Estamos aqui 24h

é só clicar

Meu pai bebe demais: saiba como ajudar nessa situação
Publicado em: 13 de janeiro de 2023

Atualizado em: 03 de abril de 2024

Meu pai bebe demais: saiba como ajudar nessa situação

O alcoolismo é um transtorno do uso do álcool que pode causar sérios danos à saúde física e mental de uma pessoa. Ele é caracterizado pelo consumo compulsivo de álcool, mesmo quando isso causa problemas significativos na vida da pessoa, como relacionamentos ruins, dificuldades no trabalho ou na escola, ou problemas de saúde. O alcoolismo também pode levar a complicações graves, como doenças hepáticas, problemas cardíacos e até mesmo câncer.

No Brasil, o alcoolismo se mostra uma doença comum, atingindo cerca de 10% da população onde os homens são a grande maioria e representam 70% dos casos, muitos desses homens são pais de família, que já possuem histórico de alcoolismo a muito tempo e tem dificuldade para reconhecer seu estado de dependência.

Sendo assim, muitos deles podem representar um risco para a família, pois no alcoolismo existem alguns sintomas relacionados como por exemplo a irritabilidade e a agressividade quando a pessoa se encontra em fase de abstinência.

O alcoolismo além de representar problemas para o próprio alcoólico gerando doenças mentais e físicas, também é nocivo para as pessoas que rodeiam essa pessoa em estado de dependência. 

Muitos filhos sofrem com pais alcoólicos, pois geralmente estão no alvo de agressões e abusos, por representar uma figura frágil e fácil de ser controlada, podendo causar grandes traumas na relação entre pai e filho manchando o que poderia ser mais afetuoso e amoroso entre os mesmos. 

Quais são os principais sintomas de alcoolismo?

O alcoolismo assim como todas as doenças apresentam sintomas, e elas podem ter origem tanto comportamental quanto física e mental, afetando a saúde geral do sujeito, aqui iremos apresentar os sintomas e como eles se caracterizam.

Necessidade de beber

Com o consumo indevido do álcool o organismo fica viciado nas substâncias químicas que ele contém, pois é capaz de causar uma grande sensação de prazer, pois o álcool reduz a inibição do usuário, além de suas substâncias químicas proporcionarem uma breve sensação de felicidade. 

O alcoólico sente a necessidade de beber, para reviver tais sensações mais com o tempo a resistência ao álcool aumenta fazendo com que ele beba mais para se embriagar de uma forma mais rápida.

Agressividade

Um dos efeitos mais perigosos do alcoolismo tanto para o usuário quanto para seus familiares é a agressividade, pois ela tem um potencial de causar agressões físicas e verbais para as pessoas que convivem com o usuário, acabando por ser um grande produtor de traumas.

A agressividade é um fator que pode fazer com que a relação familiar fique defasada, isso acontece principalmente entre pais e filhos, pois esses filhos acabam sendo um alvo fácil, para a agressividade do pai, uma vez que a criança ainda possui uma fragilidade e inocência de não entender o que está acontecendo e aceitar as agressões tanto verbais como físicas, como se ela tivesse culpa.

Relações familiares e pessoais afetadas

Quando o sujeito se encontra em estado de alcoolismo ele não reconhece seu vício, e por sua vez a dependência causa muitas consequências, a alta ingestão de álcool pode levar a uma embriaguez em que o sujeito não se limita mais nem reflete sobre seus atos e começa a ter descontrole do seu consumo.

Sendo assim, com seus comportamentos disfuncionais, como ser agressivo, ter uma irritabilidade alta, não ter limites, acaba afetando em suas relações familiares, deixando um relacionamento desgastado, e muitas vezes carregado de traumas. 

Dependência

O consumo de álcool, pode se tornar um problema, a partir do momento que se perde o controle de quanto se está bebendo, quando não se consegue impor limites, muitas vezes as pessoas tem problemas e angústias psicológicas, que o fazem sofrer, e o álcool traz uma embriaguez tão anestesiante que o fazem escapar desses problemas pessoais.

Essa relação com a substância alcoólica, pode causar uma dependência mental dela, pois além das propriedades viciantes da bebida alcoólica, que alteram a química do cérebro o anestesiando e fazendo com que não consiga controlar seu consumo, gerando a dependência.

Abstinência

A abstinência é um processo que acontece no organismo de um usuário de substâncias químicas quando este passa por um certo período de tempo sem consumir a droga. Nesse período, o organismo junto a mente do dependente começa a reagir diante da falta da substância e isso pode causar irritabilidade e agressividade. 

