Estamos aqui 24h

é só clicar

Internação Compulsória Alcoólatra: como funciona o tratamento?
Publicado em: 09 de março de 2021

Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024

Internação Compulsória Alcoólatra: como funciona o tratamento?

Ainda que o termo não seja o mais adequado, a frequência por buscas sobre “clínica para alcoólatras” mostra que a dependência química é uma realidade preocupante no Brasil. 

De acordo com dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, 17,9% da população brasileira adulta faz uso abusivo de bebidas alcoólicas.

O levantamento classifica como “uso abusivo de álcool” o consumo de cinco doses ou mais entre os homens e quatro doses ou mais entre as mulheres, considerando uma mesma ocasião que tenha ocorrido nos últimos 30 dias. 

Por outro lado, as procuras frequentes sobre o tema também revelam o interesse por ajuda, que é um passo determinante para controlar a doença. 

Se você está buscando suporte profissional para si ou é familiar de alguém que precisa de atendimento especializado, me acompanhe ao longo do artigo. 

Aqui, reuni as principais informações sobre o que são as clínicas de reabilitação e como elas funcionam. 

Trago, inclusive, exemplos embasados na minha experiência como diretor do Grupo Recanto. 

Vale a sua leitura atenta até o final do texto.

O que é a internação compulsória de alcoólatra?

É um tipo de internação realizada mediante a autorização do juiz, e não depende da vontade do dependente de álcool.

Ela representa uma decisão judicial para que a pessoa receba um tratamento médico e terapêutico e esta não depende necessariamente do pedido de familiares.

Essa decisão também é válida quando foi cometido um crime em que a pessoa estava sob o efeito do álcool ou outros tipos de drogas.

Diante disso, em todos os casos é preciso que exista um laudo médico atestando o que a pessoa em questão não possui condições de decidir por si ou que representa um risco para si e para os outros próximos dele.

Há alguma lei que permite a internação compulsória de alcoólatras?

Este é um assunto que gera diversas dúvidas, principalmente para as famílias que possuem um ente querido sofrendo com o consumo excessivo do álcool, e que não conseguem encontrar uma solução.

Este tipo de internação se encontra fundamentada pela Lei Federal de Psiquiatria 10.216/01 que prevê a possibilidade de internação compulsória. 

 Porém, esse tipo de internação compulsória era para pacientes psiquiátricos, portanto um alcoólatra só poderia ser internado se fosse comprovado grau de transtorno mental que necessitasse de internação.

Contudo, com a lei 13.840 de 2019 autorizava a internação compulsória de dependentes químicos, assim como seu tratamento em hospitais de menor porte e comunidades terapêuticas, desde que possuíssem os equipamentos necessários.

Qual a importância da internação do alcoólatra em uma clínica de reabilitação?

Pode ser difícil assimilar a informação, mas o alcoolismo é uma doença e como tal, pode ser muito difícil para o indivíduo abandonar o consumo abusivo e retomar a própria vida. 

A importância da internação está, justamente, em facilitar esse processo e permitir que ele seja trilhado com acompanhamento profissional especializado. 

Ou seja, é sobre encarar a dependência e entender que superar um quadro como esse pode não depender apenas de força de vontade, ainda que esse seja um aspecto importante a trabalhar. 

Apenas em uma clínica especializada é que ele pode receber o devido suporte, bem como manter distância física do Álcool, obter suporte e aconselhamento psicológico e desfazer os conceitos que o levaram a dependência.

Como funciona a internação compulsória de alcoólatras?

A internação compulsória é aquela que só acontecerá mediante a determinação de um juiz responsável pelo caso, após ser feito um pedido formal do médico que comprove que o dependente não possui controle sobre as suas ações e condição seja física ou psicológica.

Após análise do laudo e das informações disponíveis, o juiz se julgar necessário a internação, irá determinar o tempo de tratamento e que só pode ser interrompido ou cessado antes do previsto mediante a novo laudo médico que comprove a reabilitação do sujeito.

