Estamos aqui 24h

é só clicar

Tratamentos Drogados: quais são os métodos existentes?
Publicado em: 04 de março de 2021

Atualizado em: 12 de setembro de 2022

Tratamentos Drogados: quais são os métodos existentes?

Tratar desse assunto não é nada fácil, principalmente quando se tem alguém por perto com problemas envolvendo drogas, ou até mesmo você que está lendo agora, pode estar vivenciando essa situação.

Tanto homens quanto mulheres podem sofrer com esse problema; a dependência química é coisa séria, ao longo do artigo trago diversas questões que podem auxiliar você com informações valiosas sobre o tema.

Existem diversos tipos de tratamentos que podem ajudar, sabe-se que cada pessoa é única e por isto, os dependentes de álcool ou drogas devem ser tratados de maneira individualizada e humanizada. 

Continue com a leitura e entenderá mais a respeito da dependência química e como ajudar, assim como encontrar uma clínica que ofereça tratamento especializado.

O que é uma clínica de tratamento para drogados?

Uma clínica de tratamento, é um local em que o dependente químico recebe todo o suporte e auxílio necessários para a sua completa reabilitação.

Na clínica de tratamento os dependentes químicos ficam com distância física da droga e lentamente serão instruídos e aconselhados em processo de terapia para se distanciar também psicologicamente.

Este é um local que oferece todo o suporte necessário para que o paciente interrompa de maneira adequada o consumo de substâncias químicas e possa construir um novo estilo de vida saudável longe das drogas.

Por que tratar a dependência de um usuário de drogas em uma clínica especializada? 

A dependência química é uma doença complexa que exige cuidados em todas as áreas da vida, por conta disso, se faz necessário o tratamento em uma clínica especializada.

Uma clínica especializada oferece todas as ferramentas necessárias para uma completa reabilitação, seja ela física, psicológica, mental e social.

Ela possui uma equipe de profissionais especializada no tratamento da dependência química, que estão prontos para auxiliar com todos os cuidados necessários ao processo de recuperação.

Este ambiente possibilita a completa reinserção do dependente na sociedade de modo saudável. 

Profissionais preparados

A dependência química é um problema que necessita ser trabalhado em todos os âmbitos da vida do dependente, pois se encontram em prejuízo por causa do consumo abusivo de drogas.

Os profissionais devem estar bem capacitados e preparados para melhor atender os dependentes químicos a qualquer momento.

A equipe deve ser multidisciplinar composta por exemplo de médicos, enfermeiros, psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, entre muitos outros, pois, sabe-se que podem variar de acordo com cada clínica de reabilitação.

Diante disso, é muito importante para que o paciente venha ser auxiliado da melhor forma, para que possam se livrar de velhos hábitos prejudicais a sua saúde e construir um novo estilo de vida.

Técnicas eficazes

As técnicas que envolvem o tratamento do dependente químico podem variar de acordo com cada um, pois, cada caso possui suas particularidades.

A escolha das técnicas que serão mais eficazes está nas mãos dos profissionais que realizam toda uma avaliação criteriosa da saúde do dependente. 

A partir desse momento é que conseguem montar toda a estrutura do projeto terapêutico do dependente, fazendo ele ser tratado com as técnicas mais eficazes indicadas para o seu tratamento.

As técnicas aplicadas em cada caso, depende não só das particularidades do mesmo e sim também do modelo de tratamento de cada clínica.

Medicação adequada

Quando o paciente inicia o seu tratamento, ele precisa passar pelo processo da abstinência, que acontece devido à falta das substâncias que causaram a sua dependência.

Essas crises de abstinência são sentidas através de sintomas desagradáveis, e isso faz com que o interno precise fazer uso de medicações para controlar e amenizar esses sintomas.

Sintomas comuns da abstinência podem ser: dor de cabeça ou enxaqueca, irritabilidade, sentimentos depressores, dificuldade de concentração, fissura pela droga.

Além disso, as medicações podem ser indicadas de acordo com a demanda do paciente, ou seja, se ele já possuir algum tipo de doença ou comorbidade devido ao consumo abusivo de drogas.

Vale ressaltar que apenas os profissionais da saúde que acompanham o caso do paciente é que podem através de uma avaliação criteriosa fazer a prescrição adequada da medicação para cada tipo de caso.

Apoio integral

O dependente deve se sentir apoiado em todos os momentos do seu processo de recuperação, pois, encontra-se numa situação muito difícil; receber apoio da família é essencial.

