Estamos aqui 24h

é só clicar

Transtorno da Ansiedade Generalizada: Sintomas e Tratamentos da TAG
Publicado em: 02 de setembro de 2022

Atualizado em: 11 de março de 2024

Transtorno da Ansiedade Generalizada: Sintomas e Tratamentos da TAG

Ficar empolgado e ansioso antes de um evento específico é tão normal, quanto se sentir triste, com medo, felicidade ou irritação.  

A ansiedade é um sentimento natural, que surge quando vivenciamos situações que provocam estresse, apreensão ou medo. 

Porém, ansiedade como distúrbio psiquiátrico é completamente diferente! Quando seu quadro de preocupação é prolongado, intenso e incontrolável a ponto de atrapalhar o cotidiano pessoal e profissional.

As crises de ansiedade surgem sem uma causa aparente ou justificável, 40,4% da população brasileira sofre de algum transtorno de ansiedade.

O transtorno de ansiedade generalizada é duas vezes mais comum em mulheres, que nos homens e costuma surgir por volta dos 30 anos, apesar de estar presente tanto em criança como em idosos. 

50,6% das pessoas relataram estarem constantemente nervosas ou ansiosas durante a pandemia da COVID-19.  

Vamos conversar mais sobre ansiedade?

O que é o transtorno de ansiedade generalizada (TAG)?

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é caracterizado pela ansiedade excessiva e preocupação exagerada sem motivos óbvios.

Pessoas com transtorno de ansiedade generalizada sempre esperam o pior acontecer, e estão sempre extremamente preocupadas com tudo do seu cotidiano, as preocupações sempre são desproporcionais para as situações. 

O dia a dia torna-se um constante estado de pânico, medo e  preocupação, a  ansiedade domina o pensamento interferindo a vida do indivíduo.   

A ansiedade domina o pensamento interferindo no funcionamento diário incluindo as atividades sociais e relacionamentos.

Em geral o grau de preocupação é desproporcional ao motivo, os pacientes com TAG se sentem ansiosos na maioria dos dias, quando o motivo de se estar ansioso é resolvido, logo em seguida surge outro.

Principais sintomas da TAG

Afetando a forma como o indivíduo pensa, a ansiedade generalizada ocorre quando encontra dificuldade para controlar seus medos, durante dias, por um período superior a seis meses.

O transtorno de ansiedade generalizada é geralmente uma doença crônica, cujo a gravidade flutua ao longo do tempo.

Pacientes com TAG têm um maior risco de desenvolverem depressão, doenças cardíacas, problemas digestivos, abuso de substâncias químicas e álcool. 

Fadiga

Nesse caso o corpo responde com o estresse, que por sua vez faz com que o organismo desencadeia mudanças fisiológicas, emocionais e patológicas  que resultam no corpo excessivamente cansado.

Irritabilidade

É comum que o indivíduo se  irrite de maneira desproporcional, com pequenos problemas do cotidiano, e vai muito além daquele momento, pode durar um dia inteiro, como alguns dias. 

Inquietação

A inquietação é um sintoma comum da ansiedade, pode se descrever como uma incapacidade de ficar parado ou descansar a mente. 

Tensão muscular

Sentir frequentemente sentimentos negativos, medo, pânico e apreensão afetam a saúde do corpo físico, os músculos ficam tensos preparados para reagir a uma ameaça, a pessoa ansiosa transmite essa mensagem para o cérebro ao sentir medo.     

Perturbação no sono

Pacientes com transtorno de ansiedade, podem ter perturbação do sono, dificuldade de dormir, despertares durante a noite. 

Sudorese

Ocorrendo em diversos pontos do corpo, sendo as mãos e os pés mais comuns, mesmo assim cada indivíduo tem sua característica, facilita também o surgimento de bromidrose, que é um distúrbio que causa mau cheiro.

Sensação de esquecimento

Ocorre ativação de múltiplas regiões cerebrais, aumento da tensão e hipervigilância a estímulos ameaçadores levando a lapsos de memórias, por falta de concentração.      

Disfunção sexual

A ansiedade é  a causa emocional que mais bloqueia o mecanismo da ereção, assim como pode atrapalhar a lubrificação da vagina no casos das mulheres e ocasionar espasmos dolorosos dos músculos ao redor da área. 

Leia mais: Crise de pânico: O que é, como identificar e tratar corretamente

Quai são as principais causas do transtorno de ansiedade generalizada

A causa exata da ansiedade generalizada não é totalmente conhecida, porém uma série de fatores podem contribuir para seu desenvolvimento.  

Fatores ambientais também são significativos, como traumas na infância, abuso, a perda de um ente querido, interrupção do uso de uma substância química viciante, são alguns eventos que podem ajudar a desencadear a TAG.

