Estamos aqui 24h

é só clicar

Clínicas de recuperação para dependentes químicos no Piauí e Teresina
Publicado em: 07 de outubro de 2022

Atualizado em: 07 de outubro de 2022

Clínicas de recuperação para dependentes químicos no Piauí e Teresina

Piauí foi fundada pelos bandeirantes paulistas que desbravaram o interior nordestino. A escolha da cidade como capital do Piauí foi dada mediante a sua localização geográfica estratégica. 

A cidade de Teresina é a maior em população do Piauí e o principal centro econômico e político do estado.  

O Piaui assim como outros estados  do Brasil também sofre com o tráfico de drogas, que por sua vez ocasiona o grande consumo da sociedade. Uma pesquisa feita pela UFPI(Universidade Federal do Piauí) aponta que crack e cocaína em sal são as drogas mais consumidas do estado.  

Mas a cidade vem enfrentando esse problema com a abertura de clínicas de reabilitação para melhorar a saúde do povo teresinense.

Como escolher clínicas de recuperação para dependentes químicos no Piauí?

O número de clínicas de recuperação para dependentes químicos no Piauí é limitado. Por isso, é importante se atentar a essas dicas para encontrar um bom local de tratamento.

++ Clínica de reabilitação: o que é, para que serve e tipos de internação

Tempo de recuperação

Para escolher a clínica de melhor qualidade primeiramente você deve se informar do processo que envolve a reabilitação, a maioria das clínicas tem seus tempos de internação máximo 180 dias totalizando 6 meses. 

Esse tempo é o tempo preciso para renovar a saúde mental do sujeito, trata-lo com medicamentos, fazê-lo entender o processo, e também prestar ajuda a família.

Tratamentos utilizados

Os tratamentos apresentados precisam se comunicar entre si, para conseguir estar frente às causas biopsicossociais da dependência química, fazendo uso de medicamentos, psicoterapias, exercícios, lazer, terapias complementares e boa alimentação.

Esses tratamentos podem se dividir em três momentos: começam com a desintoxicação, depois conscientização e ressocialização.

A desintoxicação do organismo acontece logo que o paciente chega na clínica, é um processo acompanhado pela equipe multidisciplinar, que acompanha o paciente e ajuda a  manter sua saúde estável até que seu corpo não tenha mais resquícios da droga que ele consumia.

Depois da desintoxicação, se iniciarão uma série de tratamentos psicoterapêuticos, como a terapia racional emotiva que funciona fazendo o paciente pensar sobre suas atitudes levando em conta que esses pensamentos geram sentimentos. 

Além de outras terapias que ajudam a guiar o paciente para que ele entenda os prejuízos causados em sua vida e de outras pessoas por conta de seu uso de drogas, promovendo assim autoconhecimento e autonomia.

Mais perto do fim do tratamento ocorre a ressocialização, que são  medidas e tratamentos focados em ensinar novas modalidades e habilidades para lidar com a vida nova que irá levar na vida sem drogas.

O que é e como funciona uma clínica de recuperação para dependentes químicos?

As clínicas de recuperação para  dependentes  químicos, são clínicas cujo o objetivo é proporcionar o tratamento intensivo para ajudar pacientes com esse tipo de dependência ajudando a entender os aspectos de sua vida que o levaram a ser dependente  

Essas clínicas, apresentam um renomado serviço de tratamento, seguindo as práticas médicas e terapêuticas destinadas a esse público, através de uma equipe multidisciplinar capacitada para tal serviço.

As clínicas geralmente se localizam em locais que proporcionem a discrição, paz e tranquilidade para os pacientes, assim como oferecem acomodações e serviços de internação para que os pacientes possam receber os tratamentos e cuidados necessários.   

Assim, isso garante um tratamento eficaz, principalmente para os casos em que a dependência se encontra em estado emergencial.

Conheça os tipos de internação que uma clínica de recuperação para dependentes químicos pode oferecer

Conheça os tipos de internação que uma clínica de recuperação para dependentes químicos pode oferecer

Dentro de uma clínica de reabilitação deve se observar que tipo de tratamentos são usados e que meios de internação elas oferecem para que o dependente entre em processo de recuperação.

Internação voluntária

A internação voluntária é a mais recomendada é a que todos os lados procuram, pois é quando a própria pessoa reconhece a necessidade de sua internação, vendo os prejuízos que suas ações causam para si e para quem ama.

