Estamos aqui 24h

é só clicar

Como parar de usar cocaína: quais são os tratamentos?
Publicado em: 05 de março de 2021

Atualizado em: 11 de outubro de 2022

Como parar de usar cocaína: quais são os tratamentos?

Acredito que saiba que o processo de parar de usar qualquer tipo de droga pode ser mais complicado do que lhe parece ou do que muitos falam.

Para entender como parar de usar cocaína não é diferente!

Já que ela é uma droga altamente viciante, então você pode perguntar: como parar de usar? Posso sair dela sozinho? O que acontece depois de parar?

As respostas para essas perguntas e outras você encontrará aqui nesse texto, segundo minha experiência com o tratamento de drogas, apesar de difícil não é impossível se limpar de qualquer droga, precisa apenas do tratamento certo e de sua vontade de vencê-la.

Seja você um usuário ocasional de uso social ou aquele que abusa da substância e principalmente aqueles que já estão dependentes, o texto serve para todos vocês compreenderem melhor sua situação e como sair dela.

O que é a cocaína?

Há muitos que chegam até mim completamente entregues a cocaína, mas nem ao menos sabem o que ela é ou como age no corpo, então o primeiro passo é conhecer melhor aquilo que lhe aprisiona.

A substância tão conhecida como cocaína é derivada das folhas de uma planta conhecida como coca (Erythroxylon coca) que é facilmente encontrada na região centro-oeste da américa do sul, usada originalmente para ser mastigada e aumentar o fluxo de sangue para aguentar a pressão da altitude elevada pelos incas a mais de 3000 anos antes de cristo.

No século 19, após sua sintetização pelo químico Albert Niemann, a substância se popularizou entre os médicos, porém não se sabia seus efeitos exatos na época, mas era receitada como tratamento experimental. 

No início do século 20 visto que estava causando mortes pelo seu uso excessivo foi banida de diversos países, passando décadas mais tarde a ser do consumo nas classes mais elitizadas, porém devido ao cartel colombiano e o tráfico intenso aos estados unidos a droga se popularizou em todas as classes e se espalhou pelo mundo.

A droga cocaína como conhecemos hoje é parte de um processo químico que começa na maceração das folhas de coca, misturada a solventes químicos como o ácido sulfúrico para produzir uma pasta, chamada de pasta base que será usada para produzir as versões da cocaína que conhecemos, como merla ou melado, o pó de cocaína e o crack.

Quais são as substâncias da cocaína?

Na forma da cocaína mais conhecida como pó, também chamado de pó branco ou farinha, o composto químico é o cloridrato de cocaína, que tem aspecto semelhante a um sal, porém o produto vendido ilegalmente como droga, pode conter talco, pó de giz, gesso, aspirina, amido de milho, para aumentar sua quantidade e lhe trazer mais dinheiro.

Cocaína em cristal ou pó por mais que seja misturada com outros compostos para venda, é a forma mais “pura” da droga, possuindo apenas o cloridrato de cocaína como substância ativa.

A pasta base usada como “basuko” por alguns e o “melado” possuem impurezas derivadas da diluição feita em ácidos e álcool e contém substâncias que não são psicoativas, mas que causam danos à saúde de quem usa.

O crack se configura como um derivado da cocaína, quando fazem o refino e conseguem o pó “puro” dela, o que sobra de impurezas é colocado novamente com algumas partes de cocaína e reorganizado em formas de pequenas bolas, chamada de crack.

Por que a cocaína causa dependência?

No mundo em que vivemos, características como proatividade, produtividade, vontade, persistência e constante atualização, e por ser conhecida pelo seu efeito estimulante e enérgico, a cocaína é amplamente consumida por acharem que ela vai ajudar.

Também tem crescido o número de causas de uso ligadas a fuga da realidade cotidiana ou por um interesse de sensações novas de pessoas que já fazem uso de outras substâncias.

Essa droga como seus derivados possuem um efeito estimulante muitíssimo forte que dura por um curto tempo e logo traz um efeito depressor que afeta o comportamento, que faz com que seja consumida mais droga em busca do efeito agradável.

É uma droga consumida de forma a ser inalada (cheirada) ou injetada, e seus derivados por forma de fumo, todos esses podem viciar a partir do primeiro uso e gerar o efeito de “fissura” nas pessoas.

