Estamos aqui 24h

é só clicar

Como parar de beber definitivamente: Opções de tratamento e orientações
Publicado em: 24 de março de 2021

Atualizado em: 29 de janeiro de 2024

Como parar de beber definitivamente: Opções de tratamento e orientações

Se você tem problema com bebida, ou conhece alguém que sofre desse mal, já deve ter se perguntado como parar de beber definitivamente e continuar a viver sem vícios.

Esse é um problema social gravíssimo!

Eu fiz esse artigo para discutirmos esse problema juntos!

Boa leitura!

Como parar de beber definitivamente?

Não é que o método seja difícil, pois não é! A dificuldade está em conseguir executá-lo e mesmo após parar de beber continuar o empenho em nunca mais voltar a cair nessa armadilha.

Entenda como parar de beber definitivamente:

  1. Evite ir a locais onde há bebida alcoólica
  2. Saiba dizer não
  3. Conte com apoio familiar e de amigos
  4. Procure ajuda especializada

É mais fácil parar de beber do que apenas tentar reduzir a dosagem a um “nível adequado”. 

Essa afirmação foi comprovada por pesquisadores suecos da universidade de Gotemburgo, e concluíram que a longo prazo é mais fácil se manter num estilo de vida sem álcool do que viver tomando a dose reduzida.

Mas se você resolver que quer realmente parar e não tem ideia do que fazer, fique tranquilo, porque aqui vão algumas dicas simples, mas eficazes do que fazer para ter sucesso com a parada no consumo alcoólico.

bebendo muito

Evite ir a locais onde há bebida alcoólica

Se você sabe que em determinados locais e lugares terá o consumo de álcool presente, é melhor não ir! 

Se for algo programado e não puder evitar, tente ficar o menor tempo possível, pois a tentação de voltar pode ser grande, além do mais provavelmente lhe ofereceram a substância.

Evite também companhias que acabam lhe levando para esses locais, por mais amigo que seja ou que seja um parente que você goste. 

Procure evitar sair com essa pessoa, pois ela pode lhe arrastar para o consumo de novo, lhe levando a todo tipo de lugar que lhe remete ao álcool.

Saiba dizer não

Aprenda a dizer não for oferecido bebidas alcoólicas a você. 

Não precisa ficar explicando o porquê para todo mundo, diga que não está com vontade, ou que hoje não. 

O importante é ter consciência que precisará dizer não e se preparar para isso.

Conte com apoio familiar e de amigos

Fale e conscientize familiares e amigos próximos do que você está passando e que está querendo parar, para que eles saibam e ajudem da forma que puderem, principalmente se houverem outras pessoas que consomem álcool na família ou círculo de amigos.

Eles podem ajudar tanto de diversas formas  a levar uma rotina melhor e longe do álcool.

Principalmente na fase em que você estiver mais sensível, pode servir de suporte nos momentos difíceis.

O mais importante é saber que apesar da luta ser sua, existem outras pessoas lhe apoiando, lhe incentivando e que estarão ali quando você precisar.

Procure ajuda especializada

Para alcançar o seu objetivo de parar de beber, é preciso tratamento especializado, estar sendo acompanhado por um profissional que entende o que você está passando e que vai lhe ajudando a passar por esse momento difícil.

Essa ajuda médica é importante principalmente para conter os sintomas da síndrome de abstinência, que podem aparecer quando a administração do álcool é interrompida.

É necessário também a ajuda psicológica, pois o álcool nos afeta de todas as formas: passamos a agir compulsivamente.

Dentre as opções mais comuns de tratamento e ajuda para deixar o alcoolismo, temos os grupos de apoio, como é o caso dos Alcoólicos anônimos, as psicoterapias, o uso de medicamentos e o modelo de internações em clínicas de reabilitação.

Alcoolismo no Brasil

O alcoolismo é um problema sério de saúde.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 26% da população com mais de 18 anos costuma beber álcool pelo menos uma vez por semana.

De acordo com a OMS (Organização mundial de saúde), o álcool é responsável por 3,3 milhões das mortes de pessoas, o que representa 5,9% do total.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está entre os países que mais consomem o álcool, e em sua grande maioria estão os adolescentes que cada vez mais cedo estão enfrentando problemas com essa substância.

Além disso, o surgimento de diferentes bebidas alcoólicas e o seu fácil acesso acaba contribuindo ainda mais para o seu consumo, esse problema afeta tanto o sexo masculino, quanto feminino e, por isso, é um problema sério de saúde pública. 

Este é um fator de risco para as pessoas, pois é visto como uma das principais causas de Doenças Crônicas e acidentes de trânsito além de violências.