Fatores genéticos

O histórico familiar desempenha um papel muito importante, fatores hereditários podem aumentar  a probabilidade de desenvolver o transtorno, a tendência para desenvolver TAG podem ser transmitidas hereditariamente.   

Traumas

Traumas podem contribuir para desenvolvimento de crises da ansiedade generalizada, por tanta uma pessoa que presenciou ou sofreu algum tipo de trauma, têm maior probabilidade de sofrer com este transtorno. 

Abuso de álcool e drogas

O abuso de substâncias ou o uso indevido contínuo no abuso de álcool e substâncias químicas que alteram a mente e que afeta negativamente a saúde física e mental.     

Química do Cérebro

A ansiedade generalizada tem sido associada ao funcionamento anormal de certas células nervosas que conectam regiões cerebrais específicas envolvidas no pensamento e na emoção.    

Fatores ambientais

Traumas e eventos estressantes podem contribuir para o aumento de ansiedade, principalmente em situações em eventos acontecidos na infância.

O que é ansiedade generalizada provoca?

Pessoas com o transtorno de personalidade generalizada, muitas vezes apresentam outros transtornos de ansiedade com transtorno do pânico ou fobias, depressão maior ou problemas adicionais como uso indevido de drogas ou álcool.   

Com preocupação excessiva durante o dia a dia, que pode levar a outros sintomas  físicos também.

Sintomas Psicológicos: Cansaço, irritabilidade, preocupações e medos excessivos, visão irreal dos problemas, dificuldade em manter concentração, ficar irritado facilmente, dificuldade para dormir ou manter-se acordado, perda de memória. 

Sintomas Físicos: Dor muscular, visão dupla, alteração cardíaca, aumento da frequência respiratória, suor excessivo, boca seca, surgimento de tremores e espasmos, náuseas e queimação no estômago, dores de cabeça.   

Quais são os tipos de tratamentos de ansiedade generalizada?

Quais são os tipos de tratamentos de ansiedade generalizada

O tratamento de transtorno de ansiedade generalizada deve ser feito sob a orientação do psicólogo ou psiquiatra, assim como em alguns casos pode requerer o apoio de outros profissionais.

E tem como objetivo interromper o ciclo de preocupações excessivas e promover melhoria na qualidade de vida. 

O modelo comportamental baseado na aceitação é uma ótima forma de tratamento que pode ser implementado pelo psicólogo, são recomendadas sessões de terapia e atividades que promovem o relaxamento. 

Quando os sintomas são mais frequentes e passam a atrapalhar o dia a dia e a interferir na qualidade de vida, pode ser necessário tratamento com medicamentos e ansiolíticos de acordo com orientação médica. 

Em alguns casos mais graves o processo de internação pode ser considerado, pois promove o encontro de diversas técnicas de tratamento, incluindo terapias, psicoterapias, medicamentos e exercícios físicos e mentais.

Principais tratamentos para o transtorno de ansiedade generalizada?

Principais tratamentos para o transtorno de ansiedade generalizada

O tratamento do transtorno da ansiedade generalizada costuma ser feito com a combinação de medicamento e psicoterapia, habitualmente com terapia cognitiva comportamental.

A terapia cognitiva comportamental (TCC) ajuda o paciente a entender como os problemas, pensamentos, sentimentos e comportamentos o afetam, a terapia também pode ajudar a questionar os pensamentos negativos e a ansiedade.

A terapia cognitivo-comportamental costuma envolver uma consulta semanal com terapeuta especializado, com duração média de uma hora. 

A parte seguinte do tratamento é feita com medicamentos, geralmente da classe dos antidepressivos.

O tratamento costuma ser feito por no mínimo um ano, se houver suspensão do fármaco, e o paciente precisar retomar o tratamento, pode permanecer por tempo indefinido. 

As opções de tratamentos por internação envolvem tratamentos de 3 a 6 meses, em média, podendo ser alterado a depender da evolução do paciente.

Leia também: Ansiedade e depressão: entenda os sintomas e as diferenças

Conclusão

A ansiedade pode até ser benéfica em algumas situações, pois nos deixa em estado  alerta e preparados para enfrentar situações de perigo.  

Mesmo a ansiedade sendo um sentimento natural que surge quando vivemos situações de estresse ou de empolgação, já a ansiedade como distúrbio psiquiátrico é completamente diferente.

São diversos fatores que levam uma pessoa a desenvolver o  transtorno da ansiedade generalizada (TAG), entre eles causas genéticas, hereditárias e fatores ambientais e comportamentos.  

O transtorno de ansiedade generalizada tem cura e por isso é importante buscar ajuda psicológica assim que perceber que está preocupado demais com coisas pequenas. 

Se o seu caso precisa de algum apoio mais intenso com possibilidade de internação, nós estamos à disposição para conversar.

Nós ligamos para você