Estamos aqui 24h

é só clicar

Saiba como lidar com usuário de crack: tratamentos e cuidados!
Publicado em: 03 de junho de 2021

Atualizado em: 03 de abril de 2024

Saiba como lidar com usuário de crack: tratamentos e cuidados!

O crack é considerado uma droga bastante prejudicial à saúde e possui um alto risco de dependência química a partir de seu primeiro consumo. 

Mas como lidar com usuário de crack? Essa é uma questão que envolve diferentes fatores e não é uma questão fácil.

A dependência de drogas afeta não só o usuário, mas também, os seus familiares, alterando toda a dinâmica da vida. O crack é umas das drogas mais utilizadas pelo fato de ter um baixo custo e seus efeitos serem manifestados rapidamente, o que justifica o seu alto grau de dependência.

Ao longo deste artigo você poderá encontrar informações que te ajudem a conhecer mais sobre o crack para que assim você possa estar ajudando quem necessita de ajuda para se libertar da dependência do crack. 

Você conhecerá mais sobre os sintomas e tratamento do crack, para que possa estar consciente de como agir e enfrentar essa situação. 

usuário com vários tipos de droga grupo recanto

Conheça os sintomas de usuário de crack

Muita gente não sabe, mas o início do vício em crack pode ocorrer logo no primeiro uso. Como existe um alto risco de dependência, a pessoa já começa a sentir os efeitos negativos rapidamente. 

As pessoas sobre o efeito do crack inicialmente podem sentir a sensação de prazer e satisfação, porém passado esse efeito, podem sentir intensa euforia e desejo por mais, agitação psicomotora, comportamento agressivo, alucinação e delírio por exemplo.

Os sintomas podem ser divididos em sintomas de curto e longo prazo, e podem depender também do organismo de cada pessoa, pois, nem todas apresentam os mesmos sintomas. Além disso, grandes quantidades da substância e uso frequente também são fatores de risco para o desenvolvimento de sintomas perigosos à saúde.

Sintomas a curto prazo incluem a fissura pela droga, perda de apetite, náusea, intensa euforia, respiração acelerada, irritabilidade, distúrbio do sono, ansiedade e paranoia, depressão e aceleração dos batimentos cardíacos. 

Os sintomas a longo prazo, são aqueles que podem causar danos irreversíveis à saúde da pessoa e nestes se incluem, danos no fígado, coração e rins, insuficiência respiratória, cáries profunda e depressão profunda entre muitos outros. 

Como lidar com usuário de crack quando essa pessoa é próxima a mim?

Algumas pessoas podem até pensar que o dependente químico não tem sentimentos, por parecer não se importar com a sua família ou amigos, mas a verdade é que eles ficam realmente reféns do consumo do crack e de seus efeitos momentâneos prazerosos.

Pode ser difícil lidar com o usuário de crack, porém é possível. Os familiares representam uma peça fundamental para que o dependente possa caminhar para o seu tratamento e se livrar de uma vez por todas da sua dependência.

Ao invés de julgar se utilizando de palavras de xingamentos, use palavras de incentivo e apoio, que o conscientize dos perigos da sua dependência no crack. Ofereça sua ajuda para a busca por tratamento.

O usuário de crack já sofre com a pressão social e o estigma que essa droga traz. Por mais que você queira ajudar, se você for duro demais a pessoa irá se afastar cada vez mais de você. 

Procure incentivar a conversa e saber o que acontece com o usuário do crack, procure lugares que remetem boas memórias para a pessoa e tenha uma conversa calma sobre a situação e escute o que ele tem a dizer.

O dependente químico pode e vai cometer erros! Os quais irão machucar as pessoas próximas a ele. Também vai praticar coisas que vão de encontro a sua moral e que nem pensaria em fazer.

Dessa forma quando estiver conversando com ele evite acusá-lo, afinal você precisa fazer com que ele confie em você e para isso além de estar aberto a conversa, é preciso acolhê-lo, se acusá-lo ele vai acabar se afastando em vez de se aproximar.

Incentive a busca por ajuda médica especializada, somente ele poderá indicar os melhores tipos de tratamento para cada caso, assim como ajudar nos cuidados que se deve ter com o usuário de crack, o processo de pesquisa também é importante, para que você entenda os processos que poderão ser utilizados.

Procure ajuda também para si! As pessoas que acompanham o usuário de crack carregam parte do peso dessa doença, por conta da convivência. 