O tratamento da dependência química precisa ser uma ação em conjunto tanto dos profissionais quanto de seus familiares, pois o paciente precisa se sentir seguro tanto para iniciar quanto para continuar na luta da recuperação. 

O apoio deve ser integral porque deve abranger também todas as áreas da vida do dependente, que se encontram-se comprometidas.

Uma vez que a dependência química é uma doença biopsicossocial, todas essas áreas precisarão de uma reorganização e tratamento, pois graças ao uso de substâncias elas ficaram desorganizadas.

Quais são os tratamentos disponíveis em clínicas de recuperação para drogados? 

Os tratamentos envolvem uma diversidade de questões, que vão auxiliar o dependente a superar todos os desafios do processo de recuperação.

Todas as clínicas de recuperação devem dispor de tratamentos especializados que garantam o distanciamento do dependente do consumo abusivo de drogas.

Os tratamentos incluem a desintoxicação do dependente ou seja, tem por objetivo eliminar do organismo do dependente todas as substâncias consideradas tóxicas, decorrentes do uso excessivo de drogas.

Medicamentos também podem ser prescritos para a melhora do paciente, e para se evitar sintomas desagradáveis decorrentes da abstinência de drogas.

Além disso, ele pode participar de grupos de ajuda mútua como o A.A (Alcoólicos Anônimos) ou N.A (Narcóticos Anônimos), psicoterapia individual, exercícios físicos e laborterapia que faz com que o paciente se envolva com outras atividades que dependem da rotina de cada clínica.

Internações

A internação é o último recurso em que muitas famílias pensam muitas vezes, pois, muitas parecem ter receio de falar e pensar nesse assunto.

Saiba que esta é a maneira mais eficaz para que o dependente livre-se do consumo de drogas e estabeleça novos hábitos de vida e trace objetivos diferentes de seu antigo estilo de vida.

Existem três modalidades de tratamento que podem ser adotadas em diferentes casos.

A modalidade voluntária que é quando o dependente aceita o tratamento, ou seja, possui consciência de que precisa iniciar um tratamento para livrar-se do consumo de álcool ou drogas.

Na involuntária acontece de modo contrário, o dependente não aceita o tratamento, mas seus familiares, responsáveis legais e servidores da área de saúde e assistência social podem realizar a solicitação.

Já a modalidade compulsória acontece de modo diferente, pois, só pode acontecer mediante a autorização de um juiz responsável pelo caso, que se baseia em um laudo médico, pois o mesmo já está a apresentar riscos para si e para os outros ou não possui condições de decidir por si.

Grupos de apoio

Os grupos de apoio também representam uma ferramenta essencial, no processo de recuperação do paciente.

Nos grupos de apoio são compartilhadas muitas vivências que podem auxiliar e incentivar o paciente a enfrentar esse processo.

Os grupos de ajuda mútua como o A.A (Alcoólicos Anônimos), N.A (Narcóticos Anônimos), que trabalham com os doze passos, estes são os mais conhecidos, porém, também existem outros.

Eles funcionam por meio de reuniões em que são abordados diferentes assuntos, além do compartilhamento de experiências que podem trazer conforto e conscientização dos novos métodos que precisam ser adotados para a obtenção de um novo estilo de vida longe das drogas.

Psicoterapias

Existem variadas abordagens psicoterápicas que podem auxiliar o dependente a construir novos hábitos de vida, trabalhar na modificação de comportamentos e ações prejudiciais.

Entre as abordagens se encontra a psicanálise e a terapia cognitiva comportamental, além das psicoterapias serem individuais elas podem ser também em grupo.

As psicoterapias possuem métodos e técnicas que podem ser aplicadas com diferentes objetivos, pois cada pacientes possui uma demanda específica a ser trabalhada.

Cada terapia busca tratar o mesmo, porém de formas diferentes, a psicanálise por exemplo focará mais nos processo mentais ocorridos na infância, bem como explorando a função inconsciente da mente.

Já a terapia cognitiva comportamental foca no presente e em reconstruir e reorganizar as crenças irracionais que geram os comportamentos disfuncionais.

Medicamentos

Os medicamentos só devem ser administrados sobre orientação médica, pois, somente esse profissional pode indicar o medicamentos apropriados para cada tipo de caso.

Vale ressaltar também que as medicações são monitoradas pelos profissionais da saúde, evitando que possam ser administrados de forma errada.

E como já dito anteriormente quando falamos sobre desintoxicação, os medicamentos podem ser usados para auxiliar nesse processo, como também usados para tratar outras doenças, sejam elas associadas ao uso de substâncias ou não.

