Estamos aqui 24h

é só clicar

Tratamento Drogas: qual o papel da clínica de reabilitação?
Publicado em: 04 de março de 2021

Atualizado em: 13 de dezembro de 2022

Tratamento Drogas: qual o papel da clínica de reabilitação?

O tema da dependência química e de seu tratamento é extenso e complexo e por isso estou aqui para explicar mais uma parte desse grande tema.

Durante todo o texto farei uso da minha experiência para tentar facilitar seu entendimento do assunto, bem como esclarecer suas dúvidas acerca do tema.

Aqui além de responder dúvidas frequentes, possíveis tratamentos para a situação, como funcionam esses tratamentos e as drogas que mais causam procura para esses tratamentos.

Tratamento Drogas: Qual a importância de uma clínica especializada?

Uma clínica especializada pode fazer toda a diferença no processo de recuperação do dependente, garantindo o suporte em todas as áreas em que a dependência química mais afeta, que são a biológica, psicológica e social.

Essas áreas estão à beira da destruição ou então já destruídas na vida de um dependente químico, uma vez que cada dependente estabelece uma relação única com a droga, são necessárias abordagens únicas para cada um deles.

Numa clínica especializada e com o suporte adequado é possível tratar também as comorbidades associadas a dependência química. Assim como também, trabalhar o porquê de certas atitudes e pensamentos que levaram a pessoa a se tornar. 

Em uma clínica de reabilitação o paciente terá uma distância física da droga e à medida que vai avançando no tratamento, sua mente vai deixando de pensar o tempo todo no prazer gerado pela droga e começando a pensar numa nova vida. 

Entenda melhor o que é Clínica de Reabilitação e quais são os tipos de internação possíveis!

Como funciona o tratamento de drogas em uma clínica? 

O tratamento de drogas segue certas etapas até alcançar sua continuidade, podemos dividir de duas formas mais comuns, com relação a motivação do paciente e a progressão do tratamento.

De acordo com a motivação da pessoa são cinco fases, a primeira sendo a de pré-contemplação, aqui a pessoa não reconhece os prejuízos que o uso da droga traz e continua usando sem o objetivo de parar.

A segunda fase se chama contemplação, aqui a pessoa começa a realizar tudo aquilo de ruim que o uso da droga traz, já entende que precisa parar com a droga, mas ainda não consegue dar o primeiro passo.

Na fase de preparação, já houve tentativas de parar de usar a droga, mas continua retornando a mesma quando pode, mas pensa em parar definitivamente.

A fase de ação, envolve a decisão de buscar um tratamento por parte da pessoa para deixar de usar drogas e através do tratamento, parar de usar.

Como última fase desta modalidade vem a manutenção, que consiste em manter-se limpo, sem uso de qualquer tipo de droga pelo máximo de tempo possível, construindo um novo estilo de vida mais seguro e saudável.

Agora de acordo com a progressão das fases de tratamento, o número de etapas pode variar de acordo com o tipo de clínica, mas existem três que estão presentes na grande maioria delas, que são a desintoxicação, psicoterapia e reinserção social.

A primeira fase é sempre a fase de desintoxicação, pois nela é onde há a remoção das substâncias que causam prejuízos ao corpo, a remoção dessas substâncias e o esforço da não ingestão da substância faz com que o organismo e a mente sofram com a síndrome de abstinência.

A psicoterapia vem como uma etapa seguinte a desintoxicação, pois agora livre do efeito das drogas, é possível se iniciar o tratamento, na psicoterapia haverá um trabalho interno nas emoções e sensações do paciente, trabalhando as origens do uso de drogas, combatendo seus gatilhos.

A reinserção na sociedade se dá quando as etapas internas de tratamento são cumpridas, como desintoxicação, psicoterapia, exercícios físicos e qualquer outro tipo de tratamento.

Consiste em um trabalho focado na prevenção de recaídas, na manutenção de um novo estilo de vida e no convívio social, podendo se reaproximar de sua família, amigos e colegas de trabalho com o devido cuidado.

Quais são os métodos de tratamentos contra drogas? 

Você viu as etapas básicas de um tratamento em uma clínica, porém, é necessário ver também outros métodos eficientes de tratamento, e conhecer como eles acontecem.

Internações

A grande maioria das clínicas especializadas no tratamento de drogas, possui como foco a internação da pessoa; mas qual seria a vantagem desse método?

Na internação há um afastamento físico da droga, pois dentro da clínica não haverá nenhuma possibilidade do uso de drogas. Além disso, conforme a pessoa for entendendo o prejuízo que a droga traz, gradualmente se afastará da ideia de que a droga é algo benéfico.

O processo de tratamento, será trabalhado geralmente com o auxílio da psicoterapia, os problemas internos do paciente juntamente com uma equipe multidisciplinar para auxiliar no processo de reestruturação física e mental, até que esteja pronto para retornar a sociedade.

