Caso os sintomas estejam prejudicando todas as áreas da vida da pessoa, gerando riscos tanto a ela quanto às pessoas à sua volta, a internação neste caso seria de extrema importância, pois o indivíduo pode receber todos os aparatos que podem auxiliar em um tratamento completo, composto por diferentes profissionais de saúde. 

Nós ligamos para você