Nesse caso basta a pessoa expressar que quer se internar e entrar em contato com uma clínica de reabilitação em Teresina diretamente ou através de outra pessoa que possa entrar em contato por ela. 

Internação Involuntária

Na internação involuntária a pessoa nega a sua própria condição, dizendo que está bem, porém a família e todos aqueles que o rodeiam sabem que essa não é a realidade, a sua vida gira em torno de sua dependência.

Sendo assim, a família tem o direito de internar contra a vontade da pessoa, pois é um caso de emergência e para a proteção do paciente, precisando apenas de um laudo médico que comprove a situação de dependência.

Internação compulsória

Na internação compulsória se engloba de uma forma semelhante a internação involuntária, de maneira que também contra a vontade do paciente, porém quem realiza essa decisão é um juiz.

Recomendada em casos mais extremos ou em casos que envolvem algum tipo de crime em decorrência do uso de drogas, de modo que é necessário novamente um laudo médico para a entrada no procedimento.

A família pode ou não estar envolvida no meio desse processo judicial, pois não é ela que dá a entrada, e sim um funcionário do serviço público, um médico ou algum tipo de autoridade administrativa.

Dependência química no Piauí: Qual a internação é indicada?

 A internação indicada depende do estado do paciente. 

Caso ele queira ajuda, a melhor internação é a voluntária, que é um processo de internação mais saudável.

Caso os seus familiares não consigam mais suportar aquelas condições, a internação indicada é a involuntária. 

Mas em caso de crimes cometidos pelo dependente a indicada é a internação compulsória. 

Como escolher uma clínica de reabilitação em Teresina?

Como escolher uma clínica de reabilitação em Teresina?

A escolha da clínica  é algo que determina o modo que o dependente irá se recuperar, é preciso saber como escolhê-la e assim encaminhar o dependente para uma clinica adequada que possa oferecer um processo correto de reabilitação.  

Verifique a reputação da clínica

Através de contatos de pessoas que já passaram pela experiência da internação ou internou algum parente, olhando os comentários feitos pelo público para a clínica e entrando em contato com a equipe você pode ter noção da reputação da clínica.

Pesquise o tratamento

Entre no site da clínica busque quais tratamentos são usados, quais tratamentos são comprovadamente estudados e asseguram que funcionam, pesquise o tratamento usado pela clínica e seu processo de recuperação entrando em contato com ela.

Converse com a Equipe

Ligue para equipe, pergunte sobre os tratamentos, sobre o processo que é utilizado pela clínica, o que você pode fazer para ajudar nesse processo, pergunte sobre a estrutura da clínica, localização, para ficar a melhor informação possível. 

Faça uma visita

Fazer uma visita é um ótimo modo de conhecer a estrutura da clínica, que tipo de estadia ela pode oferecer, que tipo de conforto é oferecido.

Qual a melhor clínica de reabilitação no Piauí?

A melhor clínica é aquela que oferece o tratamento adequado que realmente funciona, que possui uma estrutura adequada e uma equipe multidisciplinar de qualidade. 

No nordeste existem clínicas de reabilitação de qualidade, onde se encontram uma grande equipe multidisciplinar, focalizado na recuperação do paciente na abstinência total. 

Uma delas é o Grupo Recanto que oferece esse tratamento, juntamente com uma atenção com a família, pois quando o dependente se interna, ele precisa de terapia, mas sua família traumatizada também precisa para que a relação dos dois seja saudável.

Onde internar meu filho em Teresina?

Para internar seu filho em alguma clínica de reabilitação, faça uma procura em sites de busca, entre em contatos com as clínicas, veja os preços, tratamentos adequados e tome sua decisão.

Conclusão

O Piauí se encontra com uma grande demanda para dependentes químicos, algo visto em todo território nacional, com isso é de extrema importância, encaminhar seu ente querido para uma clínica que consiga reabilitá-lo e que o ajude com sua saúde.

Muitas vezes o acesso a informação é pouco ou as clínicas presentes no estado estão lotadas, com a alta demanda, por isso para sair da zona de conforto e procurar a mudança, é uma ótima decisão abrir o campo de pesquisa  pois existem clínicas com qualidade dentro e fora do Piauí.

Confira o tratamento oferecido, a estrutura do local, a localização da clínica, o preço que caiba no seu bolso, as terapias pois reabilitação e a abordagem feita com a família mobilizada, entre em contato com a equipe multidisciplinar, para que tudo seja claro e você consiga participar do tratamento, se tratar, e agir para o bem do paciente.

Nós ligamos para você