Medicamentos

Os medicamentos são usados como auxiliadores durante o tratamento, pois eles visam auxiliar no restabelecimento e equilíbrio da saúde do interno. 

Eles podem ser prescritos durante o processo de desintoxicação e no tratamento e amenização dos sintomas de doenças associadas ao uso de drogas, assim como de outras doenças adquiridas com o consumo excessivo e drogas. 

Na fase de desintoxicação podem ser usados para diminuir ou aplacar os sintomas da abstinência causada por essa fase, sendo usados também remédios específicos para cada tipo de drogas. 

O uso de medicamentos também pode ser prescrito para o tratamento de outras doenças, sejam elas associadas ao uso de drogas ou não. Eles são usados para reduzir ou fazer cessar alguns sintomas para que não atrapalhem o andamento do tratamento.

As medicações nesse sentido podem ir desde simples remédios para cefaleias (dor de cabeça, enxaquecas) como remédios para diabetes, pressão alta, transtornos e distúrbios mentais entre outros.

Vale lembrar que a sua utilização deve ser controlada por médicos e profissionais da saúde que verificam se há real necessidade de tal medicamento.

Grupos de apoio

Os grupos de apoio ou grupos de ajuda mútua como também são conhecidos, são outra opção de tratamento, também muito eficaz.

Nesses grupos de apoio apresentados são usados o programa dos doze passos, que tem como foco o compartilhamento e escuta de experiências.

O programa busca principalmente que a pessoa participante através do compartilhamento e escuta, desmistifique seu conceito sobre a droga e sua própria condição e comece a elaborar as possíveis causas de sua adicção, centrado no pilar da espiritualidade do programa.

Psicoterapia

A psicoterapia é mais uma opção de tratamento, e em minha experiência posso dizer que é fundamental o trabalho psicoterapêutico aliado a qualquer tipo de tratamento.

É no trabalho psicoterápico que serão abordados temas com relação ao início do processo de dependência química, relação da família no meio do processo e possíveis causas para a fuga da realidade por meio de drogas.

Na psicoterapia, o paciente vai gradualmente se sentindo melhor consigo mesmo e entendendo a condição em que se encontra e como e por que percorreu esse caminho para o desenvolvimento da dependência.

A psicoterapia abre portas para que o paciente compreenda e aceite a sua doença, e através disso, encontre a motivação necessária para a mudança e desenvolvimento da sua recuperação.

Quais os tipos de drogas possuem mais procura por tratamento?

Frequentemente me veem com essas dúvidas, que drogas mais fazem as pessoas irem em busca por tratamento para a sua dependência química.

Aqui irei traçar um paralelo entre as drogas, suas substâncias e sintomas pelo uso prolongado ou abuso da droga, assim como elas agem no organismo e causam a dependência. 

Maconha

A maconha também conhecida como Cannabis Sativa, sendo essa a espécie de maconha mais comum e a droga ilícita mais usada no mundo, possui mais de 400 substâncias, sendo a THC e canabinoídes.

A maconha é considerada uma droga alucinógena, com efeitos comuns de vermelhidão nos olhos, sensação leve de relaxamento, uma euforia leve, defeitos na memória recente, boca seca, taquicardia, perda de coordenação motora e equilíbrio.

Podendo causar até alucinações, ansiedade, pânico, angústia, câncer de pulmão, bronquite, arritmia crônica e sistema imunológico enfraquecido, quando utilizado por tempo prolongado ou de forma abusiva.

Esses efeitos no corpo acontecem por causa das substâncias contidas na maconha, a THC é a principal substância alucinógena, pois age no sistema nervoso central, os canabinoides possui efeitos relaxantes que se espalham pela corrente sanguínea para o córtex frontal que age na coordenação motora.

Cocaína

A cocaína é uma droga estimulante que possui alguns efeitos anestésicos, e costuma ter efeitos imediatos com duração 30 e 40 minutos, agindo no nosso sistema nervoso central.

Podem causar euforia intensa, agressividade, ansiedade, insônia, delírios, perda de apetite, taquicardia, tremores, hiperglicemia, aumento da pressão arterial, entre vários outros sintomas imediatos do uso.

Convulsões, alucinações, depressão vasomotora, depressão neuronal, paranoia podem ser desencadeadas diante de usos abusivos, altas doses em um curto período.

Em uso a longo prazo pode desenvolver perda de memória, desmaios, enxaquecas, distúrbios dos nervos, perda da concentração e de capacidade analítica, perda de peso e outros sintomas.

A cocaína é altamente viciante, pode ser que a pessoa se vicie a partir de seu primeiro uso, pois a droga age no sistema mesolímbico, atingindo os neuro receptores da sensação de bem-estar e prazer, inibindo a recaptação de serotonina, noradrenalina e dopamina. 

