Estamos aqui 24h

é só clicar

Tratamento de dependência química: Como ajuda?
Publicado em: 04 de março de 2021

Atualizado em: 28 de setembro de 2023

Tratamento de dependência química: Como ajuda?

A dependência química é um tema amplo e que merece ser discutido para que algumas dúvidas sejam esclarecidas, como por exemplo o que é a dependência química, qual o valor médio do tratamento, quanto tempo de internação, entre outras.

Muito além de esclarecer dúvidas, esse artigo tem o propósito de lançar questionamentos dentro do tema, assim como desmitificar alguns conceitos vistos de forma errada em relação a dependência química.

Você vai conhecer algumas maneiras de ajudar aquela pessoa que está passando por essa difícil situação. Através da minha experiência à frente do grupo recanto pretendo te auxiliar ao longo do texto acerca desse tema.

O que é a dependência química?

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a dependência química é entendida como um conjunto de fatores que geram prejuízos na área comportamental, fisiológica e cognitiva que uma pessoa passa a desenvolver com o uso contínuo de uma ou mais substâncias.

Aqui no grupo recanto entendemos a dependência química de uma forma ampla, pois sabemos que se trata de uma doença biopsicossocial, decorrente do uso excessivo e prolongado de substâncias químicas.

Com o passar do tempo o corpo desenvolve cada vez mais tolerância ao uso das drogas, sendo necessária uma quantidade cada vez maior da substância para se ter os mesmos efeitos prazerosos do início.

Sendo assim, com o passar do tempo o sistema nervoso fica cada vez mais refém da substância, dependendo sempre delas para voltar ao suposto “equilíbrio” que o corpo precisa.

O tipo de substância usada também interfere, sendo alguns mais perigosos que outros, e afetando áreas diferentes do organismo.

Por que alguém se torna um dependente químico? 

O processo que leva muitos a dependência química, inclui como dito anteriormente, aspectos biopsicossociais, levando isso em conta é fácil de concluir que existem diferentes motivos que podem fazer alguém se tornar um dependente assim como os fatores individuais.

Embora o uso de drogas possa se iniciar de diversas formas, como por influência de amigos, interesse, alívio do sofrimento emocional ou fuga da realidade, não é isso que trataremos aqui, estamos em busca do que faz essa pessoa continuar usando e entrar no fundo do poço.

Contudo, é um fato que a maioria das substâncias químicas, fornecem uma sensação de prazer e bem-estar, e que fazem alguns se tornarem dependentes com o primeiro uso.

Porém, a dependência química também pode se desenvolver com o uso repetitivo que vai aumentando a tolerância do corpo, fazendo a pessoa ter a necessidade de consumir doses cada vez maiores da substância.

Muitos continuam usando porque se acham incapazes de realizar seu trabalho (geralmente exaustivo) sem o uso, ou possuem uma vida difícil demais em sua visão para a enfrentarem sobriamente, e outros apenas procuram o prazer sem se importar com as consequências.

Quando a pessoa vem se dar conta que pode estar dependente da substância, normalmente quase tudo já foi destruído por ele mesmo, sua vida social, seu equilíbrio psíquico e sua saúde física.

Quais são os tipos de tratamentos para dependência química? 

Existem variados tipos de tratamentos para a dependência química, pois, ela é uma doença que necessita ser tratada, e que não é por falta de vontade que o dependente não consegue sair da situação em que se encontra.

Dentre os vários tratamentos, irei destacar alguns que em minha visão são bastante eficazes e seguros para a saúde do dependente.

Ultimamente vejo muitos tratamentos prometerem curas milagrosas, porém, tudo que fazem é degradar ainda mais a saúde da pessoa, que procura por uma saída e acaba caindo em uma cilada.

Medicamentos

Os medicamentos podem ser usados de duas principais formas no tratamento da dependência química, como por exemplo, como um auxílio na fase de desintoxicação do interno ou para o tratamento das possíveis comorbidades adquiridas com o uso de substâncias.

Eles podem ser usados durante a primeira etapa do tratamento que é chamada de desintoxicação, sendo utilizados para controlar os sintomas da abstinência a droga.

Assim, os medicamentos podem auxiliar o processo da abstinência, o que facilita o processo de recuperação. Os medicamentos também são utilizados para tratar doenças adquiridas ao longo do consumo de substâncias químicas.

Sendo utilizada para amenizar ou cessar uma dor de cabeça simples até tratar de problemas mais complexos como diabetes, pressão alta, doenças cardiorrespiratórias e até mesmo medicamentos para controlar os efeitos de transtornos mentais como ansiedade, depressão, esquizofrenia, entre outros.

Internações

Sei que quando se fala em internação, muitas dúvidas são geradas a respeito do tema, mas na minha opinião é o modelo mais eficiente e coerente para que a dependência química seja tratada. 