Quando a internação compulsória é a melhor opção?

Este tipo de internação é indicado em casos em que a pessoa representa um risco tanto para si mesmo quanto para os outros. 

Ela pode acontecer também no caso de cometimento de crimes, onde a pessoa estava sob o efeito do álcool por exemplo.

Vale lembrar que este tipo de internação só deve ser realizado quando já foram esgotadas todas as outras possibilidades de internação.

Quando outras abordagens foram insuficientes

O indivíduo pode já ter tentado participar das reuniões de grupos como o Alcoólicos Anônimos (AA), mas sem ter de conseguir um progresso nas reuniões, pode não ter se dado bem com a psicoterapia ou mesmo sentir que o uso de medicamentos n vem dando resultados. 

Isso talvez tenha acontecido porque você ainda não entendeu aquilo que lhe acomete, a dependência química ao álcool é complexa e assim como atinge várias áreas da sua vida, é causada por fissuras emocionais em todas essas áreas.

O uso se tornou exacerbado e ganhou um lugar de destaque em sua vida porque você deixou e deixou porque sentia a necessidade de suprir ou suprimir algo, pois algo lhe faltava.

E para ajudar a entender melhor isso que a clínica grupo recanto está aqui, uma vez que várias áreas foram comprometidas (social, emocional, financeira, profissional etc.), todas elas precisam da devida atenção.

Aqui no Grupo Recanto, o Programa de 12 passos é uma das abordagens utilizadas; diferença é que o seu uso é desenvolvido em conjunto com outras estratégias; ou seja, a necessidade de ir além e profissionalizar o suporte pode justificar a importância da internação. 

Outras estratégias essas que são a psicoterapia e o aconselhamento com monitores e especialistas em dependência química, usando um modelo que contempla tratamentos específicos para cada pessoa e cuidando para tratar de cada área afetada pela dependência do álcool.

Quando os prejuízos se agravam

Quando a necessidade pelo consumo do álcool começa a crescer, é preciso ficar de olho, a partir desse momento que os efeitos e prejuízos tendem a aparecer de forma mais transparente. 

Dificuldade de raciocínio, fadiga, distúrbios alimentares e de sono e alterações de humor são alguns dos pontos a observar. 

Uma abordagem prévia pode ser a chance de evitar o agravamento do quadro, pois é mais fácil tratar quando os problemas ainda não se tornaram tão graves. 

O uso abusivo ou o uso prolongado por anos pode levar problemas no sistema imunológico, cérebro, estomago, coração, pâncreas e fígado, além de cânceres em todas essas áreas, assim como de boca, mama e intestino.

Também pode desenvolver prejuízos mentais e psicológicos a quem fizer uso abusivo ou muito prolongado, como perda de equilíbrio e coordenação motora, demências, desenvolvimento de depressão e ansiedade.

Quando o indivíduo representa um perigo para si e para os outros

O alcoolismo também pode vir acompanhado de agressividade e até de quadros depressivos; ficar atento aos sinais e agir na hora certa, antes que alguma situação inesperada aconteça, é a melhor forma de evitar desfechos negativos.

Os sinais podem variar desde a mudanças na atitude e comportamento da pessoa, passando a ser mais agressivo e destrutivo, bem como ignorar seu próprio código moral e fazer coisas que não faria antes.

Qual a diferença entre internação compulsória, involuntária e voluntário?

A principal diferença entre elas está no fato de que a internação compulsória acontece somente sob a autorização judicial, na involuntária o dependente é internado sem o seu consentimento, mas a partir de um pedido da família, e na voluntária a própria pessoa por livre e espontânea vontade deseja iniciar o tratamento.

Para esclarecer melhor, já que a involuntária também é feita sem o consentimento do paciente; a compulsória parte de uma determinação judicial, a involuntária é um pedido da família ou de algum outro profissional da saúde capacitado.

Como solicitar a internação compulsória de um alcoólatra?

