Estamos aqui 24h

é só clicar

Delírio: Sintomas, causas e tratamento
Publicado em: 02 de dezembro de 2022

Atualizado em: 18 de dezembro de 2023

Delírio: Sintomas, causas e tratamento

O delírio é um estado mental que atinge a capacidade do indivíduo de diferenciar o que é a realidade ou não. São pensamentos que não condizem com o que é real. No delírio de perseguição, por exemplo, a pessoa acredita que tem super-poderes, ou que está sendo traída sem nenhuma evidência real desse acontecimento.

Esse transtorno apresenta um estado de alteração mental que faz com que o indivíduo tenha uma visão distorcida da realidade, e isso pode ser demonstrado de várias formas, como por exemplo, através de uma confusão mental ou de uma redução da consciência.

A resposta de como surge o transtorno delirante ainda é incerta, mas, ele pode acontecer de várias formas, o que pode ser desencadeado por resultados biológicos que interferem diretamente na psique. Eventos traumáticos, assim como vivenciar um grande estado de sofrimento, podem desencadear uma crise. 

 É um sintoma que pode ocorrer em transtornos psicóticos como esquizofrenia, transtorno delirante persistente, em episódios maníacos do transtorno bipolar ou na depressão psicótica, estes são classificados como delírios persecutórios, de grandeza, ciúme patológico, somatoformes ou amorosos, por exemplo.

Ele pode atingir não só pessoas com transtornos psicóticos, mas, também, com dependência química, pois, a droga altera o estado psíquico, como é o caso da esquizofrenia  que dentre os seus sintomas temos o delírio, o que pode ocasionar riscos à saúde mental e a integridade física do paciente.

O que é um delírio?

O delírio, também conhecido como transtorno delirante, é a alteração do processo do pensamento, em que não existem alucinações nem alterações da linguagem, mas, em que a pessoa que sofre do transtorno acredita fortemente numa ideia irreal, mesmo quando já foi comprovada que não é a verdade. Alguns dos sinais que indicam esse transtorno incluem por exemplo, acredita ter super-poderes, acreditar estar sendo perseguido por inimigos, que foi envenenado ou que foi traído pelo cônjuge. 

O delírio tanto pode surgir de forma isolada, quanto de forma conjunta com outros sintomas. E este pode ser um sintoma de pessoas que sofrem de transtornos psicóticos, além de abuso de álcool e drogas, após uma lesão cerebral ou até mesmo na presença de outros transtornos mentais, por conta disso necessita de tratamento.

Quais são os sintomas de delírio

Quais são os sintomas de delírio?

Os sintomas de pessoas que possuem o quadro de delírio podem se apresentar, hipoativo, quando a pessoa é pouco agitada ou dorme muito, hiperativo onde apresenta uma agitação apresentando também alucinações  e também o misto que como diz a nomenclatura faz a pessoa ter os dois sintomas e dentro dos seus sintomas apresentam: depressão, alucinação, desorientação, distúrbios do sono, fala e pensamentos desorganizados assim como, problemas de memória, mudança de personalidade entre outros.   

Quais tipos de delírio?

O delírio se divide em três tipos, delirium tremens, delirium e alucinações, eles indicam o nível do transtorno que se passa naquele indivíduo, gerando a possibilidade de ser um tratamento mais direcionado.

Delirium tremens

O Delirium Tremens é o nome utilizado para alteração no estado mental que apresenta vários tipos de sintomas, podendo apresentar sonolência, apatia, desorientação, alucinações, irritabilidade e raiva. Ele pode surgir subitamente mas também pode ser controlado, se caracterizando como uma situação temporária que permite que o paciente retome ao seu estado normal após alguns ajustes.

Dentre suas causas temos como a principal a crise de abstinência de álcool. Assim, os sintomas podem surgir no paciente após ele diminuir ou parar por completo de consumir álcool, onde se causa uma resposta do corpo querendo consumir aquela droga novamente, podendo gerar a desorientação e também o transtorno. 

O delirium tremens afeta em sua maioria os usuários relativamente dependentes de álcool e pode ser um indicador de que é preciso moderar o consumo da substância pois causa um grande risco para a vida do paciente e para aqueles que vivem ao seu redor. 

Este transtorno também pode afetar com recorrência pacientes com doenças como Mal de Parkinson ou demência.

Entre os sintomas de delirium tremens, podemos destacar os tremores nas mãos, nas pernas e na voz, uma resposta corporal como febre, alteração psíquica como confusão mental, mudanças de comportamento e agitação, raiva, apatia, além de afetar sua área neurobiológica causando falta de atenção, desorientação e sonolência.