Na internação, o interno ficará focado em sua própria recuperação e reabilitação, o permitindo reavaliar seus conceitos e crenças que o levaram iniciar o uso de drogas. 

Além disso, existe uma equipe multidisciplinar que se encontra sempre disponível para atender as demandas do paciente.

Para muitos, a internação pode parecer algo ruim, pois acreditam ser uma medida extrema, porém, lhes digo que é a melhor solução, pois os tratamentos são os mais humanizados possíveis e tem o objetivo de preparar a pessoa para a convivência em sociedade com novos hábitos.

Psicoterapias

As psicoterapias contemplam parte essencial de qualquer tratamento atual contra as drogas, é nelas que serão trabalhadas as questões internas do paciente, seja relacionada a dependência, como também outros problemas que venham a apresentar.

Na psicoterapia o paciente repensa toda a sua trajetória de vida até aquele momento, e analisa os prós e contras para que assim possa tomar as rédeas de sua própria vida. A psicoterapia contempla várias formas de abordar, contudo, possuem o mesmo objetivo que é o da recuperação. 

Grupos de apoio

Os grupos de apoio são um lugar para o compartilhamento de vivências sobre os diversos problemas que envolvem as substâncias químicas, grupos como A.A (Alcoólicos Anônimos) e N.A (Narcóticos Anônimos), são os mais conhecidos. 

Nesses grupos a pessoa entende que não está sozinho e que possui outras pessoas com que podem conversar, pois esses não lhe jugarão, e sim lhe entenderão.

Eles não servem apenas para falar e escutar histórias, mas também para aconselhar e guiar em um caminho de persistência e espiritualidade, procurando assim estabelecer novos valores e crenças para que possa se manter firme na luta contra si mesmo.

Como saber qual é o melhor tratamento de dependência química?

Independentemente do tipo de tratamento, o primeiro passo é enfrentar de frente o processo da dependência química, seja você um dependente ou um familiar.

Dito isso, como citei anteriormente, considero o modelo de internação o mais interessante para um dependente químico, e cada clínica possui seu modelo de tratamento.

Sendo específico, nós do grupo recanto possuímos um modelo de tratamento ancorado em um tripé, composto de aconselhamento em dependência química, TRE (terapia racional emotiva) e o programa dos doze passos.

O aconselhamento em dependência química, consiste na desmistificação e esclarecimento de diversas questões que envolvem a droga.

Desta forma, entendemos que cada paciente possui uma realidade diferente e trabalhamos assim com uma abordagem biopsicossocial, trabalhando também um despertar de consciência sobre a doença.

A TRE, consiste na segunda etapa do processo, agora já despertada a consciência sobre a doença, o foco passa a ser na problematização de seus comportamentos, pensamentos e atitudes anteriores, que foram desenvolvidos pela dependência.

Tornando a mudança de mentalidade algo natural, olhando para o presente, sobre o que se precisa fazer agora, para que possa restaurar o que uma vez foi perdido, desfazendo suas crenças irracionais.

O programa dos doze passos, auxilia a entender que o paciente não está sozinho em sua caminha, que há pessoas que compartilham do mesmo sofrimento e dor. 

Através do reconhecimento da sua adicção e com o abrigo da espiritualidade é possível mudar suas crenças e valores que um dia o levaram a condição de dependente.

Como é o processo de desintoxicação de um dependente químico?

A desintoxicação é a primeira parte do tratamento, pois é nela que o paciente precisará estabilizar-se fisicamente e emocionalmente longe das drogas, esse processo consiste em uma espécie de limpeza das substâncias tóxicas do organismo do dependente.

Com o acompanhamento de profissionais da saúde, o paciente passará pelo processo de abstinência, recebendo apoio emocional e medicamentos se necessário.

Como um dependente químico pode lidar com a abstinência durante o tratamento?

Esse questionamento se relaciona com o anterior, mas uma vez passada a fase de desintoxicação, o tratamento terá início. O tratamento deve incluir um plano individualizado para manutenção do tratamento e prevenção de recaídas.

Mas de que forma podemos ajudá-lo com a abstinência nesse modelo de tratamento? 

  Respeitando a história individual de cada uma de maneira humanizada, pois o tratamento deve se esforçar para mudar o estilo de vida da pessoa, para que não tenha mais a droga como uma de suas únicas alternativas.

Antes do tratamento, todos os aspectos da vida do paciente estavam comprometidos, assim como seus pensamentos, atitudes e comportamentos. O tratamento visa estabelecer um novo estilo de vida, e que quanto mais avança menos impactos de abstinência podem ser sentidos.

Como ajudar um dependente químico que teve recaídas?

Se um dependente que já passou por tratamento teve uma recaída, é preciso reavaliar a condição emocional da pessoa, porque os dependentes tomam as decisões conforme o seu estado emocional.