Ela acontece através da resposta de um juiz a uma solicitação médica ou terapêutica.

Sendo assim, os familiares da pessoa podem ou não estar envolvidos no processo, pois esse pedido não depende de pedido da família.

A ordem de internação acontece de forma judicial, independente da vontade do dependente.

Esta também pode ser parte de uma medida cautelar, em casos em que ocorreram crimes por pessoas que estavam sobre o efeito do álcool ou de qualquer outra substância.

Quais outros tratamentos podem ser realizados junto a internação compulsória? 

Os tratamentos variam de acordo com cada paciente, e estes dependem da avaliação de profissionais da saúde, pois somente após isso, é possível desenvolver um projeto terapêutico que atenda a demanda do paciente.

Alguns deles incluem a desintoxicação que é a limpeza das substâncias tóxicas presentes do organismo do paciente.

Além disso, pode incluir atividades físicas e laborterapia que envolve tarefas que estimulam a pessoa a continuar em abstinência da substância e voltar-se para outras fontes de prazer.  

Os métodos de tratamentos são extremamente necessários, para a manutenção e desenvolvimento de um estilo de vida mais saudável.

Continue a leitura e conheça alguns tipos de tratamentos!

Psicoterapia

A psicoterapia é uma fonte de suporte e apoio emocional muito utilizada no tratamento e identificação de comportamentos, atitudes e ações que prejudicam o processo de recuperação.

Através dela o paciente tem a possibilidade de compreender melhor quais as mudanças que precisa fazer em seu estilo de vida, para manter-se longe do álcool.

Além de desenvolver novas habilidades e proporcionar a busca de soluções para o enfrentamento e superação dos problemas relacionados ao álcool.

Medicamentos

Existem alguns medicamentos que fazem com que a pessoa pare de ingerir bebidas alcoólicas. 

Porém, deve-se lembrar que só devem ser manuseados sob uma avaliação e prescrição médica.

A sua utilização indevida pode ser fatal, sendo assim, devem ser usados de modo controlado e de acordo com orientação médica.

Os medicamentos podem ser usados para o tratamento de possíveis doenças ou sintomas que a pessoa esteja sentindo, sejam eles associados ao uso do álcool ou não.

Grupos de apoio

Os grupos de apoio são parte essencial no processo de recuperação da dependência do álcool.

O A.A (Alcoólicos Anônimos) são um grupo de ajuda mútua que trabalham com os 12 passos, auxiliando pessoas dependentes de álcool a manter-se em abstinência.

Nesse grupo acontece a partilha de experiências desagradáveis causadas pelo uso de bebidas alcoólicas, nele a pessoa consegue encontrar incentivo para se manter afastado do álcool.

O grupo auxilia na manutenção da sobriedade e fortalecimento da parte espiritual da pessoa que também é um processo essencial na recuperação.

Qual a importância da internação do alcoólatra em uma clínica de reabilitação? 

A internação em uma clínica de reabilitação é a melhor opção, e uma das mais eficazes, pois esse ambiente possibilita o tratamento integral do paciente.

Uma clínica de reabilitação fornece todos os aparatos necessários para a recuperação do paciente, pois sabe-se que a dependência alcoólica é um problema bastante complexo.

Por conta disso, necessita ser tratada de modo integral, com uma equipe multidisciplinar, ou seja, que trabalhe o paciente em todas as áreas da sua vida.

A Clínica Hospitalar do Grupo Recanto possui todos esses benefícios além de uma ótima infraestrutura e tratamento humanizado e individualizado, pois sabemos que cada paciente possui as suas especificidades.

Portanto, é parte essencial do processo de recuperação, pois permite que a pessoa desenvolva e construa uma nova forma de viver, longe do consumo excessivo do álcool.

Quanto custa o tratamento de internação compulsória para um alcoólatra? 

Não existe um preço pré-estabelecido para internar um alcoólatra, pois os valores variam de uma clínica para outra e dependem de diferentes fatores.