Delirium

Saiba quais são os tipos de delírio

Delirium é uma nomenclatura usada para quando pessoas idosas têm o fenômeno do delírio, geralmente ligadas a confusão mental, ele pode estar ligado tanto a doenças, degenerativas neurológicas, como muitas vezes por conta de medicamentos que o deixou nesse estado, assim como causas biológicas.

O delirium no idoso é definido como uma síndrome geriátrica aguda e reversível de trajetória flutuante, ela consegue alterar a capacidade de atenção, cognição e consciência dos pacientes afetados. Trata-se ainda de uma desordem grave, que pode ser considerada  fatal e que pode afetar qualquer faixa etária. No entanto, é muito comum entre os idosos e mais comum ainda principalmente em internações de longa permanência que se apresentam como um sinal de alguma desordem aguda que necessita de investigação. Podendo ser ainda uma trajetória natural de doenças avançadas que seguem para uma fase final de vida. 

Recorrentemente ocorre em idosos e por conta disso, entende-se que é  de extrema importância que durante a avaliação do idoso em que possua um certo comprometimento cognitivo, o delirium seja avaliado de modo correto, para então ser tratado, pois este transtorno traz grande sofrimento psíquico. 

Uma das recomendações de especialistas focados em delirium é que toda a equipe de profissionais da saúde inseridos no cuidado desses pacientes, em especial, a equipe de enfermagem estejam aptos na prevenção, identificação e prestação dos melhores cuidados. Porém, um dos grandes desafios e as maiores dificuldades entre os profissionais é a identificação precoce desta condição.

Alucinações

Uma alucinação ocorre quando a percepção do indivíduo identifica alguma coisa que não existe como sendo parte da realidade, como se fosse uma demonstração da sua mente no campo da realidade.

Em sua maioria as pessoas que sofrem dessa alteração da sensopercepção apresentam vivências muito reais, mesmo que o elemento daquela alucinação como, objeto ou pessoa não existam realmente. 

É importante destacar que o fenômeno da alucinação é um evento que surge internamente. Assim, entende-se que a partir das distorções apresentadas pela própria mente, as alucinações normalmente se tornam muito nítidas, até mais do que o real. Por essa razão, quem sofre com o problema tem a certeza do que está vivenciando naquele momento.

Apesar da semelhança com o real, as alucinações não necessariamente seguem as ordens da lógica, ou seja, fatos totalmente impossíveis ou que são fora  da realidade não são raros de acontecer. Assim, é perfeitamente plausível que pessoas com alucinação tenham visões como animais falantes, monstros, vozes ou qualquer coisa que dependa dos seus sentidos estimuladores (visão, audição, olfato, tato, paladar) para ocorrer.

O que pode causar delírio?

Delírio ou alucinação: quais as diferenças?

O delírio surge de forma isolada ou pode ser um sintoma de pessoas portadoras de psicose, ele pode surgir também decorrente de abuso de álcool e drogas, após uma lesão cerebral ou na presença de outros transtornos mentais, por isso necessita de tratamento com o psiquiatra. Com isso, o transtorno também pode ocorrer quando os sinais enviados e recebidos pelo cérebro acabam ficando comprometidos, debilitados ou confusos.

Apesar desse comprometimento não ter uma causa exata, o que se diz mais provável é que sua causa esteja relacionada  por uma combinação de fatores que tornam o cérebro vulnerável, implicando no mau funcionamento da atividade cerebral.

A falta de sono, assim como o uso de certos medicamentos, o consumo abusivo de drogas, infecções e  até mesmo febre alta podem estar relacionados ao aparecimento da doença.

Como foi visto anteriormente, o delírio pode ter várias causas principalmente ligadas ao organismo do paciente e sua condição. Dentre as várias condições de saúde que acometem o ser humano e que também está ligada a ele estão:

  • Infecções urinárias;
  • Pneumonia;
  • Infecções abdominais e de pele;
  • Demência;
  • Desnutrição;
  • Esquizofrenia;
  • Doenças graves ou em fase terminal;
  • Período de abstinência das drogas.

Assim como existem condições biológicas que acometem o organismo, é muito recorrente que substâncias químicas também ocasionam o transtorno. E entre essas medicações que podem ocasionar o transtorno estão listadas:

  • Analgésicos;
  • Remédios para dormir;
  • Antialérgicos;
  • Medicações para alterações de humor, como as usadas para tratar ansiedade e depressão;
  • Remédios para doença de Parkinson;
  • Drogas para tratar espasmos ou convulsões;
  • Medicamentos para asma;

Quanto tempo dura um delírio?