Por esses dados, vemos que o alcoolismo, ao contrário do que muita gente pensa, é uma doença presente e marcante e com consequências sérias.

O alcoolismo é a dependência química do álcool, se configurando como uma doença que afeta integralmente a vida da pessoa, seja nos aspectos biológicos, psíquicos ou sociais.

É verdade que nem todos que procuram como parar de beber definitivamente são necessariamente dependentes, mas se a pessoa tenta de diversas maneiras parar e não consegue, isso é um sinal claro de vício.

Como parar de beber definitivamente: Afinal, por quais motivos as pessoas consomem álcool?

Vários são os motivos que levam alguém a começar a beber. Algumas motivações são mais comuns, como a busca por aceitação e socialização. 

Outros procuram celebrar ou relaxar sob efeito da substância, buscando os efeitos imediatos da substância como forma de se libertar de seus medos e repressões.

Ainda há aqueles que buscam alívio para suas dores emocionais na bebida ou na tentativa de esquecer algum evento negativo. 

A verdade também é que desde a infância e adolescência são incentivados e aconselhados que consumir o álcool é uma coisa normal e que não há mal nisso.

Como o álcool age no organismo?

como parar de beber

Muita gente não sabe, mas o álcool é uma droga depressora que acaba diminuindo a atividade do sistema nervoso central, o que deixa a pessoa mais lenta.  

Quando consumida em pequenas quantidades, essa substância deixa a pessoa mais desinibida, porém com o consumo excessivo da substância acaba diminuindo os estímulos cerebrais e gerando prejuízos físicos e até mesmo mentais. 

Quando se fala em bebidas alcoólicas poucas pessoas sabem e reconhecem que o álcool é considerado um tipo de droga, é considerado uma droga lícita, ou seja, com consumo permitido por lei, mas nem por isso deixa de causar mau a sua saúde e a saúde daqueles perto de vocês se consumida irresponsavelmente. 

Como o consumo do álcool afeta o sistema nervoso central, acaba provocando alterações no comportamento da pessoa, além de ser um potencializador da dependência. 

Em um primeiro momento, o álcool serve como um estimulante onde a pessoa acaba ficando mais eufórica e desinibida para falar ou se comportar de determinada forma, porém, com o passar do tempo, frequência do consumo e uso excessivo, podem aparecer os efeitos negativos como a falta de coordenação motora, descontrole e sono.

A segunda etapa do efeito do álcool, é uma sensação de relaxamento e de depressão das funções cerebrais, ficando com o senso crítico menos apurado e funções como equilíbrio, coordenação motora, concentração e humor tendem a ficar um pouco bagunçados.

Por que parar de consumir bebidas alcoólicas

Além do fator social, existe o fator individual que lhe afeta de forma psicológica, física e fisiológica.

O consumo alcoólico pode causar diversas doenças e situações degradantes para o corpo, como doenças hepáticas e gordura no fígado, doenças cardiovasculares como a diabetes e o AVC, enfraquecimento do sistema imunológico, manchas na pele e doenças na pele, gastrite, falta de vitaminas, problemas do sono, ganho de peso, fadiga entre outros.

Por isso listei aqui o porquê você estará melhor fisicamente, psicologicamente e espiritualmente depois de deixar o consumo de bebidas alcoólicas.

Qualidade de vida

Ao parar o consumo de bebidas alcoólicas, sua qualidade de vida aumentará, você deixará de estar sempre fadigado e de acordar com ressaca no outro dia após a bebedeira.

Sem contar o fato de que ao ingerir o álcool, que já uma substância calórica, é um comum consumir alimentos fritos a óleo e outros tira-gostos para acompanhar, que frequentemente são altamente calóricos, o que ajuda no aumento de peso e pode gerar prejuízos ao sistema cardiovascular e respiratório.

O consumo exagerado também atrapalha o ciclo do sono, e desregulando a função que serve para nosso descanso e reposição de energias tem impacto direto sobre todas as outras, contribuindo para ainda mais cansaço, estresse, irritabilidade, agressividade.

Dessa forma, o consumo exagerado de álcool pode gerar doenças e agravar as que você já possui. 

Ao parar com o consumo, o corpo provavelmente sentirá, causando o que chamamos de síndrome de abstinência, mas com o passar do tempo o corpo irá se acostumar e passará a novamente funcionar sem interferências.

A bebida também pode gerar problemas na pele ficando assim mais suscetível ao aparecimento de rugas e manchas na pele, isso ocorre por causa da desidratação que acontece por conta da ingestão alcoólica.