Crack

O crack é considerado um subproduto da cocaína, pois é derivado de uma etapa de produção da cocaína, pois é a mistura da pasta-base de cocaína, ainda não purificada com água e bicarbonato de sódio.

Assim como a cocaína, o crack é altamente viciante, porém seu potencial é ainda maior, já que é a droga com o efeito rápido e com um grau fortíssimo de dependência.

Age no organismo de forma semelhante a cocaína, porém de forma ainda mais violenta, até possui os mesmos efeitos, como a euforia intensa, a sensação de prazer e bem-estar, a sensação de poder, delírios, taquicardia, entre outros.

O do crack atinge o corpo ainda mais rápido que a cocaína, os efeitos do crack levam no máximo 10 segundos para ser totalmente absorvida, a cocaína pode levar até 10 minutos para ser totalmente absorvida.

Álcool

O álcool é a droga mais consumida em todo o mundo, muito em parte, pelo seu uso cultural, como a bebida não é vista geralmente como uma droga, pois o seu uso é permitido licitamente, contudo seu uso sem controle pode causar tantos malefícios quanto as outras drogas.

O álcool é uma droga depressora consumida por mais de dois bilhões de pessoas e está associada a mais de 4% de todas as mortes em todo o mundo, que consiste em 2,3 milhões de mortes ao ano, esses dados vem segundo a uma pesquisa da OMS (organização mundial da saúde).

É considerado uma droga depressora, pois age no sistema nervoso central diminuindo sua atividade cerebral, alterando a ação dos neurotransmissores, como nos receptores de serotonina, glutamato e gama-aminobutirico.

O uso do álcool pode resultar em sintomas de relaxamento, euforia, lentificação dos reflexos e dos processos da atenção, perda de memória, falta de equilíbrio, raciocínio debilitado, e em casos graves de intoxicação pode levar a paradas cardiorrespiratórias, podendo deixar sequelas ou mesmo levar a morte.

O uso de álcool também é grande causador de problemas neurológicos e psicológicos, podendo inibir o surgimento de novos neurônios ou causar lesões neurológicas, assim como ser o desencadeador de transtornos como a depressão e ansiedade.

Além de todos os problemas de saúde já citados ainda existe o risco de lesões nos órgãos internos, enfraquecimento do sistema imunológico e os vários tipos de câncer.

É muito comum se torna um dependente de álcool, o uso social pode facilmente avançar para um abuso ou em um uso exacerbado sem a percepção exata, pois quando se vê já está causando danos aos três aspectos mais importantes da sua vida, aspectos sociais, psicológicos e biológicos.

Ecstasy

O ecstasy é uma droga psicoativa, é uma droga sintética, conhecida como droga do amor, sintetizado e produzido no ano de 1914, como um remédio para ser um supressor de apetite, porém não chegou a ser usado para tal fim e a partir de 1970 passou a ser usada de maneira recreativa.

O efeito do ecstasy dura em média oito horas, podendo variar de acordo com o organismo de cada pessoa, e como o metabolismo daquela pessoa está no momento de acordo com o que foi ingerido anteriormente, podendo durar mais ou menos tempo, dependendo de cada um.

O êxtase possui efeitos, como aumento do estado de alerta, sensação de imenso bem-estar, um maior interesse sexual, sensação de euforia e extroversão, aumento da capacidade física e mental.

Após o uso do da droga podem surgir alguns efeitos indesejados, como aumento da tensão muscular e da atividade motora, um aumento da temperatura corporal, dores na musculatura derivados de uso excessivo da mesma durante o uso da droga, boca seca, insônia, oscilação da pressão arterial, agitação, alucinações, entre vários outros.

O uso prolongado vai levando a lesões das células nervosas e não se recuperam, mesmo quando outros neurônios compensar a função daquele perdido, ainda há o risco de não ficar a mesma coisa de antes.

Anfetaminas

Os diferentes tipos de anfetaminas são drogas estimulantes que agem no sistema nervoso central, fazendo com que o cérebro trabalhe muito mais depressa do que o normal.

As drogas do tipo anfetaminas são drogas sintéticas que foram fabricados em laboratórios farmacêuticos, pois muitos são comercializados sobre forma de remédios.

No cérebro a anfetamina age de uma forma estimulante, a deixar o cérebro num estado de euforia, onde muitas vezes é usado para não dormir, por pessoas que possuem insônia, pois as anfetaminas produzem as sensações de hiperatividade e diminuindo os efeitos do cansaço.

No corpo como um todo, agem de forma a dilatar a pupila, taquicardia, aumento da pressão sanguínea, agressividade, delírio persecutório (sensação de que está sendo perseguido por algo ou alguém), paranoia, alucinações.