Essas drogas agem no sistema nervoso central, mais especificamente no hipocampo, que é responsável pelos comportamentos sociais, emoções e sensações de prazer, que liberam neurotransmissores que ativam a sensação de prazer e bem-estar.

O hipocampo também é ligado a memória e registra essas sensações, fazendo com que a vontade de repetir a dose de prazer e bem-estar apareça.

Entrando assim no ciclo de tolerância e abstinência, a tolerância se refere a que o corpo precisará cada vez mais de doses maiores para atingir o efeito anterior, já a abstinência é a aparição de sintomas adversos e incômodos gerados pela falta da droga, o que o leva a consumi-la.

Por que parar de usar cocaína?

O uso da cocaína é potencialmente perigoso a sua saúde física e mental, pois pode causar alterações no comportamento, alterações psíquicas e físicas, problemas respiratórios, perda de peso, problemas cardíacos, alucinações entre outros problemas.

Além dos danos emocionais e sociais que podem ser desencadeados pela mesma, através da irritabilidade e sintomas de isolamento social que podem ser comuns numa fase de abuso ou adicção da droga.

A dependência dessa droga vai fazer sua vida girar em torno disso, você vai trabalhar para ter dinheiro para usar, usar para ter felicidade e prazer momentâneos, acordar e dormir simplesmente para poder usar mais, até que todos os aspectos de sua vida se destruirão, por causa da sua obsessão.

Isso acontece por causa do processo explicado antes no tópico do porquê a cocaína causa dependência, tornando as funções do sistema nervoso central distorcidas e voltadas para a busca do estímulo que a droga trás, desequilibrando o corpo.

Quais são os efeitos da cocaína no corpo?

Quando falamos de efeitos da cocaína no corpo, falamos especificamente de efeitos físicos e psíquicos causados por seus derivados  usos e suas consequências.

E os efeitos físicos podem ser aumento da temperatura corporal e frequência cardíaca, tremores, tiques, dilatação da pupila, hiperglicemia, sentimento de anestesia nos dentes e gengivas, pode desencadear problemas urinários.

De efeitos psíquicos de curto a longo prazo, temos uma marcante aceleração do pensamento, insônia, desordem psicomotora, ansiedade, agressividade, irritabilidade, sensação de imenso poder, variação de humor, delírios.

E se for feito um uso prolongado ou abusivo, pode acarretar perda de peso, perda de memória, lentificação ou perda da capacidade analítica e de concentração do cérebro, desmaios, cefaleias (dor de cabeça), desenvolvimentos de transtornos psicóticos e de humor, doenças pulmonares entre outras coisas.

Além disso a os efeitos desencadeados por altas doses ministradas em curto período, que podem levar uma depressão neuronal, alucinações, convulsões, paranoia, taquicardia e pode acarretar morte.

Como parar de usar cocaína?

Há algumas dicas que posso lhe dar, para que você deixe de ser governado pela droga e passe a ter novamente a autonomia da sua vida.

Na minha experiência à frente do grupo recanto vejo muitos relatos de pessoas que tentaram parar gradativamente o uso da droga, mas isso não funciona, a hora de parar é agora, o adiamento e tempo que você dá a droga só vai lhe prejudicar mais e produzir consequências para você.

Portanto, o melhor jeito de parar é largando de vez, tanto a cocaína ou seus derivados quanto qualquer outra droga que faça uso associado a mesma.

Da mesma forma que ao consumir a droga seu estilo de vida mudou, para deixá-la também terá que mudar todo o estilo de vida construído ao redor da droga terá que ser abandonado.

E a mudança não será fácil, terá que evitar até mesmo situações e pessoas que estavam associadas ao uso da substância, isso serve para que evite reviver as lembranças das drogas e de seu uso, porque isso pode despertar a fissura e o desejo pela cocaína, assim podendo levar a novamente consumir a droga.

É necessário procurar novas formas de bem-estar e prazer, uma vez que até mesmo alguns hobbies poderiam estar associados a droga e ter de deixá-los pode gerar desinteresse de fazer qualquer outro tipo de hobbies ou esportes e até mesmo atividades prazerosas comuns como o sexo.

Assim é necessário adotar novas práticas de esportes e hobbies, para que a sua vida se reequilibre novamente.