Brigas e discussões com amigos e familiares, um momento difícil no trabalho ou no relacionamento amoroso, podem desencadear uma série de emoções e sensações negativas, que faz com que alguns recorram a seu antigo conforto como um ato de desespero.

Sendo assim, aconselhe e leve ele a buscar novamente tratamento, busque profissionais qualificados que possam avaliar o que pode ter desencadeado a recaída.

De todo modo o mais aconselhável é novamente conduzi-lo a um tratamento, não é porque recaiu uma vez que não pode mais se tratar e ter uma vida estruturada.

Os tratamentos podem curar um dependente químico? 

A dependência química é considerada uma doença crônica, e por definição não possui cura, mas existem tratamentos eficazes que ajudam a moldar um novo estilo de vida.

As famosas recaídas, podem dar a impressão de que a doença nunca será vencida, mas, com um tratamento certo, complexo e individualizado, é possível que o paciente se recupere e fique longe das armadilhas das substâncias químicas.

Tratamento dependência química: dúvidas frequentes

Agora vamos para as dúvidas mais frequentes, as perguntas que mais me aparecem pelo diálogo com as famílias, paciente e pessoas interessadas em tratamento pelas redes sociais.

Duração dos tratamentos para dependentes químicos

A duração dos tratamentos varia muito de acordo com o tipo de tratamento e com a pessoa, cada pessoa tem um organismo diferente e reage de forma diferente as diversas formas de tratamento.

Tratamentos como grupos de apoio e psicoterapia não possuem prazo definido, pois variam de acordo com a individualidade da pessoa, e da questão a ser trabalhada.

O tempo dos tratamentos de internação dependem da clínica em que está sendo realizado, algumas podem chegar a 180 dias, ou seja, por volta de 6 meses como acontece aqui no Grupo Recanto.

O tratamento por medicamentos é pontual, se for durante a fase de desintoxicação, vai durar o mesmo tempo que a duração da desintoxicação que pode durar de 20 a 45 dias, e se usado para cuidar das doenças de comorbidade, será usado pontualmente para cessar os sintomas.

Qual o valor médio dos tratamentos para dependência química?

Os valores de tratamento podem variar muito de acordo com os tipos de tratamentos e serviços oferecidos assim como a infraestrutura disponibilizada no local.

Mais importante que o valor, a saúde e a vida de quem está passando pela dependência química é o que está em jogo, por isso, não espere a situação se agravar ainda mais e procure ajuda.

Durante a internação o dependente químico pode receber visitas?

Uma vez que o paciente já estiver estabilizado e em tratamento, ele pode sim receber visitas, porém, em dias programados e que fiquem de acordo com a disponibilidade da família.

Qual a porcentagem de recuperação de dependentes químicos? 

Ainda não foi realizada uma pesquisa ampla no Brasil que comporte os dados de todas as clínicas de recuperação, ou das regiões do país, o que se tem são os dados disponibilizados pelas próprias clínicas de reabilitação.

Mas considerando o tempo de abstinência total, quanto mais tempo passa menos conseguem se manter nesse estado, especialistas indicam que apenas 2% dos casos se mantêm até o final da vida sem recaídas.

Tratamento para dependência química na clínica de recuperação Grupo Recanto

O tratamento no Grupo Recanto é composto por um tripé que consiste em aconselhamento em dependência química, TER (Terapia Racional Emotiva) e programa dos doze passos.

O aconselhamento em dependência química consiste numa abordagem que procura levar em consideração toda a carga biológica, psicológica e social do dependente, procurando entender profundamente o porquê de ter chegado até a situação atual.

Desta forma, procura trabalhar essas questões e suas limitações, para que haja uma conscientização sobre a doença.

A terapia racional emotiva, vem como a segunda etapa desse processo, tendo como objetivo ensinar ao interno como lidar com suas emoções e sensações, trabalhando seus pensamentos e atitudes para a formação de novos hábitos.

O programa dos dozes passos já conhecido pelos grupos de ajuda, consiste em trabalhar a espiritualidade e partilha de experiências que permita ao dependente tomar consciência da sua dependência. 

Conclusão

Diante do exposto, acredito que você entende agora a complexidade da dependência química e de como é necessário o tratamento eficiente e seguro para uma boa recuperação.

Não só entendeu como funciona o tratamento, como sabe agora o que fazer para ajudar um conhecido, amigo ou familiar que estiver precisando de ajuda nesse ramo, bem como os diferentes tipos de tratamento e como escolher um.

Sabendo da necessidade desse texto, procurei explicar o máximo de dúvida possíveis que você poderia vir a ter, mas se ainda acha que pode e precisa aprender mais, continue navegando pelo nosso blog, até a próxima!

Nós ligamos para você