São drogas que possuem um índice de tolerância do corpo alto, precisando aumentar rapidamente de dosagem em dosagem para adquirir o mesmo efeito desejado.

LSD

Conhecido como dietilamida do ácido lisérgico é uma substância fabricada em laboratório, com a substância ativa muito parecida com o fungo claveviceps pupurea.

O LSD é uma droga tipicamente alucinógena, turvando todos os sentidos e mudando a percepção de todos eles, essa droga foi sintetizada por Albert Hoffman, no ano de 1938 com a finalidade de ser usado para fins terapêuticos

Pode ser ingerido por via oral que é a mais comum, podendo ser colocado em gota debaixo da língua, ou colocado num pedaço de papel para após colocá-lo sob a língua, sendo uma droga de efeito forte, seu efeito pode durar até 12 horas.

A LSD pode causar diversas alterações na percepção, alguns dos efeitos mais conhecidos, como ampliação na capacidade de perceber cores, aumento na capacidade de recepção sonoras, podendo ocorrer o fenômeno da sinestesia, que é a mistura de sentidos, podendo ver um som, ou ouvir um cheiro, também alterações na percepção de tempo espaço.

Pode também ocasionar nas famosas “bad trips” que são experiências ruins com alucinações e ilusões, podendo gerar quadros ansiosos ou de pânico com graves consequências, podendo a pessoa perder a noção de realidade, não sabendo diferenciar o real do que não é.

O uso do LSD apresenta também efeitos físicos notáveis, como a dilatação das pupilas, taquicardia, da temperatura do corpo e da pressão arterial, suor, tremores, insônia e muitos outros.

Essa droga amplia muito a chance do desenvolvimento de transtornos mentais, principalmente quadros psicóticos e casos de depressão e aumento dos sintomas de transtornos psicológicos já existentes.

Como um usuário de drogas pode lidar com a abstinência?

Um usuário de drogas que está em abstinência, sofrerá com diversos sintomas, sendo esses sintomas relacionados a droga que está causando a dependência.

Para lidar com ela, é importante a busca por um tratamento, seja ele um processo de psicoterapia, com o uso de medicamentos, com auxílio dos grupos de apoio, o importante é a busca por um tratamento.

Qual o valor médio do tratamento de drogas em clínica de reabilitação?

O valor de um tratamento pode variar bastante, de acordo com a estrutura oferecida, com o tempo de tratamento, a alimentação, os medicamentos da pessoa (em caso de necessidade).

Esse valor médio pode variar até de R$ 600,00 até R$ 41.000,00 por mês, indo de comunidade terapêuticas, até grandes clínicas hospitalares.

Qual o prazo do tratamento de drogas?

O prazo do tratamento é definido de acordo com o tratamento escolhido, psicoterapia e grupos de apoio não possuem prazo definido, no uso de medicamentos, o prazo é decidido pelo médico que acompanha o paciente.

Já com relação ao tratamento por internação, o prazo é decidido de acordo com o modelo de tratamento que a comunidade ou clínica de reabilitação possuem, a grande maioria, aqui incluso o grupo recanto, opta pela decisão de uma internação por seis meses, mas possuem clínicas com outros prazos de tratamento.

Onde encontrar uma clínica de tratamento de drogas? 

Indico a você a fazer uma busca rápida pelo google por “clínica de reabilitação” ou “clínica de recuperação” mais o nome do seu estado ou cidade ao lado, para assim então encontrar a clínica mais próxima de você.

Para você que vive nas regiões Norte e Nordeste ou mesmo em outras regiões, mas possui disponibilidade para trazer a pessoa desejada ou vir até nós, a melhor opção é o grupo recanto, além de nosso modelo de tratamento já apresentado acima, possuímos uma ampla infraestrutura, com médico 24 horas, ambulatório, ambulâncias disponíveis e muito mais.

Possuímos duas unidades em Igarassu, Pernambuco, sendo uma delas especializada no atendimento feminino, e outra Clínica do Grupo Recanto em Aracaju, Sergipe.

Conclusão

Por meio desse texto, foi possível ver e acredito que elucidar várias alternativas de tratamento, bem como o porquê da necessidade de tratamento em clínica de reabilitação e por que as drogas parecem uma boa alternativa para aqueles que a usam.

Mas o mais importante que consegui deixar aqui, é que a clínica de reabilitação surge como uma esperança para aquilo que uma vez parecia perdido.

Não se conforme com como as coisas se apresentam, busque ajuda para você e para quem você sabe que precisa de uma ajuda, só não sabia de que ainda, agora que sabe, nos ligue, ligue para a clínica recanto, estamos sempre abertos para acolher e ajudar.

A dependência química pode não ter cura, mas com o tratamento certo, a pessoa pode desenvolver uma vida remodelada e ainda melhor do que antes.

Nós ligamos para você