Mas é possível fazer tudo isso que eu citei sozinho? Acredite em mim, até é possível, pois respeitando a individualidade de cada um, pode ser que você consiga, mas passar por todas essas etapas sozinho é algo muito mais difícil do que aparenta ser e precisa de profissionais especializados pra lhe guiar.

A seguir, apresentarei alguns tratamentos que podem lhe auxiliar na sua jornada para a liberdade da cocaína, existem tratamentos eficientes para a cocaína que irei lhe apresentar e detalhar mais à frente.

Quais os melhores tratamentos para dependência de cocaína?

Como a dependência afeta todas as áreas da vida de uma pessoa, se faz-se necessário um tratamento que contemple as áreas biopsicossociais da pessoa, assim sendo considerado uma abordagem multidisciplinar, ou seja, com vários profissionais das mais variadas áreas trabalhando em conjunto para a sua recuperação.

A seguir, detalho melhor o que cada tratamento tem por oferecer, bem como suas vantagens e importâncias numa abordagem mais geral.

Psicoterapia

A psicoterapia é o trabalho exercido por um psicólogo, que apesar de possuir diversas abordagens que variam o foco da terapia, irá procurar desvendar como a pessoa se colocou na posição de dependência, qual a relação da família nisso, da sociedade, dos amigos e principalmente dele próprio.

Esse trabalho torna-se essencial, pois é nele que a pessoa poderá se entender e conhecer melhor, elaborar as questões e pensamentos de antes, colocando-os sobre uma visão mais madura de si.

Sabendo que a psicoterapia tem diversas abordagens, a pessoa deve recorrer aquela que para ela faça mais sentido, seja a Psicanálise, a TCC (terapia cognitiva comportamental), Gestalt, ACP (abordagem centrada na pessoa), todas podem funcionar, vai depender da sua entrega e compatibilidade com cada uma.

Medicamentos

Os medicamentos podem ser usados na fase de desintoxicação, que é onde acontece a limpeza das substâncias tóxicas do organismo da pessoa. 

Na fase de abstinência também podem ser usados, pois para dar início a qualquer tipo de tratamento é preciso não está sobre nenhum efeito de drogas.

Eles também podem ser usados para tratar as doenças associadas a dependência e outras que a pessoa possua.

Há também o uso de medicamentos para combater os problemas de saúde decorrentes do uso de drogas, e dos transtornos mentais que podem ter sido desencadeados pelas drogas ou se já possuía tendência podem ter sido potencializados.

Internações

Sei que a temática da internação sempre assusta um pouco as famílias, mas estou aqui para dizer que talvez seja sua melhor opção no combate a dependência de cocaína ou mesmo dependência química no geral.

Na internação o foco se encontra principalmente em se livrar da droga e formar um novo estilo de vida.

De que forma isto acontece? Você pode se perguntar, mas não há segredo, na internação não há as distrações externas, são locais e pessoas associadas ao vício que você vê todo dia e lhe despertar gatilhos; pelo contrário lá você estará rodeado de multiprofissionais que estarão empenhados no seu tratamento.

Apesar de tudo e de haver várias formas de tratamento, em minha opinião, a internação ainda é a forma mais eficaz.

Quando a internação é a melhor opção de tratamento?

Se torna a melhor opção quando o dependente causa danos não só a si mesmo em todas as áreas de sua vida, mas como a aqueles perto dele. 

E nesses casos em que até mesmo o convívio é um problema, quando não parece ter mais solução, que a internação surge, não como uma fórmula mágica, mas como uma alternativa segura de que ainda há como se reorganizar e novamente se inserir na sociedade.

Como parar de usar cocaína: dúvidas frequentes!

Agora que você já entende como a droga age no corpo e na mente, bem como seus potenciais prejuízos a saúde, modelos de tratamentos e um passo a passo da difícil trajetória de se livrar da cocaína, talvez possua algumas dúvidas mais específicas.

Separei aqui algumas perguntas que escuto mais em casos como esse, seja de familiares de internos, ou dos mesmos em conversas que já tive.

Os tratamentos para o uso de cocaína podem curar o dependente químico?

A dependência química é uma doença crônica, e, portanto, incurável, e isso vale para todo e qualquer tipo de droga, incluindo a dependência a cocaína.

