Estamos aqui 24h

é só clicar

Drogas sintéticas: Efeitos e tratamentos
Publicado em: 10 de maio de 2021

Atualizado em: 03 de abril de 2024

Drogas sintéticas: Efeitos e tratamentos

As drogas sintéticas estão crescendo em número e popularidade, principalmente entre os mais jovens, esse tipo de droga é muito comum em festas longas e grandes eventos.

Assim como em shows e raves, essas drogas são psicoativas e frequentemente entorpecem os sentidos daqueles que a usam podem aumentar ou diminuir sua sensibilidade.

Seu acesso deveria ser difícil, pois é algo que precisa de processos químicos e geralmente é feito em laboratório.

Mas é bastante comum encontrar pessoas vendendo-as dentro das festividades, com o discurso de supostamente “aumentar a curtição e diversão”.

O que não é contado é o alto poder de danos ao corpo que essas drogas trazem, muitos nem sabem que elas podem gerar dependência.

Mas é um risco claro, pois muitas podem causar dependência com poucos usos.

O presente artigo que lhes escrevo é para conscientizar do que são, quais os efeitos no corpo e como podemos tratar as drogas sintéticas.

De forma que eu venha a tirar suas dúvidas sobre o assunto, assim como lhe dar ferramentas para combater a dependência e não permitir que a vida de seu filho, familiar ou amigo seja levada por essas drogas.

Continue lendo para saber mais!

O que são drogas sintéticas?

As drogas sintéticas são aquelas que são criadas e fabricadas de modo artificial pelo ser humano através de compostos químicos, para produzir efeitos semelhantes aos de outras drogas naturais ou potencializar esse efeito.

A maioria dessas drogas são de cunho psicoativo, de forma que afete diretamente as funções cognitivas do sistema nervoso do cérebro.

Os componentes dessas drogas normalmente não são encontrados na natureza, eles são resultados de misturas de outros compostos.

As drogas sintéticas são produzidas a partir de uma ou mais substâncias psicoativas, mas também existem as drogas semissintéticas que são produzidas a partir de drogas naturais, que passam por processos químicos posteriores em laboratório para dar origem a uma nova variação ou nova droga.

As substâncias sintéticas muitas vezes não têm o intuito de serem usadas como drogas, já que a maioria dos fármacos e remédios são também sintéticos.

Mas químicos e farmacêuticos mal-intencionados usam de algumas substâncias por conhecerem seu efeito para construírem drogas.

drogas sinteticas o que e

Como surgiram as drogas sintéticas?

As drogas sintéticas em sua maioria são criadas inicialmente como remédios novos, com fins específicos.

Porém com o tempo seu efeito inicial é esquecido e começa a ser comercializado como droga para fins de uso recreativo.

Seja pela falta de aplicabilidade da substância ou por que mesmo aplicável, outros medicamentos se saem melhor.

Assim ao se conhecer os outros efeitos adversos da substância, começam a pegar e vender ilegalmente, como foi o caso da anfetamina, droga que inicialmente é produzida para gerar vasoconstrição.

Isto é, que contrai os vasos para limitar a corrente sanguínea, sendo muitas drogas sintéticas atuais derivadas da anfetamina.

Um exemplo ainda melhor é o LSD 25 que foi sintetizado em 1938 por Albert Hoffman que após cinco anos fez um novo teste.

Onde descobriu os efeitos alucinógenos da substância e tentou estudá-la relacionando a doenças mentais e psiquiátricas, mas sem sucesso e seu uso como alucinógeno começou ainda no início da década de 1950.

Quais são as principais drogas sintéticas consumidas?

Dentre as várias drogas sintéticas existem aquelas que são as mais populares, neste caso falaremos das drogas mais consumidas no quesito de Brasil.

Primeiro a nível de Brasil, podemos falar que sem dúvida LSD e ecstasy dominam o mercado ilegal de drogas sintéticas.

Pois seu uso é difundido entre festividades com o intuito de aumentar a diversão e fazer com que a pessoa “se solte”.