Por isso é importante que os familiares e as pessoas próximas procurem também tratamentos, sejam em grupos de autoajuda, psicoterapia ou outros tipos de tratamento.

Você precisa estar bem para poder ajudar o usuário de crack, já que se não estiver bem é mais fácil com que você também fique doente.

O que acontece com usuário de crack enquanto usa a droga?

O crack quando consumido vai direto para o sistema nervoso central, mais especificamente no centro de prazer do cérebro, assim modificando o sistema de busca e recompensa do cérebro.

A droga age nos neurotransmissores, que são responsáveis pelo transporte dos sinais entre os neurônios e estimulam sensações como prazer, bem-estar, dor, e liberando os hormônios responsáveis por essas sensações.

Os efeitos são tão intensos que com poucos usos o cérebro pode ficar viciado na sensação e efeito que é gerado, pois como dito age diretamente no sistema de recompensa.

Além disso a substância é um forte estimulante que provoca o aumento dos batimentos cardíacos, pressão arterial, excitação, sensação de bem-estar, sensação de maior vigor físico e disposição mental, sudorese excessiva, euforia, sensação de poder e dilatação das pupilas são alguns dos efeitos que acometem usuário do crack.

De modo que esses efeitos são bastante intensos e de curta duração, reforçando a necessidade de consumir novamente, algumas pesquisas indicam que o Crack pode viciar fisicamente no primeiro ou segundo uso e psicologicamente até o quarto uso.

pessoa passando mal por causa do crack como lidar grupo recanto

Efeitos negativos do crack

O crack possui muitos efeitos negativos derivados dos efeitos anteriores citados, alguns podem se manifestar a curto prazo e outros a longo prazo, além de que frequentemente o crack possui outras substâncias nocivas misturadas além da cocaína.

Os efeitos de curto prazo incluem aqueles que acontecem logo após o uso da substância e aqueles que podem se desenvolver em um período curto de dias após o uso.

Esses efeitos incluem: Alterações de apetite e sono, podendo ter perda de apetite e insônia; náuseas; alucinações; irritabilidade, agressividade, ansiedade; convulsões dependendo da dosagem; sensação de depressão e comportamentos anormais.

Já os efeitos de longo prazo acontecem pelo uso frequente e/ou prolongado da substância por meses ou anos, assim degradando fortemente o corpo e podendo causar efeitos irreversíveis. 

Dentre esses efeitos temos: desenvolvimento de delírios e transtornos psicóticos; transtornos depressivos; perda de peso severa; desnutrição, apatia; chance de danos nos vasos sanguíneos; danos nos rins, danos no fígado, pulmão de crack; distúrbios de humor, paradas respiratórias, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e morte súbita.

Como tirar vontade de usar a droga? [Primeiros passos]

Uma coisa que já posso lhe adiantar: muito dificilmente a pessoa conseguirá sair sozinha dessa situação degradante em que se encontra. 

No decorrer desse tópico irei lhe dizer o passo a passo de como lidar com a vontade de usar o crack.

Busque ajuda especializada

Primeiramente, é preciso buscar a ajuda de quem entende do assunto, com o auxílio de um médico é possível verificar como estão as condições físicas do usuário de crack. Desta forma ele recomendará os melhores tratamentos, inclusive se é necessário a internação ou não.

Deste modo, tratamentos com medicamentos, psicoterapias e tratamentos complementares como cuidados com alimentação e exercícios regulares irão ajudar a manter uma vida estável e com o acompanhamento médico ajudar a não mais depender da droga.

Clínica de internação

Uma vez visto a necessidade de internação, as clínicas de recuperação são uma ótima opção para o tratamento completo em relação à dependência química, tomando como exemplo o Grupo Recanto, aqui oferecemos um trabalho focado em reestruturar as áreas destruídas ou afetadas pela dependência química.

Uma vez que a dependência química é uma doença biopsicossocial, ou seja, afeta o biológico, o psicológico e o social ao mesmo tempo, é preciso um tratamento completo e que enfoque nas três áreas afetadas, assim oferecendo uma alta gama de tratamentos como psicoterapia, laborterapia, acompanhamento de nutricionistas e profissionais em educação física, acompanhamento por conselheiros e terapeutas em dependência química.

Pouco a pouco a pessoa vai se desassociando da ideia da droga e começando a pensar novamente por si e estruturar uma nova vida, a ideia de consumir e voltar a usar lentamente se vai.