Mas não se desespere, os tratamentos apresentados aqui funcionam, e apesar de não possuir cura, existem tratamentos eficazes, que irão garantir um novo estilo de vida, como estrutura física e psíquica para a pessoa se manter firme longe das drogas que é uma luta contínua.

Mas é para isso que existem a psicoterapia, os grupos de apoio como N.A (narcóticos anônimos) e A.A (alcoólicos anônimos), que servem para auxiliá-los nesse processo, pois infelizmente nosso corpo e mente se condicionaram ao prazer intenso que obtínhamos através das drogas.

E para sair desse condicionamento, entraremos numa luta diária contra nós mesmos.

O que fazer em caso de overdose de cocaína?

A overdose é uma superdosagem de qualquer tipo de substância em um curto período de tempo, que é manifestada por alguns sinais que podem ser identificados, no caso de drogas estimulantes como a cocaína alguns podem ser: convulsões, febre, alucinações e paranoias, dor de cabeça e no peito e perda de consciência.

Identificando a possibilidade de uma overdose de alguém, é extremamente recomendado que ligue para a emergência enquanto tenta manter a pessoa acordada, verificar se ela ainda permanece consciente e se está respirando.

É importante dizer que durante o tempo de espera da ambulância, não se deve induzir o vômito ou oferecer qualquer tipo de alimento ou bebida e se possível indicar o tipo de substância usada na overdose.

Como é feito o diagnóstico de dependência de cocaína?

O diagnóstico de dependência só pode ser feito por um médico, através de exames físicos.

Eles apresentam parecer através do nível de substância no sangue, condição dos olhos, pele, doenças e possíveis comorbidades, e uma série de outras coisas.

Qual é o período de tratamento do vício?

O período de tratamento varia, principalmente de acordo com dois fatores o tipo de tratamento e o modelo de tratamento de quem oferece esse serviço.

Aqui no grupo recanto acreditamos no modelo de internação integral com foco na abstinência total, com um período de tratamento de seis meses.

Por que seis meses? Você pode me questionar, você construiu todo um estilo de vida em torno da droga, seis meses é o tempo mínimo para que você reconheça seus erros e comece a pensar e estruturar uma nova vida sem drogas.

Onde encontrar uma clínica de reabilitação para usuários de cocaína?

Existem muitas clínicas para o tratamento de dependência química, você deve estar atento a como as pessoas que vão para lá são tratadas, que tipo de tratamento é oferecido, se a clínica segue as diretrizes do governo municipal e federal com relação a dependência de drogas e saúde mental.

Por que tratar a dependência na clínica de reabilitação do grupo recanto?

O Grupo Recanto é referência no ramo, nas regiões norte e nordeste, e conta com um modelo de tratamento focados nas áreas biopsicossociais do interno.

Esse modelo de tratamento é composto por um tripé, que é o aconselhamento biopsicossocial, a TRE (terapia racional emotiva), e o programa dos dozes passos, advindo de grupos de apoio como A.A e N.A.

O aconselhamento biopsicossocial é onde se busca entender a realidade de cada paciente, olhando para seu passado, e procurando ajudá-lo a construir um novo caminho.

Com a terapia racional emotiva, se baseando a confiança da dualidade entre paciente e equipe, despertando a consciência sobre a doença, problematizando seus comportamentos e atitudes, reformando suas crenças limitantes, pois a terapia foca no presente do paciente.

O programa dos doze passos, serve para compartilhar o peso e suas vivências com outras pessoas que passaram por experiências semelhantes, reconhecendo a impotência perante a dependência, se edificando na espiritualidade para refazer suas crenças e valores.

Conclusão

Diante do que foi explicado imagino que não lhe reste mais dúvidas sobre o assunto e que a dependência de cocaína é extremamente perigosa não só para a pessoa adicta, mas para aqueles que a rodeiam.

Esse é um tema que precisa cada vez mais ser debatido, não só porque é algo que pode acometer qualquer um, mas também por não ter a real atenção que merece, essa doença pode matar se não tratada a tempo.

Porém há uma diferença, quando se descobre um câncer, ou diabetes, você vai logo pedindo ajuda e tentando se estabelecer novamente nessa nova realidade, e por que com a dependência química, ainda duvida e diz que está tudo bem?

Se quiser conhecer mais sobre o tema da dependência química e saúde mental, continue navegando em nosso blog.

Nós ligamos para você