O LSD (dietilamida do ácido lisérgico) também conhecido popularmente como ácido, essa droga possui mais de 1,2 milhão de pessoas que já a utilizaram.

É conhecida por causar alucinações e gerar a experiência conhecida como “flashback”.

Isto é reviver fenômenos vividos sobre o uso da droga sem estar sob sua influência, além de ser um grande desencadeador de problemas psíquicos.

Já o ecstasy é uma droga conhecida popularmente pelo seu efeito de aumentar o desejo sexual e estima-se que mais de um milhão de brasileiros já experimentaram a droga.

Essa é uma droga altamente estimulante e com efeitos alucinógenos.

Há também a quetamina que naturalmente era um anestésico de forma líquida ou em forma de cristal, que é uma depressora do sistema nervoso central.

Normalmente causa alucinações, entorpecimento dos sentidos e problemas respiratórios como sintomas característicos; cerca de 300 mil pessoas já fizeram uso dela.

As anfetaminas são amplamente usadas por não serem uma droga ilegal, normalmente presentes em remédios para o apetite e para o emagrecimento.

Já são usados por mais de 2 milhões de pessoas no Brasil, drogas derivadas da anfetamina possuem efeitos estimulantes e seus efeitos se assemelham à cocaína.

Entre as drogas lícitas se destaca também o uso de anabolizantes, que é um medicamento feito à base da testosterona, que em vez de serem usados de forma consciente são usados de forma a visar ganhos para o corpo.

Porém além de causar danos físicos ainda pode levar a dependência.

Destaca-se também o alto uso de drogas semissintéticas, como crack, cocaína, heroína, haxixe, morfina e os tipos modificados de maconha; crack e cocaína possuem índices altíssimos de pessoas que já usaram a droga alguma vez na vida, 4,6 e 1,3 milhões respectivamente.

A cocaína se coloca como a segunda substância mais usada no país perdendo apenas para a maconha.

A heroína já foi usada por 460 mil brasileiros, a morfina não possui dados próprios, mas é um opiáceo, e o índice de opiáceos no geral é de 4,4 milhões de pessoas; o haxixe e a maconha modificada embora não possuam dados sobre o seu consumo separado da maconha em geral.

Deve ser bem alto tendo em vista que a maioria da maconha vendida não é mais natural e a maconha é a droga mais consumida no Brasil.

Quais são os efeitos das drogas sintéticas no organismo de um usuário?

As drogas sintéticas, sejam elas lícitas ou ilícitas, podem causar danos ao organismo daquele que faz uso, existem alguns efeitos em comum que elas podem causar como: convulsões, cansaço e exaustão; danos cognitivos a memória, concentração e atenção.

Além de alucinações profundas; alteração da pressão arterial, episódios de surtos psicóticos, aumentar as chances de desenvolvimento de transtornos mentais, dependência e morte.

O LSD além dos efeitos citados acima, podem ocorrer de causar alterações de temperatura corporal, insônia, parestesia (sensação de toque sem estímulo), sensação de euforia, tremores no corpo e sinestesia (junção de sentidos, senti o cheiro de uma cor, enxergar um ruído).

O ecstasy pode gerar tensão muscular, alteração de temperatura corporal, dores na área inferior do corpo, insônia, visão turva, desenvolvimento de ansiedade, crise de pânico, alterações comportamentais, paranoias, depressão, danos ao fígado.

Ao usar por um longo prazo a quetamina pode causar depressão, amnésia, problemas respiratórios, delírios, e podem desencadear problemas mentais severos na pessoa.

As anfetaminas podem causar arritmia, diarreias, gastrite, acidentes vasculares, isquêmicos, grande sensação de cansaço.

Junto a alterações de humor, irritabilidade, perda de controle dos membros, lesões cerebrais e vários outros.

Outras drogas sintéticas que têm aparecido por aqui como a flakka, o krokodil, o nmobe e ice possuem efeitos muitos parecidos com as apresentadas.