Tratamentos complementares

Outros tratamentos como o cuidado com a alimentação e exercícios físicos e mentais regulares ajudam bastante, porém são chamados de complementares, pois ajudam quando aliados a outros tratamentos, mas não resolvem o problema por si só.

Essas atividades além de manterem a vida ocupada e tirar o foco da droga, uma alimentação saudável e exercícios ajudam a liberar os hormônios do prazer e bem-estar, dando a sensação de alegria e trazendo uma maior qualidade de vida.

Sabendo lidar com o usuário de crack

O usuário de crack pode começar a mudar seu comportamento radicalmente em virtude de quando passou a consumir, pois é uma droga muito forte e quase não são encontrados casos de uso recreativo.

Enquanto busca tratamento é preciso ter paciência e ficar alerta, pois a pessoa pode demonstrar comportamento agressivo seja sob efeito da droga ou na abstinência durante a falta dela, estar presente e acompanhar todo o processo é uma grande ajuda, faz com que a pessoa entenda que não está sendo deixada de lado e sim cuidada, que as pessoas se importam com ela. Impor limites é essencial para uma que possa haver uma convivência com o usuário de crack, seja o usuário em tratamento ou não, é preciso que haja alguns limites, primeiro para ajudar em sua recuperação e segundo para garantir as regras de convivência com ele, pois uma coisa é o problema dele com drogas, mas isso não deve interferir também na sua vida.


Clique aqui para saber sobre as clínicas de recuperação do Grupo Recanto!

grupo de apoio recanto

Como parar de usar crack?

Para parar de usar o crack não há outra saída se não o tratamento especializado. Muito dificilmente você encontrará uma pessoa que conseguiu parar de usar o crack totalmente sozinho, eu pessoalmente não conheço nenhum, justamente por ser uma droga muito potente e com um potencial destrutivo absurdo.

Por isso, durante o tratamento, um dos processos da recuperação é o usuário reconhecer sobre o porquê ele passou a recorrer a droga como um escape.

De modo que não só é importante o tratamento, como também a busca pela reinserção social e a constante batalha pela manutenção do estado de sobriedade. 

Parar de usar o crack não é uma tarefa simples, mas é algo possível, com coragem para dar o primeiro passo, o resto dos passos de sua vida não mais estarão sobre o peso da pedra.

A importância do tratamento para usuário de crack

O tratamento para a dependência química do crack contribui não só para a saúde do usuário, mas como para a saúde de sua família. De certo modo, também é um bem social, de não mais influenciar outras pessoas ao redor para o uso.

O usuário precisa de tratamento não só pela segurança e saúde do próprio, mas como também daqueles próximos a ele, como alguém pode ter qualidade de vida com uma pessoa sofrendo ao seu lado e tendo que ser seu suporte, tendo que dedicar tempo de sua vida para ajudar alguém que por muitas vezes a destrata.

Sem o tratamento, o usuário não vai deixar de usar a droga, então a tendência é só piorar e aumentar cada vez mais a adicção e dependência dessa pessoa. Já o pai ou a mãe pode nunca voltar para os filhos; os filhos podem nunca se reconciliarem com os pais; o tratamento sobretudo é uma forma de salvar aquela pessoa que você ama de algo que por vezes ela não acha que é ruim, mas que está por destruir toda a vida dela.

Conclusão

Muitos dependentes químicos podem até pensar que existe uma forma de parar de usar crack sozinho. Mas isso não acontece! É uma falsa ideia de controle sobre si mesmo, quando na verdade a própria droga já assumiu o controle da sua vida.

Boa parte dos usuários de drogas em geral vive na ilusão de que a sua vida ainda corre bem, que é possível conciliar, família, trabalho e o uso de drogas, porém, é sempre uma questão de até quando é possível bancar essa afirmação.

Como lidar com usuário de crack é difícil, mas certamente não impossível, o Grupo Recanto está sempre disponível para lhe ajudar nesse problema, com mais de 13 anos de atuação na área da dependência química e contando com clínicas em Sergipe e Pernambuco, contamos com um tratamento especializado sobre a dependência química e com certeza lhe ajudaremos com a dependência do crack.

Agradeço por sua companhia até aqui e até nosso próximo texto!

Para saber mais sobre os vários tipos de tratamentos e sobre a clínica de recuperação, continue acessando nosso blog!

Nós ligamos para você