O delírio é um episódio de confusão mental, que não segue uma regra de tempo fixa. Além disso, ele pode ter tanto durações curtas quanto longas, variando entre horas, dias ou semanas, caso não seja tratado de forma correta.

Delírio e Alucinação: quais as diferenças?

As alucinações são experiências sensoriais vividas na própria mente do indivíduo. Essas experiências podem ser de qualquer área sensorial, como a audição ou a visão. Sendo assim, a pessoa que está sendo acometida por uma alucinação não é capaz de diferenciar se as imagens ou sons que ela está vendo e ouvindo são reais ou não. 

Já o delírio pode se identificar como  crenças mantidas com grande convicção por uma pessoa mesmo existindo evidências de que aqueles eventos não conseguem corresponder com a realidade. 

Sendo assim, a diferença consiste no tipo de influência que cada um sofre, e como ocorre cada fenômeno, pois, enquanto as alucinações têm como característica seus fenômenos internos criados pela mente, os delírios chegam a necessitar de algum estímulo externo para surgir.

Como seu aparecimento é repentino, é difícil de ser previsto, pois, é uma alteração que pode ser facilmente causada por diversos fatores, o que acaba  tornando difícil o seu diagnóstico. Ele é caracterizado como uma perturbação grave na capacidade mental de uma pessoa, que resulta numa diminuição da consciência e também se caracteriza pelos seus pensamentos confusos.

É importante informar que eles não dependem dos sentidos para se manifestar, mas, é através deles que causam uma interpretação errada da realidade a partir da distorção dos estímulos. Eles podem ser de várias naturezas e alguns dos mais comuns é o delírio de perseguição, quando a pessoa se sente perseguida por algo ou alguém, assim como o de traição que é bastante recorrente também. 

Qual tratamento para delírio?

Quais são os tratamentos disponíveis para delírio?

O tratamento aborda tanto uma intervenção psiquiátrica com remédios antipsicóticos, ansiolíticos, antidepressivos, quanto com psicoterapeutas. Os casos que envolvem delírio precisam estar sendo acompanhados, justamente pelo risco que traz a vida do paciente, além do monitoramento de suas medicações. Por isso é de extrema importância o paciente estar sendo acompanhado, para que suas crises delirantes sejam estabilizadas, com o auxílio de profissionais de saúde. 

O tratamento depende da sua causa, sendo, geralmente, necessário o uso de medicamentos antipsicóticos, como Haloperidol ou Quetiapina, por exemplo, antidepressivos e tranquilizantes, de acordo com cada caso, que são indicados pelo médico psiquiatra.

Ajuda especializada: saiba onde encontrar

A importância de contar com apoio especializado

A ajuda especializada é de grande importância para a evolução do paciente e também para conduzir seu tratamento com qualidade. Nós da Clínica Recanto oferecemos uma equipe multidisciplinar, onde é formada por, psiquiatras, psicólogos, médicos, enfermeiros, educador físico e grupos de apoio, por exemplo, que auxiliam o paciente em sua recuperação.

Para encontrar este serviço basta entrar em contato com a equipe de atendimento, para que lhe passem as devidas informações, como o tipo de tratamento, a estrutura oferecida e poder escolher a melhor forma de tratar.

Conclusão

O Delírio pode acometer muitas pessoas, podendo gerar danos em sua vida social, sua saúde mental e física, se caso não for tratada da forma correta, pode ser extremamente prejudicial ao indivíduo. Ele também pode ocorrer em casos de dependência química devido ao uso abusivo de substâncias psicoativas ou, até mesmo por conta de transtornos psicóticos.

O estado de pessoas que se encontram nesse contexto ocorre mais repentinamente do que imaginamos, quando estamos em estado de sofrimento que acomete nossa estabilidade mental.

Inúmeros  fatores tanto do campo biológico quanto do psiquiátrico podem fazer com que uma pessoa apresente o transtorno delirante

Saber dessa origem irá dar uma noção de como proceder com aquele paciente, o que pode auxiliar no tratamento adequado do paciente, além disso, o tratamento medicamentoso correto e também o acompanhamento psicológico de qualidade junto ao grupo de apoio também pode beneficiar o paciente no processo do tratamento. 

Portanto, o paciente deve ser acompanhado por profissionais de saúde e receber o devido acompanhamento, para que o seu caso seja estabilizado, por exemplo, com o auxílio de medicamentos, atendimento psicológico e atividades implementadas em sua rotina, que o ajude a se recuperar de modo efetivo, o prevenindo de prejuízos futuros com o possível agravamento do transtorno. 

Nós ligamos para você