Por conta da falta do consumo do álcool, o usuário também começa a manipular o que está em seu alcance para que ele consiga ter acesso a bebida, sendo assim, muitas pessoas sofrem quando o dependente está em abstinência e principalmente seus filhos, que podem se deparar com cenas de agressões e podem ser manipulados pelo pai que bebe demais, que se aproveita das pessoas ao seu redor para sustentar seu vício. 

Alucinações

O consumo exacerbado de álcool causa alterações nocivas em nosso cérebro, de forma que sua química muda e seus receptores perdem eficiência e muitas vezes causando danos neurológicos que facilitam o surgimento de psicoses, muitas vezes essa degeneração causam alucinações, que podem ser perigosos, pois podem colocar em risco a vida do usuário e de outras pessoas.

Uma vez que uma alucinação pode ter características de perseguição ou pensar que uma certa pessoa está prestes a fazer algo com ele mesmo, pode ocasionar um comportamento agressivo e fora de controle.  

Tremores

O alcoolismo faz com que o grande consumo de bebidas alcoólicas aumentem a concentração da substância no nosso organismo, percorrendo nosso corpo inteiro na nossa corrente sanguínea. O álcool é uma substância altamente tóxica, e quanto maior sua dose consumida, mas toxicidade é atraída para o nosso corpo fazendo alterações no organismo, ao chegar no nosso cérebro essa droga é absolvida pelo órgão que causam alterações nos neuroreceptores, acabando por proporcionar defasagem no campo neurológico, refletindo em nossos reflexos.

A partir dessa nocividade neural, o álcool começa a ter influências em todo sistema nervoso, causando espasmos musculares que por sua vez resulta em tremores, sendo um dos efeitos colaterais do consumo impróprio de bebidas alcoólicas.

Confusão cognitiva

A confusão cognitiva é um estado mental que está associado ao rebaixamento da consciência e também na alteração do fluxo de pensamentos, onde também implica nos desempenhos das funções cognitivas. 

A substância alcoólica faz com que o sujeito entre em estado de embriaguez onde existem danos nas suas estruturas neurológicas que facilitam o rebaixamento da consciência, que faz com que o sujeito não consiga refletir sobre seus atos e não consiga tomar controle de suas ações da forma que deseja, sendo movido pela vontade exacerbada de se alcoolizar, o impossibilitando de cumprir tarefas simples.

Desta forma, o indivíduo não consegue lembrar de datas, ou de tarefas que precisa concluir, fazendo até mesmo um pai alcoólatra não reconhecer seu filho podendo acabar resultando em um trauma para este filho.

Culpa

A culpa é sentimento muito presente dentre os sintomas do alcoolismo, uma vez que dentro do vício em bebidas alcoólicas, muitos dos usuário não encontram mais saída e está sendo totalmente controlado pelo seu vício, o que gera atitudes citadas antes, como agressividade, manipulação e irritabilidade.

O indivíduo pode sentir muita culpa, pelo modo como tratou as pessoas ao seu redor, de como ele enquanto pai não tratou bem seus filhos e esse sentimento de culpa se não for trabalhado em terapia pode causar um grande sofrimento psicológico, fazendo aumentar o risco de depressão por exemplo. 

Meu pai bebe demais: como ajudar?

Se mantenha atento

Para que possa evitar que o seu pai consuma álcool indevidamente, é importante estar atento, às suas atitudes, comportamentos e ideias, além de perceber quando geralmente ele sente mais vontade de beber, e se possível controlar esse consumo.

Com a atenção nele, irá poder evitar também com que ele beba álcool, assegurando que não terá novos episódios de embriaguez, por isso é importante continuar sempre por perto e atento diante de um pai que bebe demais.

Invista no diálogo

Para conseguir lidar com um pai que bebe demais é importante que esteja presente a prática do diálogo, pois através dessa conversação será possível escutá-lo e entender o que está o incomodando, que acaba refletindo no alto consumo da substância alcoólica.

Além de ter um forte poder de conscientização, através do diálogo o próprio filho terá a oportunidade de expressar sua visão sobre a situação, o que pode proporcionar a compreensão do pai que está passando do limite, uma reflexão sobre suas atitudes e como tudo está refletindo nas pessoas que ele ama e querem seu bem.  