Além de tudo isso, agora você poderá verdadeiramente aproveitar as festividades e comemorações, fazer uma nova atividade, um esporte, passar o fim de semana com a família, descobrir coisas novas.

Você decidirá o que fazer com esse tempo, já que agora sua mente não está mais confusa.

Melhoria nos relacionamentos interpessoais

A ingestão de álcool pode nos deixar mais facilmente irritáveis ou agressivos, muito por conta dos sintomas de ressaca, do cansaço e fadiga, das perturbações no ciclo do sono e do ganho ou perda de peso.

O álcool com o tempo vai atrapalhar os relacionamentos em que você está envolvido.

Não é só uma questão de sentimentos e emoções, há também o tempo que você gasta bebendo ou com os amigos de farra, em vez de dar atenção a quem você ama.

Ao parar de beber definitivamente, poderá investir o tempo em seus relacionamentos e tentar reparar aquilo que fez enquanto estava sob efeito do álcool ou por consequência dele. 

Mas não diga que foi por causa apenas do álcool, lembre-se que foi escolha sua beber e também na quantidade e frequência que fazia.

Mais disposição

Com a parada do consumo sua saúde vai gradualmente se recuperando, pois seu sono vai estar mais regulado, sua alimentação ficará menos calórica e não vai ter o álcool liberando todo tipo de hormônio dentro de você.

Assim, se aliado a uma rotina com exercícios físicos e uma dieta balanceada, ganhará ainda mais disposição física e mental.

Menos risco de desenvolver doenças

Segundo o INCA (instituto nacional do câncer) o uso de álcool é considerado um fator de risco grave para o desenvolvimento de diversas doenças e cânceres, como os cânceres de boca, garganta, laringe, esôfago, cabeça, pescoço, fígado, mama, colorretal.

Além de causar lesões e acúmulo de gordura no fígado, mal funcionamento cerebral, doenças na pele, gastrite, transtornos mentais como depressão e ansiedade.

Deixando de beber você diminui a chance de contrair essas doenças. Ou se já possuir alguma, é possível que os sintomas melhorem.

Qual o papel das clínicas de reabilitação contra o alcoolismo?

clínica de reabilitação grupo recanto

O papel da clínica de reabilitação é justamente servir de ajuda especializada para as pessoas que buscam parar de beber, buscando reestruturar essa pessoa para que seja possível sua volta para um convívio social sem problemas decorrentes do vício.

As clínicas de reabilitação oferecem um tratamento que busque não só a parada da bebida, mas entender como e por que chegou a isso, fortalecendo o paciente para que possa encarar a manutenção do estado de abstinência e viver uma vida saudável.

Para isso é necessária uma equipe multiprofissional, que possa comportar o tratamento complexo que é tratar todas essas áreas.

Como parar de beber definitivamente sem o suporte de uma clínica de reabilitação?

Se parar de beber definitivamente é uma dura tarefa a ser cumprida com a devida ajuda especializada, quem dirá sem ela… 

Sem uma clínica de reabilitação as táticas efetivas que sobram são a psicoterapia, os grupos de apoio, uso de medicamentos com prescrição médica, uma boa alimentação e exercícios regulares também podem ajudar.

Como o alcoolismo é uma doença multifatorial, você precisaria intercalar algumas dessas opções de tratamento para um retorno efetivo.

Ainda assim, considero a clínica de desintoxicação a melhor escolha, pois possui vários tipos de tratamento de acordo com a necessidade do paciente e tudo em um só lugar.

Quais são os principais desafios no tratamento para parar de beber definitivamente?

Existem vários desafios no tratamento para parar de beber, dentre eles o processo interno do próprio dependente químico com a sua doença. 

A começar pela própria negação da doença, que se não acontece atrapalha o processo do tratamento. Assim como a vergonha de ser um dependente.

A imagem de um dependente químico é frequentemente marginalizada, dificultando que a pessoa se abra para a própria recuperação.

A desinformação também é um problema frequente, muitas vezes a pessoa nem sabe ao certo pelo que está passando ou o que pode acontecer com ele. 

Por isso, é essencial estar em um tratamento no qual a pessoa entenda como vai ser tratada e entenda a razão de cada etapa estar acontecendo.

Como se manter sóbrio após o tratamento para parar de beber definitivamente?

grupo de ajuda para parar de beber

Durante o tratamento, são ensinados modos e táticas para enfrentar os desafios que virão pela frente. 

Esse estado é chamado de etapa de manutenção, quando será colocado em prática tudo aquilo que foi apreendido durante o tratamento.