Afinal, qual a melhor maneira de tratar um dependente químico?

Uma boa clínica de recuperação deve estar sempre pronta para atender uma multiplicidade de demandas, oferecendo todo o suporte e auxílio necessários para a completa recuperação do dependente químico.

Ela deve dispor de tratamentos especializados, que garanta a assistência integral do dependente químico, para que este possa desenvolver novas habilidades e hábitos saudáveis.

Digo e repito que a melhor maneira de tratar uma pessoa que se encontra presa no mundo das drogas é através da internação, pois, ela garante um tratamento que abrange todas as áreas da vida do dependente. 

Quais são as etapas dos tratamentos para drogados?

Tudo se inicia com a avaliação do paciente por parte da equipe multiprofissional que irá acompanhá-lo durante o seu processo de recuperação.

Diante disso, os profissionais de saúde montam o seu projeto terapêutico, para que seja executado de acordo com a demanda específica de cada paciente.

Após isso, ele passa por uma desintoxicação para que os elementos tóxicos das substâncias químicas sejam retirados de seu organismo.

Além disso, podem ser indicados a alguns pacientes o uso de medicações que podem contribuir para a sua recuperação.

Outras atividades como exercícios físicos e atividades ao ar livre, grupos de apoio, psicoterapia individual ou em grupo também podem ser indicadas como etapas de reabilitação.

Identificar a dependência

Muitas pessoas não conhecem os sinais de que alguém está usando drogas, pois, muitas vezes, a pessoa pode acabar escondendo este fato e não ser descoberto por pessoas próximas.

O uso abusivo de drogas gera diversas consequências para vida da pessoa, o que pode causar a dependência química, que é uma doença crônica, que se manifesta de modo progressivo e se não tratada o quanto antes, pode ser fatal.

Seus efeitos são manifestados na área física, psicológica e social da pessoa, assim como na comportamental e cognitiva.

Os efeitos e sinais da dependência podem variar, pois dependem de cada organismo como também de seu tempo de uso, a frequência e quantidade.

Como as drogas são geradoras de prazer, a pessoa tende a não procura ajuda, tornando-se dependente da sensação de prazer e bem-estar que a droga traz. 

Alguns sinais identificáveis podem descuido pessoal, problemas financeiros e de comportamento, mudança em seu círculo social e alterações no humor.

Procurar ajuda especializada

A ajuda especializada é de fundamental importância no tratamento da dependência química, pois, é um momento que exige diversos cuidados.

O paciente deve receber um tratamento especializado e integral, visando a sua completa recuperação e mudança de vida.

A dependência química é uma doença que precisa ser tratada com uma abordagem multiprofissional, ou seja, com profissionais das mais diferentes áreas, pois é uma doença complexa.

Definir o melhor tratamento

O melhor tratamento é aquele que garante todo o suporte e apoio de que o paciente precisa para se recuperar e desenvolver um novo estilo de vida que o faça não mais entrar nas armadilhas do consumo abusivo de drogas.

Diante disso, o tratamento da dependência química envolve uma realidade bastante complexa, por conta disso, deve abranger todas as áreas  da vida da pessoa. 

Além disso, deve dispor de tratamentos que possuam respaldo científico e que garanta conforto e segurança não só aos pacientes como também a seus familiares.

Desintoxicação

A desintoxicação se refere a uma fase muito importante dentro do processo de recuperação do dependente, pois, com isso é possível haver uma completa reestruturação das diversas funções que foram alteradas devido o consumo abusivo de álcool ou drogas.

Neste procedimento são administradas doses cada vez menores das substâncias que geraram dependência na pessoa, até que assim, o organismo não tenha mais necessidade de as consumir.

Se refere a um processo em que são eliminadas as substâncias consideradas tóxicas do organismo da pessoa, o que auxilia a reduzir os sintomas da abstinência.

Lidar com a abstinência

Os dependentes químicos ao interromper o consumo de drogas, podem acabar desenvolvendo sintomas físicos e psicológicos desagradáveis que são causados pela abstinência.

Para lidar com a abstinência é preciso que o dependente continue o com o seu tratamento assim como com o desenvolvimento de novos hábitos de vida.

Durante o tratamento também podem ser prescritos medicamentos que podem ajudar a pessoa a controlar os sintomas da abstinência. 

Apoio familiar

Sabe-se que os familiares também são afetados, quando possuem um ente querido passando pelo problema da dependência química.