Porém com certos efeitos muito potencializados como a flakka na alucinação e o ice no efeito de euforia e aumento da libido.

Como identificar que uma pessoa é usuária de drogas sintéticas?

Você pode se atentar a alguns aspectos e mudanças que a pessoa terá ao estar fazendo uso dessas drogas, como as mudanças de comportamento e atitude, se tornando mais irritável, mudando de humor com certa facilidade.

Se a pessoa tem o hábito de sair para muitas festas, observe o estado em que ela volta, se há alguma marca no corpo, a coloração da língua, se há sinal de agulha.

Isso é mais difícil do que parece, raramente você conseguirá identificar ainda no início do uso, é mais fácil de se identificar quando os efeitos da dependência estão mais aparentes e a pessoa fica menos cuidadosa.

Mas uma boa comunicação é a chave para o conhecimento, se mostre presente e questione em caso de dúvida.

Mas não pressione, mas mostrar que se importa e ajudar sem julgar são o que a família e os amigos podem fazer de melhor para ajudar a pessoa nessa condição.

Há ainda drogas que deixam um efeito mais físico como o caso da krokodil que onde é aplicada corroía a carne e descama parecendo uma pele de crocodilo assim como deixa o usuário num aspecto de zumbi.

Outras como ecstasy e LSD tem seu efeito que perdura por horas e o usuário fica visivelmente fora de si.

drogas sinteticas tratamento

Como ajudar um usuário de drogas sintéticas a procurar ajuda?

Primeiramente é importante que haja conscientização sobre o efeito que as drogas podem causar e como ela afeta a vida biologicamente, psicologicamente e socialmente.

Obtendo a informação desde cedo ficará mais difícil que a pessoa se torne um dependente no futuro.

Mas para aquelas pessoas que já estão em situação de dependência há uma série de atitudes e ações que você como um familiar ou amigo podem fazer, é importante primeiro que você acolha a pessoa.

Pois ela está passando por um problema, incentive a conversa e quando ver espaço fale sobre a busca por ajuda.

Paralelamente a isso você pode ir procurando e pesquisando sobre métodos eficientes de tratamentos e como cada um deles trabalha para combater a dependência química.

Aproveite esse momento para também entender melhor o que é a dependência química e o que ela pode causar.

Algumas dicas para ajudar a pessoa sem que ela se revolte é que você não a julgue, seja presente ajude no que possível, não dê margem para as ações dele que reforçam o uso de drogas e saiba dizer não.

Não é porque você está ajudando a pessoa que tem que ceder a todas as vontades dela.

Quais são as opções de tratamentos para usuários de drogas sintéticas?

Há várias opções de tratamento confiáveis e nem todas elas poderão ser citadas aqui neste pequeno artigo, mas colocarei aqui os métodos de tratamentos que nos últimos anos tem demonstrado um número expressivo de recuperação de dependentes e que possuam respaldo científico.

O primeiro e talvez mais importante dos tratamentos é a desintoxicação, nessa etapa de tratamento é feita a redução dos níveis de droga no corpo para que a pessoa esteja em condição de consciência para que possa realizar os próximos tratamentos.

Esse processo pode gerar sintomas da dependência e para isso uma equipe de multiprofissionais de saúde acompanham o processo.

Outro tratamento muito eficaz é a psicoterapia, que vai tratar dos prejuízos causados pela dependência no psicológico do paciente, a dependência muda a forma do pensamento e de atitudes e ações da pessoa.

A psicoterapia vem para desconstruir essas ideias, assim como trabalhar a aceitação da doença da dependência do paciente.

Para que ele possa compreender melhor o que acontece com ele e se focar em sua recuperação.

Há também os tratamentos que incluem o uso de medicamentos, porém esse uso acontece de forma complementar.

Seus principais usos no ramo da dependência química é ajudar a minimizar os efeitos da abstinência durante os tratamentos e para tratar outras doenças e sintomas que apareçam no paciente para que ele se foque no tratamento.