Para se manter sóbrio a pessoa vai praticar seu novo estilo de vida, como novos hábitos mais saudáveis, como a prática de exercícios e atividades mentais, uma melhor alimentação, novos hobbies e afazeres que se distanciam dos antigos onde lembrava o uso do álcool.

Continuar o atendimento psicológico com um terapeuta ajuda muito a se manter firme e continuar sóbrio, da mesma forma que buscar uma ajuda espiritual através daquilo que a pessoa acredita.

Grupos de auto ajuda, como o tão conhecido alcoólicos anônimos ajudam num sentido tanto terapêutico como espiritual, pois funciona como terapia de grupo e possui um programa que trabalha a espiritualidade.

Como lidar com a abstinência?

A abstinência é um processo comum e necessário para que o corpo retire as impurezas das drogas que ainda estão no corpo. 

Essa etapa facilita com que a pessoa se dedique mais ao tratamento e possa ter consciência plena durante as etapas.

Porém, a abstinência pode ser um processo incômodo e até doloroso, pois durante o processo os sintomas e sinais diversos podem se manifestar, dependendo da droga de dependência, do tempo de uso e do biológico de cada pessoa.

São ministrados serviços como psicoterapia, para amenizar o sofrimento psíquico e tratar a negação e vergonha, assim como o uso de medicamentos para amenizar o cessar os sinais e sintomas da abstinência.

Dentro do tratamento e da etapa de desintoxicação, uma equipe multidisciplinar precisa cuidar da saúde do paciente. 

Quanto tempo leva o tratamento de alcoolismo?

O tempo pode variar de acordo com o tipo do tratamento empregado e também do paciente, se ele está se empenhando o suficiente no tratamento e se possui algum outro tipo de problema associado ao alcoolismo.

As psicoterapias não costumam ter data determinada para acabar, o tempo estipulado pelo psicoterapeuta baseado na evolução do paciente.

Os medicamentos são usados de forma pontual, seja para parar de beber ou para ajudar na luta contra a síndrome de abstinência, devem ser usados por prescrição médica e pelo tempo que o médico decidir, mas em geral o tempo é curto.

Os grupos de apoio ou ajuda mútua também não possuem tempo para tratamento, pois podem ser usados para a vida toda, já que servem para ajudar o dependente a se manter firme sem o uso da substância.

Quanto à possível internação, no Brasil dura em média entre 3 e 6 meses. 

Cada clínica tem seu modelo de tratamento, a maioria acredita que 6 meses é um tempo mínimo para a pessoa se recuperar, há também clínicas que adotam os dois sistemas de tempo, se adequando ao paciente.

Qual o valor médio do tratamento do alcoolismo?

O valor envolve diferentes fatores como o ambiente, estrutura, equipe de profissionais e anos de experiência no mercado, além dos métodos de tratamentos. 

Cada método de tratamento possuirá um preço médio diferente, e dentro deles fatores como estrutura, tamanho da equipe envolvida, qualidade do tratamento, tempo de tratamento, costumam influenciar o preço.

Minha dica é que ao decidir que tipo de tratamento quer usufruir, ligar para várias opções dentro desse mesmo tipo e assim então comparar e ver o que fica melhor para você.

Veja também: 6 Maneiras Reais de Ajudar um Dependente Químico

Como parar de beber definitivamente: Onde encontrar uma clínica de reabilitação?

As clínicas do Grupo Recanto podem ser encontradas em Sergipe e Pernambuco, são três unidades espalhadas por essas regiões, sendo uma delas exclusiva para o cuidado feminino, para mais informações entre em contato conosco.

Para clínicas mais próximas de sua cidade, faça uma busca rápida por qualquer site de pesquisa, colocando clínica de reabilitação e sua cidade ou estado ao lado.

Conclusão

Parar de beber definitivamente pode ser uma tarefa difícil de ser executada sozinho, porém com apoio certo e uma equipe capacitada é possível alcançar esse feito.

O álcool parece ter certos benefícios e ser reconfortante, porém eles são temporários e desaparecem muito rápido, com o tempo sobrará apenas os malefícios.

O caminho até a sobriedade é difícil e espinhoso, porém com nossa ajuda é possível chegar até lá e permanecer firme.

Entenda que tudo o que foi construído em cima da droga deve ser deixado de lado e é preciso fazer sacrifícios para alcançar o novo estilo de vida.

O autoengano do álcool é perigoso, parece muito bom, mas com o tempo progride para algo mais severo que afeta todas as áreas da vida sem distinção e para que não destrua a vida das pessoas completamente, o tratamento é a única solução.

Nós ligamos para você