Incentive novos hábitos

Incentivar novos hábitos, pode promover grande ajuda, uma vez que mudar de hábitos e a prática de novos, pode proporcionar exercícios cerebrais saudáveis, além de ser terapêutico, uma vez que, a atual rotina pode ser a causa do consumo exacerbado da substância.

A mudança da rotina pode representar uma nova perspectiva de vida, com novos hábitos o sujeito poderá se encontrar em alguma atividade que gosta e entender que não precisa mais da bebida para aliviar tensões, ou escapar de eventual realidade que causa algum tipo de sofrimento psíquico, podendo preveni-lo de transtornos mentais.

Estude

Para que você tenha propriedade do que está falando, se faz importante também dialogar com seu pai, para saber os processos e sintomas que estão presentes no alcoolismo, para se obter as informações necessárias e a pessoa possa buscar mais informações e estudar sobre o assunto.

Desta forma, estudar a respeito do assunto é capaz de lhe proporcionar um bom conhecimento sobre os melhores caminhos para ajudar realmente da melhor forma, a pessoa que você ama. Com o conhecimento estudado será possível assim, prevenir um eventual alcoolismo e saber que atitude tomar caso a doença já esteja estabelecida, pois procurar a ajuda correta é fundamental. 

Controle a entrada de bebidas em casa

Tomar a atitude de controlar a entrada de bebidas dentro de casa pode ser de grande ajuda no processo de recuperação e conscientização do pai, uma vez que através desse controle, será mais fácil evitar que o familiar beba demais e que o mesmo não se sinta tentado pelo álcool além de ajudar no controle da abstinência desse familiar.

Limitando o consumo será possível investir no processo de recuperação, ajudando a garantir que o processo de desvinculação do álcool possa ser garantido através do controle do acesso à bebida alcoólica.

Comemore pequenas vitórias

Tomar a atitude de comemorar cada vitória da etapa do processo de recuperação, é uma das principais ajudas que se pode ter, pois o dependente muitas vezes não acredita em si mesmo, possui medo de ter recaídas e de não conseguir se manter.

Além do processo de recuperação ser uma verdadeira releitura de tudo que foi passado, ao comemorar você estará mostrando para o seu pai que acredita que ele pode melhorar e que está junto com ele investindo e acompanhando cada passo desse processo, para a sua reabilitação, o deixando sadio novamente, com uma sensação de pertencimento e utilidade que é criada quando existem pessoas que comemoram a vitória com ele. 

Procure ajuda especializada

Para que o seu familiar tenha a oportunidade de passar pelo tratamento correto durante sua recuperação, é preciso que se procure uma ajuda especializada, pois o alcoolismo envolve muito mais do que um vício, pode envolver angústias e sofrimentos mentais que potencializam esse uso.

Além do álcool comprometer sua saúde física e muitas vezes afastar o dependente do seu âmbito familiar, o tratamento especializado irá ajudar o paciente a compreender que caminhos levou ele ao vício e o que ele pode fazer pra mudar, além de cuidar dos seus danos a saúde física e ajudá-lo com a sua ressocialização.

Conclusão

Não é fácil lidar com um pai ou qualquer familiar próximo que bebe muito, uma vez que todos se preocupam com a sua saúde e querem ajudá-lo a melhorar e sair daquela situação de consumo exagerado do álcool, pois sabem que aquele modo de vida irá trazer riscos nocivos a sua saúde mental e sua saúde física.

Dentro do alcoolismo é comum encontrar sintomas ligados tanto a problemas mentais quanto aos problemas de origem física pois os dois estão relacionados aos efeitos tóxicos do álcool. É difícil para um filho ser alvo de agressões do seu pai e perceber seu comportamento confuso, enxergar as mãos trêmulas ou entender que o mesmo está tendo alucinações, além de compreender que tudo aquilo é fruto de uma dependência causada pela bebida alcoólica. 

Mas importante sair da função de personagem observador e entrar na função personagem de mudança, é possível ajudar essa pessoa de vários modos para que sua recuperação seja encaminhada para o sucesso.

Para  a pessoa que quer ajudar se faz preciso que ela  se  mantenha atenta aos sintomas e aos antecedentes do consumo indevido e que tenha conhecimento sobre o assunto, para que não cometa erros. Se faz necessário que tenha pulso firme e controle o consumo das bebidas, além de procurar ajuda especializada, pois ela possui profissionais capacitados e comprometidos com a recuperação deste paciente.

Nós ligamos para você