Os valores podem depender por exemplo dos métodos de tratamentos ofertados, da duração do tratamento e dos serviços oferecidos.

Porém, mais do que o valor, importante lembrar que a saúde e a vida de alguém que está vivenciando o problema da dependência corre risco a cada dia e um tratamento pode representar a chave da mudança.

Durante a internação compulsória o alcoólatra pode receber visitas? 

Não existe nenhuma proibição que impeça que o interno possa receber visitas de familiares.

A Clínica do Grupo Recanto por exemplo incentiva a proximidade dos familiares, pois sabemos que representa parte essencial do processo de recuperação.

O que pode acontecer, é que podem existir algumas situações específicas em que o paciente por ordem médica não se encontra em um momento favorável para receber visitas, ou que esse contato possa prejudicar o processo de recuperação do paciente.

Quanto tempo dura o tratamento de internação compulsória de alcoólatras?

Na verdade, este tempo depende do estado em que o paciente se encontra, como por exemplo do seu grau de dependência ou prejuízos gerados pelo consumo excessivo da substância, assim como a resposta do paciente ao tratamento.

A Clínica do Grupo Recanto possui um tratamento de 180 dias, ou seja, seis meses, pois acreditamos que esse tempo se faz necessário para que o paciente receba um tratamento completo e eficaz, com o objetivo de solucionar os seus problemas e prepará-lo para um novo modo de viver longe das armadilhas do álcool ou drogas.

Mas o tempo em si de uma internação compulsória é determinado pelo juiz mediante a análise do laudo médico, podendo ser apenas interrompido, pela elaboração de um novo laudo e nova ordem judicial.

Onde encontrar uma clínica de internação compulsória para alcoólatras?

Logo de início se faz necessário uma boa pesquisa a respeito da dependência do álcool, para que você possa conhecer os prejuízos que envolvem esse problema e assim partir para a busca de uma boa Clínica.

Pois, acredito ser essencial essa procura por informações, aqui em nosso blog você pode encontrar perguntas e respostas a respeito de diversas questões de que tenha dúvida, acredito que o conhecimento é uma chave essencial.

Já ciente da importância do tratamento de um alcoólatra em uma Clínica de internação, não é aconselhável escolher qualquer uma, pois, se faz preciso tomar essa decisão de acordo com a qualidade e experiência que ela possui no mercado no ramo da dependência química e saúde mental.

Como se trata de salvar vidas, escolher errado pode acabar prejudicando ainda mais do que ajudar.

A Clínica do Grupo Recanto possui experiência no ramo da dependência química e saúde mental a doze anos, sempre prezando pelo bem-estar tanto dos pacientes quanto de seus familiares.

Nosso tratamento é construído com base em uma abordagem biopsicossocial, reabilitando o interno em todas as áreas da sua vida que foram prejudicadas pelo problema do álcool.

Possuímos uma metodologia moderna com base nos mais novos modelos científicos, tratando o paciente de forma humanizada e individualizada, com uma equipe multidisciplinar com profissionais das mais diferentes áreas da saúde.

Portanto, se você se encontra enfrentando problemas com o álcool ou conhece alguém que precisa de ajuda, pode entrar em contato conosco, estamos sempre dispostos a te ajudar.

Conclusão

Este ainda é um assunto bastante polêmico, mas que é extremamente necessário de ser discutido.

Sei como é difícil ter um ente querido internado, mas esta muitas vezes representa a melhor solução, para que a pessoa possa ter a oportunidade de construir um novo caminho longe dos prejuízos provocados pela dependência do álcool.

Vale lembrar que a dependência do álcool não tem cura, mas que existe sim uma solução, e que o tratamento é a forma mais eficaz.

Se faz muito importante que o dependente tenha um tratamento especializado o quanto antes, para que as chances de vencer esse obstáculo seja ainda maior.

Gostou do conteúdo? Continue ligado em nosso blog e acompanhe as demais publicações.

Nós ligamos para você