Também há os grupos de autoajuda, nesse caso os Narcóticos Anônimos, que servem para acolher e dar uma maior estrutura para que os dependentes possam enfrentar a vida de abstinência após tratamento.

Assim como compartilhar experiências parecidas e dar suporte uns aos outros.

Agora chegamos ao tratamento que particularmente eu defendo como sendo o mais eficaz e seguro, que é o tratamento por internação em clínicas de recuperação.

Pois nelas o paciente terá acesso a todos os tipos de tratamentos que precisar aliado a distância física da droga e suporte para cada uma das áreas afetadas pela dependência.

Drogas sintéticas: Qual é o período de tratamento do usuário em uma clínica de recuperação?

O período de tratamento varia de acordo com a política e método de tratamento de cada clínica, porém há períodos de tratamentos mais comuns como os modelos de tratamentos em 3 meses e 6 meses.

Na clínica do Grupo Recanto possuímos um modelo de tratamento diferente que se adequa às necessidades do paciente, mas entendemos como tempo mínimo 3 meses.

O que avaliar na hora de escolher uma clínica de recuperação adequada?

clínica de recuperação Grupo Recanto

Os pontos mais importantes na hora de escolher uma clínica de recuperação são a estrutura da clínica de recuperação, o tamanho da equipe, a composição da equipe multiprofissional.

Os tratamentos ofertados pelo modelo de tratamento, os outros serviços disponibilizados, a comunicação entre a família e a equipe da clínica.

Apesar de serem muitos itens, há formas de verificá-los, começando a ligar ou consultar o site da clínica para saber das informações disponibilizadas.

Marque uma visita para ver por si como realmente é a estrutura da instalação e dos serviços oferecidos. Também é um ótimo momento para tirar dúvidas.

Você pode comparar clínica por clínica caso deseje e ver se o preço cobrado é correspondente e justo pelo que lhe é oferecido. Dessa forma você poderá pensar e ponderar sobre as melhores opções.

Onde encontrar uma clínica de recuperação para usuários de drogas sintéticas?

As clínicas de recuperação tratam de os tipos de dependência química, inclusive aquelas provenientes de drogas sintéticas.

Para achar a mais próxima de sua casa basta realizar uma busca rápida no google ou em qualquer outro site de pesquisa. Busque por clínica de recuperação e sua localização.

Se chegou até aqui acredito que queira também considerar a clínica do Grupo Recanto como uma opção. Possuímos três clínicas localizadas nos estados de Pernambuco e Sergipe.

Com uma delas especializada no atendimento ao público feminino, também possuímos uma clínica hospitalar destinada ao atendimento psiquiátrico e para emergências médicas.

Clique aqui para saber mais sobre as clínicas do Grupo Recanto!

Conclusão

Diante do exposto acima, acredito que consegui responder as perguntas propostas durante o texto. E para você que acompanhou até aqui foi uma jornada um pouco extensa.

Mais muito informativa e cheio de dica aplicáveis para lhe ajudar em caso de estar numa situação parecida ou caso passe por ela um dia.

Enfrentar a dependência de drogas é algo difícil tanto para a família quanto para o dependente, ao chegar nesse estágio ele não conseguirá voltar sozinho.

Então precisará de alguém para lhe ajudar, assim aproveite essa oportunidade para ajudá-lo e não para julgá-lo. Ele não está nessa condição por falta de caráter ou falha e sim porque está doente.

Agora que está munido dessas informações está preparado para ajudar e procurar também a ajuda especializada para realizar o tratamento.

As drogas sintéticas são uma ameaça crescente principalmente se considerarmos a faixa etária dos jovens. Os quais são quem mais abusam dessa droga, e, seu consumo continua crescendo.

As políticas atuais de combate às drogas ainda precisam evoluir, mas principalmente é preciso mudar a visão da sociedade sobre essas drogas.

Pois muitas delas ainda são medicamentos legais usados de formas inadequadas. Não é só porque é lícito que não faz mal e que pode ser usado de toda forma.

Nós ligamos para você