A família funciona como um alicerce junto ao dependente, pois, possibilita a superação de desafios e problemas que podem acabar surgindo durante o processo de recuperação.

A família representa um apoio e suporte extremamente necessários para que o dependente não se sinta sozinho nesse momento tão difícil, é por meio dela que ele encontra motivação para continuar com o tratamento.

Pós tratamento

Manter os hábitos saudáveis que foram desenvolvidos durante o processo de recuperação é essencial para a pessoa no pós tratamento para que ela continue livre das drogas.  

O paciente no pós tratamento precisa desenvolver novas habilidades que o auxiliem na prevenção a possíveis recaídas. 

Diante disso, ele precisa traçar novas metas e objetivos de vida a curto e a longo prazo, essas novas metas e objetivos serão a base para o novo estilo de vida que será traçado.

Durante todo o processo de recuperação a pessoa recebe o tratamento e preparação necessários para o pós-tratamento, para que possa lidar com seus comportamentos e sentimentos, mantendo assim uma vida mais saudável.

Qual prazo para o término do tratamento de um dependente químico? 

A clínica hospitalar do Grupo Recanto possui um tratamento de seis meses de duração, porém, este tempo pode variar de acordo com cada caso, pois cada paciente possui um projeto terapêutico individual que é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar.

Algumas clínicas adotam o sistema de três meses de tratamento, porém cada vez mais cresce o número das que adotam 6 meses, pois esse é o tempo mínimo para se conceber a ideia de uma nova relação com a vida, uma que não envolva o uso de drogas.

Onde encontrar uma clínica especializada em tratamentos para drogados?

Antes de qualquer atitude em relação ao tratamento em uma clínica, se faz necessário a pesquisa de informações a respeito da dependência química, pois, isso ajuda bastante nesse momento.

As clínicas podem ser facilmente encontradas nessas pesquisas, porém, deve-se ter cuidado,  pois, nem todas oferecem toda a estrutura necessárias de que o paciente precisa.

A clínica hospitalar do Grupo Recanto oferece tratamento especializado em dependência química e saúde mental. 

Estamos sempre preparados para atender nossos pacientes, dispomos de plantão médico 24 horas, abordagem biopsicossocial e modernos tipos de tratamentos, entre muitos outros aspectos que nos fazem ser referência nesse ramo.

A clínica Grupo Recanto é especialista nos tratamentos de quais tipos de drogas? 

A dependência química é um problema complexo e que acaba por modificar toda uma dinâmica familiar.

Por conta disso, sabemos que a dependência, não abrange apenas um tipo específico de drogas, mas sim, variados tipos. 

Estamos preparados para realizar o tratamento de diversos tipos de drogas, pois, uma pessoa pode começar por exemplo com apenas uma, e com o tempo passar a consumir diferentes tipos.

De acordo com as muitas experiências que vejo aqui no Grupo Recanto, percebo que muitos pacientes fizeram uso de variados tipos.

Alguns exemplos mais comuns incluem-se o álcool, maconha, cocaína, crack e LSD, além de muitos outros. 

Como funciona o tratamento de drogas na clínica Grupo Recanto ?

Possuímos uma experiência de cerca de 12 anos no ramo, e tratamos a dependência química e a saúde mental, com tratamento tanto para homens quanto mulheres.

Dispomos de uma equipe multiprofissional que está sempre pronta para melhor atender os pacientes. Trabalhamos com uma abordagem biopsicossocial, pois sabemos que o dependente precisa ser trabalhado em todas as áreas da sua vida.

Todos os pacientes são tratados de modo individualizado, pois temos a consciência de que todos possuem as suas especificidades.

O nosso objetivo é fazer com que os pacientes possam ser reinseridos a sociedade com novos hábitos de vida, para que assim construa uma nova maneira de viver longe das drogas. 

Conclusão

O momento da internação de um dependente químico não é um momento fácil não é mesmo?

O tratamento para quem sofre com a dependência química é o melhor caminho, pois somente com ajuda especializada a pessoa pode ter um processo de recuperação que a auxilie a construir um modo de viver longe do uso abusivo de álcool ou drogas.

A dependência química prejudica todas as áreas da vida da pessoa e por isso, entendemos que o tratamento deve ser abrangente.

A clínica Hospitalar do Grupo Recanto possui uma multiplicidade de tratamentos eficazes. 

Estamos nesse mercado a 12 anos e tratamos tanto da dependência química, quanto da saúde mental, nossa estrutura garante todo o suporte e apoio de que o paciente precisa nesse momento.

Nós ligamos para você